Especialização em Design de Produto na Era Digital

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 13 de 13
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Metodologia design thinking aplicada a projetos de comunicação em publicidade online
    (2019) Silvério, Bruno Bandeira
    This article identifies and analyzes the characteristics and potentialities of the use of the Design Thinking method applied in communication projects and advertising campaigns directed to internet, verifying the advantages of the method and its peculiarities related to the creation and development of the projects considering the workflow and routines commonly used in small and medium-sized advertising agencies, indicating adjustments in the steps for a better understanding and involvement of project team members, in order to verify how the method can be useful, adaptable and efficient in the design and organization of creative communication projects in social media and advertising online.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Transformação digital: como as empresas terão que se adaptar?
    (2019) Krause, Germano Alexander
    Esse artigo trata-se das transformações digitais pelas quais grandes empresas estão passando em especial as companhias brasileiras. Não estamos falando apenas de trabalho ou da mera disponibilização de produtos e serviços em canais digitais, vai muito além. Temos também comportamento e estilo de vida. Entender, sobreviver e se adaptar a essa nova realidade foi minha maior motivação sobre o assunto, dessa forma tenho como objetivo investigar a relevância da transformação digital à luz das empresas brasileiras atuais, em especial as tradicionais, bem como sua influência no modo de consumo atual. Para tanto, serão examinados estudos sobre o assunto bem como a opinião de especialistas da área através de pesquisa teórica pura. Em seguida, haverá a elaboração de uma síntese apoiada nos resultados de alguns estudos selecionados, considerando: transformação digital nas empresas, novas competências profissionais (mindset) e novo perfil do consumidor.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Tecnologias vestíveis e a influência no desempenho de atletas
    (2019) Lange, Josué
    O presente artigo de pesquisa aborda o conceito de tecnologias vestíveis, ou utilizando o termo original do inglês, wearables, que consistem em dispositivos ou equipamentos que as pessoas utilizam junto ao corpo, podendo ser roupas ou acessórios, como por exemplo pulseiras e relógios que possuem funções tecnológicas de monitoramento e acompanhamento corporal e uma série de informações extras acopladas aos dispositivos e disponíveis por meio de aplicativos e sensores dos aparelhos. Neste contexto este artigo buscou pesquisar se a utilização desses equipamentos influenciam de alguma forma a prática de exercícios e atividades físicas para atletas profissionais e amadores com sua utilização, para acompanhamento de seu ritmo cardíaco, passos, distâncias percorridas e tempo de prática do exercício ou atividade. E ainda se os dispositivos auxiliam em ganho de rendimento ou incentivam a busca por melhores resultados pessoais ou em competições dos atletas participantes da pesquisa.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Conversão em páginas na internet: formas de avaliação e aprimoramento
    (2018) Santos, Ronaldo Scotti dos
    O trabalho a seguir evidencia um estudo que segue a linha de pesquisa caracterizada como desenvolvimento. Neste estudo, foi aplicada a pesquisa buscando entender e discutir as importâncias da aplicação correta de usabilidade em produtos digitais (principalmente web), para sanar ou amenizar dificuldades que empresas que vendem pela internet estejam tendo para atingir os objetivos estipulados, levando em consideração o objetivo que a empresa tem com a criação de uma página na internet para aquele determinado produto. Para alcançar tais metas foram realizadas pesquisas bibliográficas em livros, artigos acadêmicos, uma pesquisa online aplicada com pessoas que possuem sites na internet e um estudo de caso. Com base nos dados bibliográficos e fazendo uso das ferramentas de desenvolvimento citadas dentro deste trabalho, foi possível entender melhor como amenizar o problema que guia este estudo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Indústria 4.0: IoT, big data e produtos digitais
    (2018) Baccarin, Artur Benzi
    A indústria sempre esteve na vanguarda do desenvolvimento tecnológico visando produções mais eficientes com um melhor aproveitamento de recursos. A Indústria 4.0 surgiu pensando nessa otimização industrial com um conjunto de novas tecnologias que unem o mundo físico ao digital. A Internet das Coisas é uma dessas tecnologias onde máquinas e equipamentos são dotados de sensores para a interligação direta entre si via rede. Devido a essas novas “coisas” transferindo dados, surgiu o termo Big Data que conceitua esse grande volume de informações geradas em tempo real. Atualmente tudo que pode ser digital, será digital, pois por meio da digitalização das coisas, abrem-se novas oportunidades para produtos inovadores ou atualização dos existentes. Estas tecnologias fizeram com que a manufatura se conectasse entre toda sua cadeia de valor, desenvolvendo produtos inteligentes, transformando fábricas tradicionais em Smart Factories, resultado do movimento Indústria 4.0, o qual é considerado a Quarta Revolução Industrial.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Produtos digitais (infoprodutos): definição, processos criativos, mercado
    (2018) Machado, Carlos Henrique
    Os constantes avanços tecnológicos nos permitiram vislumbrar novas perspectivas de inovação em praticamente todas as áreas do conhecimento humano. Com o desenvolvimento exponencial da tecnologia computacional e a contínua ascensão da internet, atualizamos um mundo antes completamente analógico e mecânico, para um mundo digital e virtual, dos softwares e aplicativos, permitindo assim que produtos, serviços e informações fossem acessados e adquiridos através de dispositivos conectados à internet. Neste mundo digital, surgiram os produtos digitais, também conhecidos como infoprodutos, que oferecem recursos, serviços e conteúdos que podem ser adquiridos a preços atrativos e até mesmo de maneira gratuita, bastando para isso um simples download. Mas o que são os infoprodutos? Este trabalho aborda o tema e apresenta uma definição clara para os produtos digitais bem como técnicas criativas utilizadas durante seu desenvolvimento e o que podemos esperar deste mercado.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    O impacto da internet das coisas no design de ambientes comerciais: estudo de caso da loja Omniera
    (2018) Santos, Danubio Fontoura dos
    O varejo utiliza a ambientação dos espaços comerciais para comunicar-se com seus consumidores. O design de lojas e merchandising tem o poder de criar essa “linguagem das lojas”, por meio de elementos perceptíveis e imperceptíveis que compõem o espaço. Tais elementos influenciam o comportamento de compra do consumidor provocando estímulos e sensações baseados na comunicação dos sentidos. A inter-relação do consumidor com o ambiente comercial está diretamente relacionada aos estímulos e sensações perceptíveis no espaço. A aplicabilidade da Internet das Coisas no varejo está promovendo uma revolução nesse segmento, no que diz respeito à forma de abordagem do consumidor e ambientação desses espaços. Através da integração de tecnologias, melhorias significativas estão sendo percebidas tanto na performance das lojas como também nas áreas de logística, manutenção preditiva, gestão de estoque, marketing, entre outros. Ambientes interativos e tecnológicos são resultados da integração de canais online às lojas físicas. Em estudo de caso da Loja OMNIERA, considerada a loja do futuro, observaremos esse espaço de conceitos e tendências tecnológicas direcionadas ao varejo. Analisaremos o impacto que as tecnologias integradas à Iot causarão na ambientação dos espaços comerciais, em termos de abordagem do consumidor e percepção espacial. Perceber essas transformações e adaptar-se a elas tem sido o grande desafio desse segmento, e essa análise é o tema central deste trabalho.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Aplicação do design thinking na construção de um modelo de negócios para conectar cooperativas de crédito e fintechs
    (2018) Dias, Antonio Carlos Lacerda
    O cenário do setor bancário mundial está sendo modificado por novos entrantes com a proposta de um modelo de negócio mais robusto, enxuto, detentores de tecnologias de ponta, especializados e centrados na experiência do cliente. Os Bancos Cooperativos são possuidores de uma estrutura complexa, regido por regulamentações e com soluções de produtos focadas na otimização do seu processo. As Fintechs são empresas robustas e ágeis, não regulamentadas pelos órgãos competentes, que são focadas na entrega de serviços financeiros com alto valor agregado ao cliente. Diante deste contraste de oferta de produtos e serviços financeiros, os Bancos Cooperativos estão procurando soluções que possam acelerar seu negócio e trazer uma experiência diferenciada ao cliente.
  • Estudo de Caso Acesso embargado
    Narrativas visuais na criação de valores simbólicos de uma marca: estudo de caso - sandálias Estrelante
    (2018) Rothberg, Luciana
    Essa pesquisa tem como proposta a análise do potencial criativo do storytelling, através do desenvolvimento de narrativas visuais, para a construção de trocas afetivas, engajamento emocional e fortalecimento de uma marca (branding). Para aprofundar de forma prática o tema, a pesquisa propõe o estudo da marca Estrelante, em seus aspectos comunicacionais relacionados à identidade visual e seus elementos intangíveis, tanto na criação do seu produto principal, sandálias estampadas com temas simbólicos, quanto na sua divulgação em posts nas redes sociais. O trabalho utiliza os métodos de pesquisa qualitativa e subjetiva, acompanhando e registrando interações sobre como uma narrativa alinhada à identidade visual de uma marca pode atrair e envolver o seu público alvo em um relacionamento sintonizado com valores afins.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Design Thinking para a formação de autores na educação a distância
    (2018) Andrade, Andréa de Oliveira
    Devido à explosão do acesso à informação com a internet, torna-se importante a reflexão sobre a construção de materiais didáticos na Educação a Distância (EaD). Através de uma metodologia ativa, esse processo pode favorecer o crescimento da interação entre o autor-leitor. Muitos conteudistas utilizam como recurso para seus projetos pedagógicos, buscadores de conteúdos viabilizados pela internet, levando-os a diversas fontes, podendo ser confiável ou não. É importante frisar que, na EaD o material didático, também conhecido como instrucional, organiza a dinâmica de todo o processo de ensino-aprendizagem. Os profissionais que pretendem atuar nessa modalidade precisam construir materiais mais dinâmicos e reflexivos, pois estamos em uma era totalmente conectada e informada. Essa construção pode ser feita com o apoio do Design Thinking, metodologia ativa que aborda a inovação e criatividade centrada no trabalho colaborativo, no usuário e na resolução de problemas. Este artigo descreve o quão pode ser eficiente utilizar a metodologia do Design Thinking na Formação de Autores para Educação a Distância (EaD).
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Simulação de atividades práticas por meio de laboratórios virtuais
    (2018) Mesquita, Noemia Souza
    O presente artigo aborda o conceito de laboratórios virtuais para práticas e simulação de atividades, onde a aprendizagem é mediada por meio de tecnologias em um ambiente controlado para o desenvolvimento de práticas experimentais que auxiliam o meio pedagógico a transmitir conhecimentos variados. Neste contexto será explorado o tema da realidade virtual, onde há simulação de um ambiente educacional, empresarial e profissional para a imersão do usuário. Um laboratório de aprendizagem tem como objetivo principal complementar a construção do conhecimento do estudante, por meio do reconhecimento explícito dos processos envolvidos na atividade de ensino. O artigo visa ainda situar como uma prática laboratorial de experimentação pode ser simulada/construída por meio de tecnologias atuais para auxiliar alunos/usuários a testarem seus conhecimentos e auxiliarem os processos de ensino-aprendizagem.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância de aspectos comportamentais como influenciadores da inovação
    (2018) Macedo, Douglas Ribeiro
    The ways of managing an organization are constantly changing; nowadays, it is essential to create products or services with value. Innovation brings with it the need for an individual-oriented culture, understand them and understand the necessary aspects for competitive success and each individual's growth is of great importance. Thus, the objective of this article is to identify, from the literature, the individual aspects influencing innovation, their motivations and impacts in the innovative process. Also, a brief analysis of the Global Innovation Index 2017 is carried out, comparing individual indicators and their importance to economies. As a result, it was concluded that innovation is directly linked to the people who make up its environment; having as main points of impact the creativity, the leadership role and the organizational culture. The identification of these aspects and how to motivate them is of vital importance for the search of ideas of value and success in the competitive market.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O estudo do design responsivo para interfaces de dispositivos móveis: o redesign do site Royal Plaza Shopping
    (2018) Maciel, Gisiele Severo
    Este artigo apresenta orientações para o desenvolvimento de aplicações web com design responsivo, a fim de destacar a importância da aplicabilidade deste conceito na construção de sites, e tornar a interface de um sistema adaptável a qualquer tamanho de dispositivos móveis. A pesquisa baseou-se nos conceitos de design responsivo, ergonomia, usabilidade e design de interface, para nortear esta pesquisa e auxiliar a reconhecer os problemas de acesso da interface não responsiva do site Royal Plaza Shopping, quando acessado pelo smartphone. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário aos usuários do site e, por meio dos resultados somado ao estudo teórico, apresentou-se uma nova proposta de melhorias, por meio de um redesign da interface quando visualizada pelo smartphone.