Especialização em Design de Produto na Era Digital
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Especialização em Design de Produto na Era Digital por Assunto "Indústria 4.0"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso aberto Indústria 4.0: IoT, big data e produtos digitais(2018) Baccarin, Artur BenziA indústria sempre esteve na vanguarda do desenvolvimento tecnológico visando produções mais eficientes com um melhor aproveitamento de recursos. A Indústria 4.0 surgiu pensando nessa otimização industrial com um conjunto de novas tecnologias que unem o mundo físico ao digital. A Internet das Coisas é uma dessas tecnologias onde máquinas e equipamentos são dotados de sensores para a interligação direta entre si via rede. Devido a essas novas “coisas” transferindo dados, surgiu o termo Big Data que conceitua esse grande volume de informações geradas em tempo real. Atualmente tudo que pode ser digital, será digital, pois por meio da digitalização das coisas, abrem-se novas oportunidades para produtos inovadores ou atualização dos existentes. Estas tecnologias fizeram com que a manufatura se conectasse entre toda sua cadeia de valor, desenvolvendo produtos inteligentes, transformando fábricas tradicionais em Smart Factories, resultado do movimento Indústria 4.0, o qual é considerado a Quarta Revolução Industrial.Artigo Científico Acesso aberto Transformação digital: como as empresas terão que se adaptar?(2019) Krause, Germano AlexanderEsse artigo trata-se das transformações digitais pelas quais grandes empresas estão passando em especial as companhias brasileiras. Não estamos falando apenas de trabalho ou da mera disponibilização de produtos e serviços em canais digitais, vai muito além. Temos também comportamento e estilo de vida. Entender, sobreviver e se adaptar a essa nova realidade foi minha maior motivação sobre o assunto, dessa forma tenho como objetivo investigar a relevância da transformação digital à luz das empresas brasileiras atuais, em especial as tradicionais, bem como sua influência no modo de consumo atual. Para tanto, serão examinados estudos sobre o assunto bem como a opinião de especialistas da área através de pesquisa teórica pura. Em seguida, haverá a elaboração de uma síntese apoiada nos resultados de alguns estudos selecionados, considerando: transformação digital nas empresas, novas competências profissionais (mindset) e novo perfil do consumidor.