Arquitetura e Urbanismo
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Navegando Arquitetura e Urbanismo por Assunto "Autismo"
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Monografia Acesso aberto Complexo Lírio - centro de tratamento para pessoas autistas e capacitação para pais e profissionais(2023-12) VASCONCELOS, Paola de OliveiraLírio é um complexo localizado na região da zona sul de São Paulo. O objetivo é oferecer um ambiente qualificado para pessoas autistas desenvolverem suas habilidades e potencial máximo, além de possuir uma escola para pais e profissionais com a capacitação e produção científica voltado ao entendimento do TEA. Para os pais o significado acaba sendo um pouco diferente pois desde a gestação, a sociedade estabelece parâmetros de "normalidade", e quando uma criança não se encaixa nesses parâmetros, os pais normalmente se sentem frustrados e passam por um momento de “luto”, onde perdem a imagem idealizada da criança e percebem que precisarão de cuidados especiais. Cada família reage de um jeito, alguns conseguem passar por essa fase de adaptação, enquanto outros enfrentam dificuldades. O sucesso nesse processo depende do significado atribuído pela família à deficiência.Monografia Acesso aberto Inter(AGIR) Centro de Inclusão e Assistência para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista(2022-12-08) Vaz, RafaelaO presente trabalho visa desenvolver um Centro de Inclusão e Assistência através de terapias para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) utilizando como base projetual a neuroarquitetura. O autismo é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, além de padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados demandando terapias de acordo com o nível e complexidade de cada autista. Atualmente existem mais de 2 milhões de autistas no Brasil, e em contraponto, os centros que fornecem apoio e tratamentos são precários na quantidade e na falta de cuidado arquitetônico. A partir dessa carência, o Centro busca atender, através da aplicação da neuroarquitetura nos ambientes terapêuticos, todas as necessidades do autista promovendo o desenvolvimento completo. Além da precariedade dos centros terapêuticos, a falta de capacitação de profissionais implica no diagnóstico precoce tardando o desenvolvimento. Portanto, além de espaços terapêuticos, é de suma importância o fornecimento de suporte aos familiares e capacitação de profissionais em busca de diagnóstico precoce. Através de levantamentos e informações bibliográficas, é possível implantar de forma adequada a educação, os tratamentos especializados de forma adequada aos ambientes, sendo o Centro capaz de ajudar no tratamento inteiro da criança, em todos os seus níveis e dentro do mundo singular de cada uma delas, criando possibilidade de inclusão de forma humanizada.