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Plano de Negócios Acesso aberto Implementação do Plano de Desenvolvimento Individualizado (PDI) na educação infantil visando a inclusão de crianças do Espectro Autista(2021) Brito, Aline Santos; Reis, Izabela Campos; Lopes, Marina Araújo; Diniz, Mariana DanieleEsse projeto visa a capacitação de educadores da escola de ensino infantil Espaço Corre Cutia, para garantir a inclusão de crianças do Transtorno do Espectro Autista através do Plano de Desenvolvimento Individualizado (PDI).Artigo Científico Acesso aberto Projeto Era Uma Vez: um trabalho de desenvolvimento psicossocial através de oficinas literárias infantis(2021) Adri, Ingryd Lorraynne Dias; Santos, Lorena Carneiro Vieira dos; Ribeiro, Jéssica NogueiraEste projeto de intervenção foi realizado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado ao Centro Universitário de Belo Horizonte - UNIBH como requisito parcial para a aprovação do Curso de Psicologia. O projeto visa proporcionar um ambiente favorável ao desenvolvimento psicossocial de crianças de baixa renda matriculadas em escolas públicas através da literatura. Ademais, pretende-se favorecer a imaginação e a criatividade da criança, além de desenvolver nelas a capacidade de perceber conflitos e buscar soluções. As oficinas literárias podem proporcionar a essas crianças uma construção subjetiva possibilitando, dentre outros fatores, uma simbolização de seus afetos.Artigo Científico Acesso aberto "É sua vez, pode falar!": desafios dos pais na aprendizagem e na saúde mental de crianças em fase de alfabetização na pandemia.(2021-11-30) Caixeta, Amanda; Torrezani, Anna Carolina; Britto, JanainnaProposta de projeto que visa proporcionar espaços de reflexões que auxilie as famílias a identificar maneiras de administrar as múltiplas tarefas de forma saudável e, consequentemente, preservando o bem-estar psicossocial da criança durante a fase da alfabetização em período pandêmico.Artigo Científico Acesso aberto OS IMPACTOS NEGATIVOS DO HOME OFFICE NA SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: Uma Proposta de Intervenção(2021-11-30) Santiago, Bruna; Mendes, Andreza; Campideli, Lislie; Vieira, KennedyMuitas escolas optaram pela forma de trabalho remoto, possibilitando aos professores trabalhar em Home Office. No entanto, são muitas as alterações envolvidas nessa mudança de ambiente de trabalho e não são todas as pessoas que se adaptam de maneira adequada, e consequentemente são afetadas pelo sofrimento psíquico. Como em qualquer mudança, são vários os fatores que permeiam esse novo contexto, tais como: a redução das interações sociais, possível aumento da carga horária de trabalho, necessidade de reorganização da rotina e do espaço, autogestão, entre outros. Por ser ainda algo novo, pode existir certa dificuldade para se criar intervenções capazes de promover um acompanhamento e apoio ao empregado em relação às questões psicológicas. Dessa forma, o problema a ser respondido nessa pesquisa é: Como elaborar uma intervenção, a partir da psicologia, de forma a minimizar os impactos do home office na saúde mental dos professores?Plano de Negócios Acesso aberto Menores Infratores: Ampliando Perspectivas Por Meio Da Orientação Profissional - Projeto Integrar(2021-11-30) Oliveira, Berthyelle Menezes de; Gonçalves, Diego Fernandes; Nascimento, Maria Luiza do; Viganó, Valeska Gonçalves DiasÉ de conhecimento público que existe uma elevada taxa de delitos cometidos por crianças e adolescentes no território brasileiro e que o contexto social e econômico do infrator, assim como as consequências desse fato, é de grande relevância para a discussão do tema. De acordo com informação do TJMG (2020), no ano de 2019, foram enviados cerca de 6.840 casos de adolescentes que estavam envolvidos em algum tipo de ato infracional, sendo a maioria de cor preta ou parda, e tendo como renda mensal até 1 salário mínimo. A necessidade de ingresso precoce no mercado de trabalho, a falta de acesso a uma educação de qualidade, a desigualdade socioeconômica, a atratividade vinda da falsa ilusão de uma vida melhor por meio do tráfico de drogas ou roubo, são alguns aspectos que influenciam o jovem a se identificar com o ato infracional e tomar decisões que podem se tornar definitivas em sua vida. Entendendo que alguma iniciativa deve ser realizada com o intuito de solucionar ou minimizar a continuidade dos jovens em práticas ilícitas, foram criadas as medidas socioeducativas. Os programas socioeducativos possuem o objetivo de responsabilizar e educar os jovens em relação aos delitos cometidos. A atuação nas unidades de medidas socioeducativas de semiliberdade é de extrema importância para minimizar o índice de criminalidade futura, pois com foco na educação e investimento nos jovens existe a possibilidade de que eles encontrem formas alternativas à criminalidade para que possam exercer seu direito à cidadania e seguirem um rumo de vida contrário à experiência delituosa. Entretanto, existem muitos fatores que fazem com que as medidas socioeducativas não tenham um papel de reintegração social, pelo contrário, fazem com que sejam vistas como ambiente de punição e incentivo ao cometimento de atos mais graves. Em muitos casos, fora das unidades os adolescentes já vivem em ambientes familiares conflituosos e de bastante vulnerabilidade social, e não obstante, dentro das unidades é direcionado a eles a simbolização do “marginal” e a falta de humanização do indivíduo. Além das questões referentes ao estereótipo, há outros elementos que prejudicam a eficácia das medidas socioeducativas, como a falta de estrutura física adequada no local onde cumprem as penas, os riscos à vida em que são expostos diante da insalubridade, assim como os conflitos com outros adolescentes. Diante disso, é perceptível a urgência em relação à necessidade de reavaliar a forma de aplicação das medidas legais e gerar novas parcerias de inclusão de projetos sociais no sistema judiciário para que assim seja possível a realização futura de uma efetiva reintegração dos adolescentes autores de atos infracionais.Plano de Negócios Acesso aberto Intervenções terapêuticas para crianças com transtorno do espectro Autista de escolas públicas.(2021-12) Rocha, Cássio Henrique; Mota, Márcia SantosO presente Trabalho de Conclusão de Curso se baseia nas dificuldades enfrentadas por crianças de escola pública e que tenham o Transtorno Espectro Autista (TEA), durante o processo de aprendizagem e educação nos anos iniciais. Alunos diagnosticados com o Transtorno Espectro Autista apresentam certo afastamento do mundo exterior, dificuldades de socialização, presença de desejos enfáticos por objetos e coisas, inflexibilidade, agitação, alteração na fala, entre outros aspectos, que resultam em uma resistência nas relações sociais. O projeto possui como público, alunos portadores do espectro autista e, perpassa as limitações encontradas no âmbito escolar, fazendo-se necessário intervenções que possibilite a melhoria da comunicação por meio de abordagens práticas e diferenciadas. A técnica apresentadas no projeto, será a Arteterapia, que considerando a facilidade de acesso, esta intervenção propõe ao aluno uma nova forma de se expressar em sala de aula, não se reduzindo exclusivamente a linguagem verbal mas, inserindo mecanismos que possibilitem uma melhora na comunicação, estabelecendo assim melhor interação entre aluno e professor.Monografia Acesso aberto A administração do luto em contexto de pandemia do COVID-19: a psicoterapia em grupo como forma de acolhimento [...](2021-12) ÂNGELO FILHO, Elpídio; DEMÉTRIO, Giovanna Maria de Andrade; FIGUEIREDO, Denilson RodriguesEste projeto objetiva oferecer acolhimento ao público de pessoas em luto decorrente do cenário de pandemia do Covid-19, através dos grupos de encontro. Tendo em vista a dificuldade social em abordar as temáticas morte e luto, juntamente ao crescimento repentino do número de pessoas em luto no cenário de catástrofe, pretende-se atuar de forma a oferecer a essas pessoas recursos para que administrem o sofrimento decorrente do processo de luto. A forma de acolhimento escolhida para isso é de Grupo de Encontro de Carl Rogers.Plano de Negócios Acesso aberto Vivências com mães de prematuros: projeto prematurar(2021-12-01) Rocha, Ana Carolina Reis; Lacerda, Fernanda Cristina Rezende de; Resende, Pedro Francisco CostaProjeto de intervenção com o objetivo de oferecer a modalidade de grupo de Apoio Psicológico de forma on-line para mães de bebês prematuros das maternidades públicas de Belo Horizonte, buscando minimizar os conflitos existentes no contexto de internação hospitalar em UTIN- Unidade de Terapia Intensiva.Plano de Negócios Acesso aberto O trabalho da cuidadora no serviço residencial terapêutico: alternativas para construção de um saber para além do cuidado(2021-12-02) Matos, Larissa; Ribeiro, Yanini; Silva, TatiaineSegundo a Portaria 106/2000 do Ministério da Saúde, que regulamenta o Serviço Residencial Terapêutico (SRT), todas residências terapêuticas devem contar com uma equipe de cuidadoras em regime de escala, deste modo a presença da cuidadora é constante na residência. Porém, quando contratados para o SRT não é exigida nenhuma experiência prévia. Então surgem alguns questionamentos: como são contratadas essas cuidadoras? Como elas têm acesso a essas vagas? Quais os critérios para essa seleção? Essas pessoas estão preparadas para exercer essa profissão? Apesar das cuidadoras serem contextualizadas sobre o funcionamento de uma Residência Terapêutica (RT), essas informações tornam-se incompletas no dia a dia da casa. Para lidar com pessoas que possuem um transtorno psíquico não existe uma fórmula. Será que tais profissionais saberão como agir em situações extremas ou que fogem do habitual? Como, por exemplo, em momentos de crise e desorganização do sujeito. Diante destes questionamentos, levanta-se a hipótese que esta falta de preparo acarreta algumas ações que repercutem, por muitas vezes, comportamentos manicomiais. A intervenção é com foco na saúde mental, mais especificamente no serviço substitutivo aos Hospitais Psiquiátricos, as RTs. Este projeto visa a desmistificação da loucura e construção de um conhecimento para as cuidadoras que atuam nas residências, tendo como propostas rodas de conversa com temáticas que envolvem o trabalho e manejo com os moradores.Plano de Negócios Acesso fechado Projeto de Intervenção - Transtorno Explosivo Intermitente(2021-12-02) Oliveira, Sindy; Silva, Karolina; Souza, GabriellaO presente trabalho teve como objetivo principal a elaboração de propostas de intervenção para o Transtorno Explosivo Intermitente (TEI).Plano de Negócios Acesso aberto A Comunicação Não Violenta nas Relações Familiares dos(as) universitários(as): Aplicação da Comunicação Não Violenta nos conflitos de comunicação familiares dos(as) universitários(as)(2021-12-02) Miranda, Camila; Morais, Suelena; Assis, Maria José; Pinto, GabriellyEste projeto tem como tema os conflitos por comunicação nas famílias e utilização da comunicação não violenta no ambiente familiar visando a prevenção e/ou diminuição dos conflitos por comunicação.Monografia Acesso aberto Brincando com crianças com síndrome de down: Importância das intervenções lúdicas no ambiente escolar e familiar(2021-12-03) Márcia Caldeira Euzébio, MárciaO presente projeto de intervenção tem como tema o desenvolvimento da criança com Síndrome de Down, com relação à aplicação de atividades lúdicas no ambiente escolar, visando proporcionar atividades que possam contribuir com melhorias no seu sistema sócio afetivo. O brincar tende a contribuir, de forma leve e agradável para o desenvolvimento da criança, resultando em vários benefícios que possam influenciar em seu modo de vida. Vygotsky (1997) aborda que tanto a criança com desenvolvimento típico, quanto a criança com desenvolvimento atípico, não se desenvolvem espontaneamente com o tempo, pois tudo depende das interações e experiências as quais são expostas, ou seja, das aprendizagens fornecidas pelo seu meio social. Desta forma, a aprendizagem, fundamentada na técnica do lúdico e do brincar, tem a capacidade de promover a interação e cooperação entre as crianças, juntamente com os educadores, dentro de um espaço, que estimule tal interação, e que não seja necessariamente na sala de aula, mas sim em um ambiente que seja apropriado para as brincadeiras e o manuseio com brinquedos adequados. Estudos apontam que crianças com Síndrome de Down, quando estimuladas precocemente, ou seja, desde o nascimento, tendem a se desenvolver melhor em todos os aspectos de sua vida, tanto na cognição, na motricidade e na socialização de uma forma geral, compreendendo que o entendimento sobre as necessidades e individualidades, permite que a criança com deficiência, tenha a estimulação e a identificação de suas potencialidades, para que assim sejam trabalhadas adequadamente. (MOREIRA, EL-HAN E GUSMÃO, 2020). Na escola, a criança com Síndrome de Down, lida com dificuldades de aprendizagem ligadas aos comprometimentos da trissomia genética, como dificuldades audiovisuais, motoras, baixa capacidade de atenção, entre outras. Há também adversidades na vida social dessa criança, que por sua vez não compreende as regras para socialização e trabalhos cooperativos, sendo assim de extrema importância para o seu desenvolvimento, a atenção e preparo, por parte dos educadores e de seus familiares, para que possam de uma melhor forma, lidar com as limitações e impasses que a Síndrome de Down, possa causar no desenvolvimento da criança.Monografia Acesso aberto Impactos do covid-19 na educação: Transtorno de ansiedade em estudantes do ensino fundamental do município de Piumhi, Minas gerais.(2021-12-03) Pereira, Aline; Morais, Amanda; Ferreira, Júlia; Lopes, LavinyA pandemia de COVID-19, inquestionavelmente, tem se apresentado como um fator de risco para a saúde mental. A ideia de “um novo normal” vem causando grande desconforto psíquico às pessoas. Ao mesmo tempo, o trauma de ter a rotina interrompida e ver pessoas queridas sofrerem com a doença, e em alguns casos, tendo que lidar com a morte, também tem gerado danos á mente de todos. O momento ímpar vivenciado por toda sociedade brasileira e mundial, com a assustadora disseminação do novo coronavírus, fez com que a incerteza e imprevisibilidade se tornassem uma constante na vida de toda a população, em razão disso, tem-se observado um aumento significativo nos casos de transtorno de ansiedade. Pensando no cenário catastrófico vivido no Brasil, com meio milhão de mortes ocorridas pela COVID-19, verifica-se a necessidade em se compreender o estado de saúde mental da população. Uma das áreas que mais vem sofrendo com as diversas mudanças há mais de um ano é a educação. A adaptação ao ensino remoto, o isolamento social, a falta de convivência com os colegas de classe e professores, a preocupação com o futuro, bem como, a falta de atividade física, organização e disciplina nos estudos, são fatores que desencadeiam e afetam diretamente no emocional dos alunos. Sobre isso, Miliauskas e Faus (2020) frisam que a interação entre alunos e professores é fundamental para que haja um ambiente saudável,produtivo e harmônico. E, diante desse panorama, torna-se imprescindível a realização de uma ampla pesquisa com o objetivo de mapear o público alvo, seguido de uma intervenção de cunho psicológica com base nos dados obtidos. A intervenção será realizada por intermédio de Rodas de Conversa, considerando a potencialidade metodológica de tal ferramenta, capaz de proporcionar um ambiente de diálogo, de reflexão crítica, de compartilhamento de experiências, bem como, estimulação de uma fala crítica e escuta sensível por meio de uma construção mútua. Deste modo, favorecendo o entrosamento e a confiança entre os participantes, de forma a se elucidar sobre a importância da saúde mental e apresentar estratégias para manejo da ansiedade.Monografia Acesso aberto O desenvolvimento cognitivo emocional da criança com Síndrome de Down intermediado pelo ambiente escolar e familiar(2021-12-03) Grilo, Eduarda; Oliveira, EmanuellaO presente trabalho visa contribuir com o desenvolvimento cognitivo emocional de crianças com Síndrome de Down, na faixa etária de 5 a 6 anos, a partir de um material didático específico para suas necessidades. Considera também a importância da escola e dos familiares como mediadores do desenvolvimento da criança com SD e uso do material didático. Além disso, o Projeto de Intervenção tem o foco em crianças com SD incluídas na rede regular de ensino, para que elas tenham acesso a um material adaptado para seu desenvolvimento que se difere tanto do desenvolvimento considerado típico das outras crianças.Monografia Acesso aberto O Neurofeedback como ferramenta interventiva na ressocialização da pessoa privada de liberdade(2021-12-03) de Oliveira, Fernanda Campos; Bastos, Marta Vasconcelos da Mota; Damasceno, Pedro Vitor Cavanellas; Caetano, Pollyana PedroO presente projeto de intervenção propõe o uso da abordagem terapêutica Neurofeedback como ferramenta interventiva para pessoas privadas de liberdade que estão cumprindo pena por crime violento em regime semiaberto e/ou aberto, no estado de Minas Gerais.Plano de Negócios Acesso aberto Identidade de Gênero e Orientação Sexual de Jovens Adultos(2021-12-06) Reis, Cairê; Marques, Marina; Araújo, UlianaO presente trabalho consta com um projeto escrito na intenção de aplicar rodas de conversas no Centro de referência LGBT de Belo Horizonte, visando o bem estar da população de jovens adultos voltados ao público LGBT. O trabalho também conta com uma cartilha informativa que seria utilizada como material didático dentro da construção das rodas, cartilha essa que tem questões sociais, histórica e de apoio.Monografia Acesso aberto Construindo a personalidade na infância: contribuição do lúdico(2021-12-06) Penha, Izabela; Oliveira, Larissa; Ramalho, LarissaEste projeto tem como foco auxiliar crianças de 9 a 11 anos pertencentes ao mesmo ciclo e estágio de desenvolvimento que Piaget denominou operatório concreto que vai dos 7 aos 11 anos de idade (SOUZA; WECHSLER, 2014), matriculadas na escola pública municipal Salgado Filho, em suas relações sociais no ambiente escolar e familiar através da arte e de técnicas lúdicas.Plano de Negócios Acesso aberto A necessidade de cuidar da saúde mental dos idosos no período de pandemia: uma intervenção com os idosos do projeto Mãos de Clara(2021-12-07) Juliatti, Bianca Nunes; Marques, Camila da Silva; Graças, Edvone dasDiante da necessidade de cuidar da saúde mental dos idosos no período de pandemia, propomos uma intervenção junto aos idosos de um grupo, Mãos de Clara, criado por membros da comunidade da paróquia Santa Clara de Assis dos bairros Buritis e Estoril em Belo Horizonte. Nosso trabalho propõe encontros virtuais com temas relevantes para contribuir com a melhora da qualidade de vida desse publico nesse contexto: desenvolvendo habilidades para o manejo do online, estimular a socialização nesse ambiente, trazendo então para os idosos aprendizado sobre o tema proposto, Ansiedade e Depressão, além de estratégias para lidar com essas patologias afim de não os acometerem.Plano de Negócios Acesso aberto MEMÓRIAS MUSICAIS: A musicoterapia como estímulo para a melhor qualidade de vida de idosos portadores de Alzheimer.(2021-12-09) CARVALHO, Ellen Cindel Martins; SILVA, Janaína Terezinha Amorim Da; CORRADO, Karina Eduarda Couto; MORAES, Kíraly Cecílio DeO projeto de intervenção Memórias Musicais utiliza técnicas da musicoterapia em conjunto com os conhecimentos da psicologia para o trabalho com idosos portadores de alzheimer e outras doenças neurodegenerativas residentes em instituições de longa permanência. No projeto inclui-se a identificação do nível de prejuízo cognitivo dos idosos e a aplicação de atividades musicais com objetivo de proporcionar benefícios à qualidade de vida e saúde mental dos participantes, além de estimular a cognição e capacidade motora dos mesmos. O projeto é realizado a partir de encontros semanais, onde são realizadas atividades com instrumentos musicais, escuta em caixas de som e fones de ouvido, movimentos corporais e uso da voz, tendo como base estudos sobre o uso terapêutico da musicoterapia.Plano de Negócios Acesso aberto SÍNDROME DE BURNOUT EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA: Uma Intervenção Psicoeducativa de Prevenção do Adoecimento(2021-12-09) Santos, Ana Paula Paiva dos; Figueiredo, Dandara de Souza; Almeida, Larissa Cristina dos SantosO Burnout é uma síndrome marcada pelo esgotamento mental associado ao trabalho, que embora seja comumente associado ao emprego, abrange qualquer atividade humana com uma finalidade. Dessa forma, é possível entender que a Síndrome pode também afetar o estudante, em especial o de Psicologia que em detrimento das condições do curso, encontra diversos fatores de risco inclusive a pandemia do COVID-19. O presente trabalho explora uma proposta de intervenção baseada em Grupos Operativos para prevenção do adoecimento dos estudantes.