Psicologia
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Navegando Psicologia por Assunto "autismo"
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Plano de Negócios Acesso aberto A importância do diagnóstico precoce do Transtorno do Espectro Autista em crianças e os impactos no processo de aprendizagem.(2021-12-10) Veloso, Gabriel; Jardim, LorenaO documento fala sobre quais sãos as causas de diagnostico tardio em crianças com autismo e explica quais são as vantagens de se realizar um diagnostico precoce.Artigo Científico Acesso aberto A importância do manejo especializado dos profissionais da educação em crianças com o diagnóstico do transtorno do espectro autista(2022-11-30) Bahia Vecchio, Arthur Bahia; Bomfim, Mariana Moreira Soares; Gomes, Rachel Barros; Oliveira, Thayná ReisO transtorno do espectro autista é uma psicopatologia, uma alteração do neurodesenvolvimento da linguagem e das habilidades cognitivas que acometem prejuízos na comunicação e na interação social. De acordo com Manual Diagnostico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), na sua quinta versão, destrincha os níveis de funcionalidade e dependência social do autista em suas atividades de vida diária. O nível 1, o autista exige uma menor necessidade de apoio no dia a dia e pode apresentar prejuízos na comunicação social. O nível 2 é popularmente conhecido como autismo moderado, nesse nível a pessoa acometida precisa de um pouco mais de apoio em sua rotina e pode apresentar prejuízos sociais mesmo na presença de apoio. E o nível 3, a pessoa acometida exige muito apoio e apresenta prejuízos graves nos campos sociais e de comunicações verbais e não verbais. Este transtorno apresenta uma complexidade genética, diferentes manifestações clínicas e possíveis enfermidades associadas, ou seja, os fatores ambientais influenciam e são influenciados pelo fator genético. Devido à singularidade dos comportamentos de cada criança com TEA, é observado desafios sociais, acadêmicos e de inclusão nas escolas de redes de ensino públicas. E também há um despreparo dos docentes ao lidarem com estes desafios por falta de um repertório acadêmico e qualificação na conduta com este público autista.Plano de Negócios Acesso aberto Intervenções terapêuticas para crianças com transtorno do espectro Autista de escolas públicas.(2021-12) Rocha, Cássio Henrique; Mota, Márcia SantosO presente Trabalho de Conclusão de Curso se baseia nas dificuldades enfrentadas por crianças de escola pública e que tenham o Transtorno Espectro Autista (TEA), durante o processo de aprendizagem e educação nos anos iniciais. Alunos diagnosticados com o Transtorno Espectro Autista apresentam certo afastamento do mundo exterior, dificuldades de socialização, presença de desejos enfáticos por objetos e coisas, inflexibilidade, agitação, alteração na fala, entre outros aspectos, que resultam em uma resistência nas relações sociais. O projeto possui como público, alunos portadores do espectro autista e, perpassa as limitações encontradas no âmbito escolar, fazendo-se necessário intervenções que possibilite a melhoria da comunicação por meio de abordagens práticas e diferenciadas. A técnica apresentadas no projeto, será a Arteterapia, que considerando a facilidade de acesso, esta intervenção propõe ao aluno uma nova forma de se expressar em sala de aula, não se reduzindo exclusivamente a linguagem verbal mas, inserindo mecanismos que possibilitem uma melhora na comunicação, estabelecendo assim melhor interação entre aluno e professor.Monografia Acesso aberto Projeto uma vida além do TEA: dinâmica familiar da criança com o Transtorno do Espectro Autista(2023-12) CORTEZÃO, Gabriela Simões Cortezão; FERREIRA, Pillar Emilia; NOLASCO, Jessica De Souza Nolasco; PESSOA, Rafaela CézarObserva-se que a família se encontra diante do desafio de ajustar seus planos e expectativas quanto ao futuro da criança, às limitações do autismo, além de adaptar-se à intensa dedicação às necessidades específicas do filho. Nesse sentido, é de suma importância buscar formas de dar suporte e apoio a esses familiares, visto que muitos não conseguem assimilar e/ou se adaptar à nova realidade. Nesse contexto, propõe-se desenvolver novas metodologias de enfrentamento às consequências trazidas pelo diagnóstico TEA. Usar técnicas como rodas de conversas, que têm como finalidade promover a reflexão sobre temas diversos do autismo, podem ajudar os pais a ressignificar suas vidas.Artigo Científico Acesso aberto Transtorno do Espectro Autista de nível um em adultos(2024-06) SILVA, Ana Júlia Araújo; PEREIRA, Arthur Ramos; LOPES, Francielly Aparecida de Jesus; AMARAL, Leonardo TorresO artigo apresenta os desafios e necessidades específicas de adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível 1 de suporte, explorando as características típicas do autismo, que externalizam-se no âmbito social e comportamental, gerando dificuldades de comunicação e socialização. Enfatiza também a importância da atuação e intervenção psicológica através de abordagens terapêuticas, como, Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), metodologias da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), e o entendimento das atribuições de estados mentais, como Teoria da Mente. Assim, fornecendo um apoio mais adequado e auxiliando essas pessoas em um melhor gerenciamento de emoções e aquisições de novas habilidades sociais.