Enfermagem
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Enfermagem por Assunto "Acesso as tecnologias"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso aberto O impacto do ensino a distância ocasionado pela pandemia na graduação em enfermagem: uma revisão de literatura(2022) Cunha, Isabele Caroline Lopes da; Francio, Caroline EmanueleResumo: Em março de 2020 a Organização Mundial da Saúde decretou pandemia devido a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), medidas de isolamento social foram impostas. Na educação o ensino remoto foi a alternativa para que os calendários de ensino não tivessem grandes prejuízos. Objetivo geral: Analisar na literatura nacional o impacto das medidas de isolamento social como medida preventiva durante a pandemia por Covid-19 afetou o processo formativo dos estudantes de cursos de ensino superior em enfermagem. Metodologia: Pesquisa de revisão bibliográfica integrativa, a coleta de dados se deu por meio da base de dados das plataformas científicas digitais Scielo, LILACS e BEDENF onde foram selecionados artigos científicos e monografia obtendo um total de 10 produções para discussão. Resultados: Os artigos selecionados foram analisados de forma crítica, onde se verificou os aspectos metodológicos e a semelhança entre os resultados encontrados, sendo esta análise efetuada de forma atenta, retratado em forma de síntese de conhecimento sendo constituída duas categorias: facilitadoras e limitadoras. Conclusão: O modelo de ensino a distância implantando na pandemia apresenta impactos benéficos como a manutenção da graduação e do vínculo entre docente e discente durante o isolamento social, flexibilização do ensino, economia de tempo para locomoção até as instituições de ensino e desenvolve a autonomia dos acadêmicos, porém apresenta desvantagens, os alunos e professores não apresentam domínio sobre as plataformas de ensino digital, aparelhos eletrônicos não aptos, instabilidade na internet, carência de interação em grupo e do desenvolvimento de habilidades práticas.