Teses e Dissertações
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Teses e Dissertações por Assunto "Design"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto Ações educativas e suas relações com o design expositivo na Casa Museu Ema Klabin(2023-09) ALVES, CristianeResumo A Casa Museu Ema Klabin, antiga residência da colecionadora Ema Gordon Klabin, reúne uma coleção diversificada com objetos catalogados em diferentes tipologias, exibidos em ambientes preservados a partir de um registro de casa, conforme a proposta curatorial da instituição. Nesse contexto, a pesquisa buscou identificar o sistema expositivo que se materializa nas formas de organizar e expor dessa casa museu, orientando a construção de discursos e uma dada natureza de experiência expositiva, examinada por meio de suas ações educativas. Utilizando metodologia de base teórica, fundamentou-se em autores do campo do design e apresentou como estudo de caso a exposição Mesa (ex)posta, mostra de maior regularidade da instituição (realizada desde 2007), em sua edição de setembro a dezembro de 2016. A compreensão desse espaço museológico a partir da perspectiva da cultura material e as articulações que emergem do design expositivo demonstram a relevância desse objeto de estudo para o campo do design. As formas de organizar e expor evidenciam a não neutralidade das exposições, levando-nos a investigar como a abordagem educacional opera por meio de princípios teóricos e práticos enfeixados pela mediação cultural a fim de estimular a criação de espaços de reflexão crítica, contribuindo para a construção de contranarrativas que se manifestam a partir do design expositivo.Monografia Acesso aberto A contribuição do pensamento do design na formação do engenheiro: o espaço do Fab Lab como experiência transversal(2022) Facca, Claudia AlquezarEsta tese investiga as relações entre duas importantes áreas do conhecimento – o Design e a Engenharia – que, não se limitando a si mesmas, pelo contrário, extrapolam seus limites, se misturam e se confundem, interagem com outras áreas, em busca de respostas e soluções para o mundo atual, num contexto que muda a cada dia. O objeto desta pesquisa é o estudo referente a inserção do ensino de Design nos cursos de Engenharia, utilizando a metodologia do Design Thinking como ferramenta técnica e o Fab Lab (ou laboratório de fabricação) como espaço de compartilhamento, criação e inovação. O Design é abordado como um elemento multi, inter e (talvez) transdisciplinar de conteúdo, que pode ajudar a integrar e ultrapassar as disciplinas envolvidas, especificamente quando aplicado na prática projetual, podendo contribuir para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, enriquecer a formação do engenheiro e ser um agente relevante na inovação da educação superior. Por meio de uma pesquisa exploratória (bibliográfica e documental) foi possível criar um referencial teórico e montar um cenário contextual da educação superior atual, principalmente conectando as ideias de grandes educadores do passado e do presente – como Dewey, Montessori, Piaget, Papert e Perrenoud – às tendências educacionais atuais, relacionadas por exemplo ao ensino de STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) e STEAM (+ Arts), às estratégias ativas de aprendizagem baseadas em projetos e à educação maker. A pesquisa sobre o panorama do Design nos cursos de Engenharia no Brasil e no mundo teve uma função importante para a visualização da situação atual da educação em Engenharia. Comparar os dois cenários, nacional e internacional, foi fundamental para se perceber a lacuna existente e quantas oportunidades e espaços ainda existem para serem explorados. Com o propósito de investigar e analisar situações reais, foram realizados dois estudos de casos. O primeiro foi realizado com o objetivo de analisar e comparar a aplicação da metodologia do Design Thinking no desenvolvimento de projetos nas disciplinas de Introdução à Engenharia e Fundamentos da Engenharia, na 1ª série dos cursos de Engenharia no Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (CEUN-IMT), em São Caetano do Sul/SP, no Brasil. O segundo foi realizado durante o período do Doutorado “Sanduíche”, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), em Portugal, com o objetivo de analisar o resultado de uma experiência de aproximação entre duas turmas de mestrado integrado, uma de Engenharia Ambiental e outra de Design de Produto e Industrial. Nos dois casos, em que a integração entre o Design e a Engenharia ainda não acontecia efetivamente, foi possível perceber como foi a receptividade aos exercícios, como os resultados provenientes dos projetos evoluíram e o potencial que está embarcado nesse contexto.Dissertação Acesso aberto Design na encruzilhada: o Afrofuturismo enquanto sugestão de um design de futuro(2023-03) NUNES, Cynthia Maria RochaEste trabalho tem por objetivo realizar o cruzo entre a concepção de Afrofuturismo e o design, buscando estabelecer uma base de análise para esta aproximação, tanto para a presente pesquisa quanto para pesquisas futuras. Para tanto, partiu-se da perspectiva da descolonialidade, com o intuito de manter duas ideias antagônicas em interação. Para isso, primeiramente, foi realizado um apanhado teórico do campo do design, entendendo a disciplina enquanto limitadora e possibilitadora dos caminhos a serem seguidos. O design aparece, portanto, como uma prática amplamente difundida, popular e partícipe da capacidade de projetar dos seres humanos. Neste sentido, a Encruzilhada, lugar de pertença do orixá iorubano Exu, aparece enquanto encadeamento entre a descolonização e o design, colidindo a visão que parte de uma perspectiva religiosa, por vezes entendida como mundana, com as concepções eurocentradas. O design, portanto, estaria no território de Exu. Num segundo momento, realizou-se uma exposição do objeto de estudo, o Afrofuturismo, primeiro como antítese do Futurismo, de matriz colonial, e segundo como princípio organizativo para a elaboração de diferentes futuros aos sujeitos afrodiaspóricos, com o intuito de fazê-lo encontrar-se com o design na Encruzilhada. Na terceira parte, apresentou-se o método de análise desenvolvido para a investigação de imagens afrofuturistas, embasado na retomada da memória, tradição e modernidade e a análise de elementos gráficos, culminando num estudo de caso de Karina Duarte (Deskdearte). Desta forma, o cruzo aparece enquanto um mecanismo fulcral para atravessar a perspectiva colonial do design, permitindo que elementos antagônicos encontrem-se e formem o novo, que também é constituído do ancestral, daquilo que já existe. Conclui-se, portanto, que o Afrofuturismo é uma manifestação do cruzo, e que as representações de futuro nele contidas constituem o reverberar sobre o futuro dos que foram apagados pela história. Os artefatos afrofuturistas representam, consequentemente, um processo de humanização dos indivíduos afrodiaspóricos, que representam-se a apresentam-se ao mundo a partir de seus futuros imaginados, mas imanentes.Monografia Acesso aberto O DESIGNER COMO PESQUISADOR: uma Abordagem Metodológica da Pesquisa Aplicada ao Design de Produtos(2022) Facca, Claudia AlquezarA temática deste trabalho é fundamentalmente sobre a pesquisa e sua relação com o design. Por uma abordagem inicial teórica (definições, conceitos e abordagens) e prática (métodos e metodologias de projeto), objetiva-se colocar o designer no papel de pesquisador pelo fato de buscar informações importantes ao desenvolvimento do projeto. Por meio de uma pesquisa de campo, faz-se uma análise sobre a pesquisa aplicada no projeto de produtos (tanto acadêmica como profissionalmente) e como ela pode contribuir para a formação do conhecimento de design. Conhecimento este que pode ser adquirido pela pesquisa e pode ser aplicado na prática do design como uma possibilidade para gerar soluções criativas. Este trabalho mostra como a pesquisa participa dos projetos de produtos, qual a sua importância e como ela pode contribuir para a formação do repertório do designer, possibilitando e facilitando o desenvolvimento de ideias. Como resultado dessa reflexão, é apresentada uma nova abordagem metodológica – Portal de Valores - referente à etapa equivalente à pesquisa no desenvolvimento do projeto, onde se propõem fases e técnicas para orientar o processo de levantamento e análise de informações aplicadas ao design.