Arquitetura e Urbanismo

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 34
  • Monografia Acesso embargado
    Do turfe à cultura popular: proposta de ressignificação de antigas construções do Parque Chácara do Jockey
    (2023-12) SIGRIST, Vitor Ramos
    Este trabalho tem por objetivo a criação de um projeto de arquitetura visando acrescentar e rejuvenescer o Parque Chácara do Jockey, habilitando-o para abrigar um centro cultural associado às atividades pré-existentes, como esporte, lazer e contato com a natureza. Após ter passado por processos de desapropriação, recuperação, tombamento, reinauguração e disputas quanto à sua concessão à iniciativa privada, ainda pairam dúvidas quanto às suas possibilidades de uso em prol da população do entorno. Para tanto, foram buscados referenciais teóricos destacando a importância do melhor reaproveitamento dos espaços públicos, com ênfase nas atividades culturais e em como inserir novos elementos em um conjunto já “velho”, harmonizando-os. Buscou-se ainda um mapeamento da região onde o Parque está inserido, incluindo história, população, mobilidade e um retrato do próprio Parque como é atualmente e foi no passado. Por fim, foram estudadas obras de referência no que tange à materialidade, circulação, elementos, programa arquitetônico, volumetria e sistema estrutural, com objetivo de analisar a aplicabilidade destes elementos no projeto de criação de um centro cultural no Parque.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Complexo estudantil paineira
    (2023-12) MOREIRA, Anna Beatriz Silva
    O projeto do complexo estudantil paineira foi desenvolvido para atender toda a região além dos estudantes moradores, com áreas de acesso público como privado sempre pensando na acessibilidade, contendo, biblioteca, sala de música, copa, academia, salão de festa, sala de informática, bicicletário, horta, área verde e um parquinho.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro Empoderá-las - para acolhimento e capacitação profissional para as mulheres
    (2024-01) VIEIRA, Gabriela Meneghin, Gabriela Meneghin
    Atualmente a mulher ainda é submetida a situações que a colocam em posição inferior ao homem, exemplo disso é a diferença salarial, a violência que em muitos casos resultam em feminicídio. A cidade de São Paulo dispõe de alguns equipamentos que auxiliam a mulher violentada no processo de cura e independência, existem também espalhadas pelo Brasil ongs que realizam diversos trabalhos com o objetivo de apoiar e amparar mulheres em distintas situações. Com isso o objetivo deste trabalho é compreender a trajetória da mulher até os dias atuais, conhecer as conquistas ao longo dos anos e identificar os obstáculos impedem a igualdade de gênero e o empoderamento da mesma. Como resultado é proposto um centro de empoderamento para mulheres cujo propósito é trazer conhecimento em diversas áreas e capacitação para incentivar a independência financeira.
  • Monografia Acesso aberto
    Complexo Lírio - centro de tratamento para pessoas autistas e capacitação para pais e profissionais
    (2023-12) VASCONCELOS, Paola de Oliveira
    Lírio é um complexo localizado na região da zona sul de São Paulo. O objetivo é oferecer um ambiente qualificado para pessoas autistas desenvolverem suas habilidades e potencial máximo, além de possuir uma escola para pais e profissionais com a capacitação e produção científica voltado ao entendimento do TEA. Para os pais o significado acaba sendo um pouco diferente pois desde a gestação, a sociedade estabelece parâmetros de "normalidade", e quando uma criança não se encaixa nesses parâmetros, os pais normalmente se sentem frustrados e passam por um momento de “luto”, onde perdem a imagem idealizada da criança e percebem que precisarão de cuidados especiais. Cada família reage de um jeito, alguns conseguem passar por essa fase de adaptação, enquanto outros enfrentam dificuldades. O sucesso nesse processo depende do significado atribuído pela família à deficiência.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro Florescer - do acolhimento ao desenvolvimento pessoal e autossustentável
    (2024-01) SILVA, Karine Manoel da
    A cidade de São Paulo tem capacidade de atendimento de 120 jovens egressos do acolhimento institucional, segundo dados apresentados pelo Censo SUAS (2022), ao serviço da República Jovem (apoio e moradia subsidiada). Em contrapartida, a capital paulistana dispõe de 1.682 crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. Portanto, para cada vaga da República Jovem, temos aproximadamente 14 menores em situação de acolhimento, evidenciando assim, tamanha disparidade entre oferta desse serviço de assistência social e a demanda apontada pelo Censo SUAS (2022). A zona oeste da cidade de São Paulo dispõe de 4 unidades da República Jovem, e assim como os serviços de acolhimento, apresenta carência no atendimento de seus habitantes. Considerando a territorialidade em que o projeto será implantado, no distrito da Vila Sônia, próximo a 3 instituições de abrigos institucionais, essa localização propicia que os jovens não sejam submetidos a grandes deslocamentos. O lote está inserido em uma área predominantemente residencial, porém, possui proximidade com instituições de ensino, comércio e serviços diversos. O acesso a implantação pode ser realizado pela via principal, Av. Professor Francisco Morato, pelo corredor de ônibus e pela linha 4 - Amarela do sistema metroviário. A unificação da República Jovem com o Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo (CEDESP), visa a disponibilização de moradia digna e subsidiada a jovens desprovidos de vínculos familiares e renda própria, mas também, a promoção de recursos socioeducativos impulsionadores ao desenvolvimento individual e comunitário desses indivíduos.
  • Monografia Acesso aberto
    Ampliação habitacional - casa amarela Quilombo Afroguarany
    (2023-12) SILVA, Thiago Augusto Matos
    Atualmente existem entre 5 à 10 Centros Habitacionais de acolhimento no centro de São Paulo que comportem um número razoável de público LGBTQIA+¹ em situação de desamparo. Seguindo isso, o projeto Higienopoclis surge no intuito de trazer um ambiente amplo, acolhedor e historiográfico para um recorte que por muitas vezes, é apagado entre as massas na grande metrópole. Restaurando e Constituindo um acréscimo a conhecida Casa Amarela Afroguarany que se encontra no centro de São Paulo. Acolhendo e acima de tudo, transcendendo.
  • Monografia Acesso aberto
    Existir é resistir: a valorização e integração entre a escola Alberto Torres e a cidade através da arquitetura
    (2023-12) PAULA, Thalita Gomes de
    Partindo da reflexão acerca da ausência de sensibilidade e acolhimento das instituições educacionais públicas de ensino médio integral, o presente trabalho consiste em estabelecer um novo diálogo entre a escola pública e a cidade, através da reabilitação da Escola Estadual Integral Alberto Torres, antigo Grupo Escolar Rural do Butantan, visando sua valorização, visibilidade e inserção na comunidade por meio dos conceitos desenvolvidos pelo educador Anísio Teixeira e a Escola Parque. O projeto desenvolvido pretende intervir na preexistência, transformando a em um espaço que vai além do seu dever educacional, um ponto de convívio entre as pessoas, visando o atendimento às demanda sociais e demais necessidades dos alunos, professores e funcionários, além de atenuar o conflito de interesses, entre a Fundação Butantan e a Escola, a fim de impedir futuras tentativas de desapropriação e realocação de equipamentos fundamentais para o funcionamento adequado da escola.
  • Monografia Acesso aberto
    Há luz no olaria: um novo olhar para a praça piscinão Olaria
    (2023-12) MOREL, Eduardo Fernandez
    Este trabalho tem como objetivo principal a criação de um equipamento comunitário na atual Praça Piscinão Olaria, localizada no Campo Limpo. Além disso, busca a requalificação da parte aberta do córrego do Olaria e das casas construídas de forma irregular nele, consequentemente atingindo os objetivos secundários de fomentação da comunidade, o comércio e segurança da região. Através de estudos materiais sobre a história da formação e expansão da cidade de São Paulo, com o intuito de entender os impactos nas regiões periféricas, foi possível notar a escassez de aparelhos comunitários nas regiões marginais de São Paulo, além da desigualdade das áreas verdes em comparação com as áreas mais ricas. Com o cruzamento de dados, referências de outros projetos inseridos na cidade a partir da participação dos moradores durante todo o processo foi possível notar o impacto positivo no entorno dos equipamentos e a maior interação dos moradores com os mesmos, proporcionando um maior senso de coletividade e segurança.
  • Monografia Acesso fechado
    Centro referência em ressocilização Pós Penal
    (2023-12) FERDERLE, João Victor Rodrigues
    Brevemente, o Trabalho Final de Graduação (TFG) desenvolvido trata-se do estudo de projeto de um Centro de Ressocialização idealizado para um público alvo marginalizado, em especial, ex-detentos, mas que também funcionasse como uma Casa do Albergado para detentos em regime aberto, e por último adolescentes ou adultos que foram internados pela Fundação Casa, tendo em mente que, essas unidades adotam métodos ineficazes e negligentes, que tampouco acrescentam algo de positivo na vida daqueles que passam por ele, e aquilo que poderia ser um local de aprendizado acaba apenas agravando a condição dos indivÍduos. O local hipotético de implantação do projeto é no bairro paulistano Vila Independência, próxima a estação Tamanduateí. A escolha se deu por ser um local central e de fácil acessibilidade, de estar em uma área industrial, oferecendo bastante oportunidades de empregos, além de estar próximo a um Centro de Detenção Provisória. Pensando nessas questões, será feita inicialmente uma contextualização do tema, situando o estado atual e histórico do sistema prisional brasileiro, com dados estatísticos que comprovem o ponto e justifiquem o tema, além de um diagnóstico local, mostrando dados do entorno e do próprio local escolhido. Por último, análises de caso de projetos semelhantes, para no fim, definir a volumetria e dar forma ao esboço, desenvolvendo assim o projeto arquitetônico.
  • Monografia Acesso aberto
    Re-habitar: arquitetura no pós desastre
    (2023-12) SOBRINHO, Matheus dos Reis
    É notável o aumento de desastres naturais como deslizamentos, inundações, terremotos, entre outros, esses eventos assolam a humanidade todos os anos, destruindo tudo por onde passam e deixando muitas famílias desabrigadas. A solução encontrada pelas entidades governamentais é a realocação dessas famílias que carecem momentaneamente de moradias para abrigos improvisados em edificações que possuem outra finalidade, como escolas, ginásios, igrejas e semelhantes. A solução é rápida, porém não é eficaz a longo prazo, devido ao desconforto e falta de privacidade que são gerados nessas situações, além de que as edificações utilizadas como abrigo temporário precisarão, em algum momento, retornar às suas atividades padrões.
  • Monografia Acesso aberto
    IABEF - Instituto Automobilístico Brasileiro Emerson Fittipaldi
    (2023-07-12) Felipe Dias, Felipe
    Projeto Instituto Automobilístico Brasileiro Emerson Fittipaldi Projeto dedicado ao esforço de Emerson em implantar de fato uma instituição de ensino voltada para o meio automobilístico permitindo assim formação de jovens pilotos e entusiastas pelo o esporte.
  • Monografia Acesso fechado
    Parque Jardim Panorama: Espaço de conexão e identidade para uma jovem cidade
    (2023-06-19) Silva, Kelly Queiroz Carvalho
    O projeto do Parque Jardim Panorama, em Taboão da Serra, começou como o projeto de um Centro de Educação Unificada (CEU) adaptado para as necessidades da cidade jovem e populosa, que tem atrelado à sua história as escolas construídas em colaboração com os moradores. O município não tem instituições suficientes que atendam à demanda de alunos na primeira infância. Segundo a lista de espera disponibilizada pelo portal Educa Taboão, em 2022, mais de 700 crianças aguardavam vagas de berçário, maternal, jardim I e II. A proposta de um CEU, tendo como referência o projeto do Território CEU, também atenderia a necessidade de equipamentos de lazer e cultura na região proposta, que é distante das regiões centrais e mais desenvolvidas da cidade. Porém, durante o desenvolvimento dos estudos e análise do local escolhido, associado ao estudo do conceito de escola Parque de Anísio Teixeira e das Bibliotecas Parques de Medellín, o projeto foi alterado. Considerando a topografia do local, a nascente e o córrego existente e compreendendo com profundidade as necessidades da população, o programa cultural, esportivo e o centro educacional do CEU foram desmembrados em equipamentos independentes, que se tornaram parte do Parque Jardim Panorama. O desenvolvimento deste trabalho foi feito sob análise de artigos relacionados a espaços públicos, ao conceito, implementação e prática do Centro de Educação Unificado e pesquisa sobre os projetos de Escolas Parques e Bibliotecas Parques. Em conjunto, a leitura sobre os projetos escolhidos para estudos de casos e para referência basearam o desenvolvimento do estudo preliminar, respeitando a legislação implementada, o contexto local e as diretrizes do projeto.
  • Monografia Acesso fechado
    Complexo esportivo e cultural no Jaguaré: A (re)integração de espaços e pessoas através da arquitetura
    (2023-06-12) Silva, Júlia
    Devido ao alto nível de concentração construtiva e à característica de Metrópole, grande parte dos edifícios de importância histórica da cidade de São Paulo são subutilizados ou até mesmo não utilizados. Especificamente no distrito do Jaguaré, região de origem industrial, existem diversos terrenos que não exercem função social em consequência da subutilização, tornando o espaço inacessível para a população. Por isso, o projeto busca desenvolver a criação de novas centralidades e constituir um novo uso aos galpões industriais da Cooperativa Agrícola de Cotia, área de intervenção e objeto de estudo, localizada no distrito de Jaguaré, para que dessa maneira, a população se reconecte ao espaço através da cultura, esporte e lazer. Além disso, este trabalho visa a reintegração e recuperação da relação do espaço com o seu entorno, com o objetivo de realizar um processo de retomada do acesso e conexão entre a população e o bairro, gerando, assim, um sentimento de pertencimento.
  • Monografia Acesso aberto
    Conjunto do Amanhã: ocupação socioecológica e reintegração ambiental urbana
    (2023-06) Lima, Renata da Silva
    Através da apreensão histórico-social das alterações na produção de moradia no Brasil ao longo dos séculos é possível vislumbrar alguns pontos cruciais para a assimilação de como se deu a conjuntura das primeiras décadas do século XIX. De acordo com a mais recente publicação da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio Contínua (PNAD-IBGE) com dados compreendidos entre 2012 e 2019, mais de 15% da população brasileira não tem abastecimento de água tratada e 34,2% não tem acesso à coleta de esgoto. Ademais, a coleta de informações do último Censo realizado (2010) apontava mais de 47% das moradias como inadequadas para a habitabilidade. Em meio a crises climáticas, catástrofes ambientais, pandemias e guerras, o Brasil se encontra novamente, em 2022, no ranking da fome da ONU, demonstrando mais uma vez a necessidade de aproximar o consumidor final de suas necessidades básicas. Utilizando materiais e sistemas infraestruturais verdes, o Conjunto do Amanhã é um conjunto misto de interesse social, desenvolvido com base nos princípios permaculturais de interação e gestão dos elementos naturais, tendo como seus principais objetivos o bem estar e conforto do usuário, as relações interpessoais, a eficiência energética e o manejo adequado dos elementos naturais em meio urbano.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos
    (2023-06-12) Labat, Selma
    O objetivo deste trabalho é propor o projeto arquitetônico de uma nova unidade do Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos da Prefeitura Municipal de São Paulo, complementando a unidade original localizada dentro do DVZ (Divisão de Vigilância de Zoonoses, Um lugar marcado historicamente pelo extermínio cruel de animais de rua capturados pela carrocinha, que aconteceram desde os anos 70 até 2008, configurando-se como um lugar de memórias traumáticas. A partir daí, a instituição passou a ter função de doação dos animais classificados como de não interesse sanitário e em 2016 foi inaugurado o CMACG dentro do complexo do DVZ, antigo CCZ, na zona norte da cidade, com acesso e estacionamento difíceis. A 2a. unidade do centro de adoção é mais que urgente, desde que está prevista em lei. A proposta de um lugar associado ao lazer e com grande visibilidade busca antagonizar o espectro negativo que ainda possa existir sobre o tema, e ajudar a prefeitura a dar um importante passo na maneira de tratar o abandono de milhares de animais. Foi realizado o estudo de caso da própria unidade do CMACG, com a análise de plantas e visitas ao local. Assim, foram definidas as necessidades, qualidades e inadequações, para que, juntamente com o estudo de outros centros de adoção pelo mundo, e a arquitetura do Edifício Corujas, pudessem resultar no projeto de um edifício de 4 andares com aproximadamente 1700m² de área construída e diversas áreas para o lazer animal e a interação com os humanos visitantes. O território para a implantação do projeto foi definido a partir da disponibilidade de terrenos próximos a parques ou shopping centers e o lote estreito de 1020 m² ao lado do Parque Augusta foi escolhido também pelas características culturais e econômico-sociais do local. O novo CMACG tem relação visual direta com os frequentadores do bairro através da fachada interativa que contém uma vitrine de gatos.
  • Monografia Acesso aberto
    Escola construtivista: uma escola de educação infantil com base na metodologia de Jean Piaget
    (2023-06-19) Belchior, Giovanna
    O presente trabalho tem como objetivo a construção de uma escola construtivista de educação infantil baseada nas ideologias de Jean Piajet, com o intuito de melhorar a qualidade da educação proporcionando um ambiente interativo e acolhedor para bebês e crianças no período compreendido como primeira infância. Neste método de ensino a interação com o meio é fundamental para o processo de aprendizagem mantendo o aluno como foco principal. Para isso desenvolveu-se referências teóricas, análises de território para a escolha da área de intervenção e referências projetuais que embasaram o resultado projetual final.
  • Monografia Acesso aberto
    Viva cosmópolis um projeto de habitação de interesse social.
    (2023-06-19) EGIDIO, Camila Stephanie
    O presente trabalho apresenta a necessidade de projetos de habitação de interesse social contemplando o panorama histórico brasileiro, o surgimento de habitações de interesse social no país assim como as características e políticas habitacionais no Brasil. De forma prática apresenta e analisa a cidade de Cosmópolis, localizada na região metropolitana de Campinas, SP. A partir destes, o trabalho aprofunda-se na identificação das melhores oportunidades para edificações e moradias. Considerando a necessidade de suprir o déficit habitacional do país, apresentando projetos bem-sucedidos que obtiveram eficácia em suas propostas, visando aumentar o interesse dos mesmos em construções para as classes de menor renda na cidade de Cosmópolis. Como solução para uma maior variedade em opções de locais, plantas tipo e acessibilidade, a proposta conta com terrenos menores e assim contemplando menos famílias por unidade e propondo mais opções de propostas pela malha urbana.
  • Monografia Acesso aberto
    CNDI - Clínica de Neurodesenvolvimento Infantil
    (2022) Sivelle, Thais
    Diante de tantos problemas apresentados no dia a dia da sociedade, a precariedade na saúde pública e assistência a tratamentos especializados infantis, tem sido negligenciado, por ser uma das demandas que mais necessitam de investimentos. A partir do diagnóstico surge a proposta de desenvolver uma Clínica de neurodesenvolvimento infantil, aplicando conceitos da neuroarquitetura e design biofílico, localizado na região da Lapa, planejando atender crianças de 0 a 18 anos, demandando acompanhamento clínico tanto para crianças com déficit intelectual ou neuro, quanto para crianças que sofrem das principais transtornos que atingem seu desenvolvimento intelectual e cognitivo, são elas: TDAH (transtorno de déficit de atenção), TEA (transtorno do espectro autista), distúrbio de aprendizagem (dislexia), deficiência intelectual e síndrome de Rett. Dessa maneira com atendimento especializado junto a diversos profissionais da área da saúde amenizando desta forma os impactos causados pela deficiência, despertando a independência e qualidade de vida dos pacientes e seus familiares.
  • Monografia Acesso aberto
    Fora da linha - centro artistico para crianças e adolescentes do bairro Jd. Paulistano
    (2022-12-20) santos, Lais
    O desenvolvimento infantil, de forma plena, necessita de estímulos diversos e a arte é uma ótima ferramenta multidisciplinar que garante o aprendizado de forma lúdica como, por exemplo, no estudo da música que envolve matemática, línguas, desenho e coordenação motora, ela proporciona à criança um novo universo e uma forma mais lúdica de enfrentar o mundo de acordo com a Psicóloga e arteterapeuta Juliana de Sylos Lima¹. No entanto, essa, infelizmente, não é a realidade de todas as crianças e adolescentes do nosso país, há uma clara discrepância entre áreas centrais mais favorecidas que têm seu ensino completo, com inúmeras atividades e estruturas robustas enquanto bairros periféricos, geralmente, não possuem o básico como portas em banheiros, ou merenda no prato. Como é o exemplo da Brasilândia, onde a estrutura pública não é suficiente para suprir a demanda do bairro, as crianças e adolescentes não encontram muitas opções de lazer, além de inadequadas e pouco existentes não possuem manutenção trazendo insegurança para os usuários segundo depoimentos de moradores. Entretanto, nesse erro recorrentemente negligenciado, este trabalho se apoiará em recursos pedagógicos, artísticos e da psicologia comportamental, a fim de subsidiar os meios necessários para arquitetar o projeto. Em suma, o espaço Fora da Linha tem como objetivo primordial proporcionar um ecossistema completo de aprendizagem a partir da Arte em seu panorama geral. Que desenvolva suas relações interpessoais, criativas e políticas sem restrições que possam bloquear seu desenvolvimento, dando a chance de tirá-los das ruas, proporcionando, assim, novos horizontes que possibilitem a busca pelo seu próprio futuro.
  • Monografia Acesso aberto
    PensArte - Centro de Atendimento Psicológico voltado aos cuidados com Arteterapia
    (2022-12-20) Freitas, Mariana
    Esse trabalho final de graduação tem como objetivo a implementação de um Centro de Estudos Psicológicos e Psiquiátricos, voltado aos cuidados através da arteterapia, com intenção de reduzir a escassez à serviços da saúde mental e instituições culturais. Segundo análises históricas, urbanísticas e sociais, foram estabelecidos materiais teóricos para justificar a implementação de tal projeto. Ao decorrer da monografia, as necessidades da população, apoiadas em fatores histórico-sociais e socioeconômicos, serão descritas. A área de interesse se localiza no distrito de Rio Pequeno, Zona Oeste do município de São Paulo. Os indicadores de acesso à serviços de qualidade, como saúde, arte e cultura são os mais baixos do município. Estes serão destrinchados ao longo dessa monografia, sendo caracterizados pela interdisciplinaridade que compõe o tema.