Enfermagem

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 21
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Uso da aromaterapia na prática assistencial do enfermeiro: uma revisão narrativa
    (2022-12-08) Rehbein, Patrick; Almeida, Jéssica; Silva, Helena
    RESUMO Introdução: A aromaterapia é uma Prática Integrativa Complementares que pode ser utilizada na assistência à saúde pelo SUS, trazendo inúmeros benefícios, tanto para prevenção, como para o tratamento de doenças. Objetivo: Caracterizar os benefícios das Práticas Integrativas Complementares (PICs) na saúde das pessoas com ênfase em Aromaterapia. Método: Realizou-se busca em bases de dados, Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); Scientific Electronic Library Online (SciELO); Base de Dados de Enfermagem Brasileira (BDENF); Repositório Universitário da nima (RUNA), Portal de Periódicos (CAPES), sendo escolhidos para essa pesquisa o total de 10 artigos. Resultados e Discussão: Ao analisar os resultados da pesquisa nota-se que o uso da aromaterapia se faz de diferentes formas, sendo algumas delas com óleo associado a massagens terapêuticas, diluição de soro para inalação respiratória e em alguns casos, podendo ser substituída até por alguns antibióticos. Os mais citados foram os óleos de Bergamota, Gerânio, Ylang Ylang e o mais comumente utilizado, o óleo de lavanda, apontado como o que mais apresentou benefícios à saúde. Conclusão: Identificamos que os óleos essenciais trazem inúmeros benefícios à saúde, sendo o óleo mais citado o de Lavanda, pelos seus efeitos contra ansiedade, estresse, depressão entre outros. A aromaterapia ainda deve ser ampliada em questões de pesquisa, a produção científica ainda é limitada e esta prática de saúde reconhecida cientificamente deverá ter maior divulgação, assim trazendo maiores benefícios para a população na prevenção de doenças e no uso de tratamentos para a saúde e bem-estar.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Classificação de risco: o papel do enfermeiro na aplicação do protocolo de manchester.
    (2022-12-02) Silva, André; Souza, Luciane; Santos, Rosinete
    RESUMO - Introdução: A classificação de risco (CR), tem sido uma medida realizada pelo Ministério da Saúde com a finalidade de diminuir os riscos para os usuários, que aguardam por atendimento nos serviços de saúde, com o propósito de promover um atendimento mais humanizado e de qualidade, em consenso com o nível de complexidade de cada caso. O profissional enfermeiro é de referência para realizar o sistema de triagem de Manchester, sendo amparado legalmente por um protocolo para auxiliar na tomada de decisão. Objetivo: descrever a prática do enfermeiro nos atendimentos de urgência e emergência quanto ao sistema de triagem de Manchester. Metodologia: Trata de uma revisão bibliográfica integrativa de caráter qualitativo, utilizando publicações de artigos indexados em base de dados eletrônicos: Scientific Eletronic Library Online (SciELO), (RUNA) Repositório Universitário da Ânima e Literatura Latina Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs). Os critérios utilizados para os resultados deram-se através de seleções de artigos científicos com análise em três fases: pré análise do conteúdo; exploração do material e interpretação. Resultados e Discussão: Na análise do conteúdo dos artigos foi possível discorrer sobre duas categorias principais: (1) Aplicação do protocolo de Manchester e classificação de risco e (2) Atuação do enfermeiro no processo de acolhimento e classificação de risco. Na categoria (1) evidencia-se que o Protocolo de Manchester surgiu para melhorar e ampliar a qualidade da assistência nos atendimentos e na categoria (2) compreendesse que o enfermeiro constrói um atendimento qualificado juntamente com o acolhimento quando emprega o Protocolo de Manchester de maneira adequado e pautado nos achados científicos. Conclusão: O ofício do enfermeiro nas unidades de saúde, sem dúvida, é de extrema importância na construção da validação do protocolo de Manchester, garantindo a segurança e a satisfação para todos os pacientes. Constata-se como aspecto relevante a atuação dos profissionais de saúde e com notoriedade ao profissional enfermeiro.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Potencialidades para uma consulta de pré-natal na rede de atenção primária: uma revisão de literatura
    (2022-12-02) Correia, Fabiana Aparecida da Silva; Orso, Juliana Saueressig; Petlak, Mariza Costa
    RESUMO: Introdução: O pré-natal tem o propósito de garantir uma gestação saudável e diagnosticar precocemente possíveis complicações. Pode ser realizado por enfermeiros e médicos, os quais devem possuir habilidades técnicas e científicas para aplicação de orientações e intervenções nos três trimestres da gestação, além de prestar uma consulta de qualidade e humanizada à gestante e sua rede de apoio.Objetivo: analisar na literatura científica as características potencializadoras de uma consulta de pré-natal de qualidade prestada pelos enfermeiros na Rede de Atenção Primária em Saúde. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica, a coleta de dados se deu nas bases de dados: Base de Dados de Enfermagem Brasileira (BDENF); Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); Scientific Electronic Library Online (SciELO); Repositório Universitário da nima (RUNA), incluindo-se um total 10 artigos para análise e discussão. Resultado e Discussão: O enfermeiro é o profissional capacitado para orientações durante as consultas de pré-natal, bem como para realizar o exame físico, prescrever os medicamentos corretos e solicitar os exames laboratoriais e de imagem, assim como identificar situações de agravos na gestação. Considerações finais: Conclui-se que o enfermeiro necessita ter conhecimentos específicos para manejar as consultas de pré-natal, bem como criar um vínculo com a gestante e familiares, realizando as consultas de forma humanizada e individualizada para cada gestante e sua rede de apoio .
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Assistência da equipe de enfermagem e multidisciplinar e estratégias lúdicas à criança com câncer: evidências científicas atuais
    (2022-12-09) Palma M, Ana K; Cordeiro, Josiane
    Introdução: O câncer infantojuvenil já representa a primeira causa de óbitos, dentre as doenças na faixa etária de 1 a 19 anos, por isso se tornou um grande problema de saúde pública. Diante do diagnóstico desafiador e durante o tratamento, aspectos físico e psicológico tornam-se evidentes, então a equipe multidisciplinar assume papel importante para buscar estratégias para minimizar os impactos que a doença causa. Objetivo: Analisar as evidências científicas atuais em relação às estratégias assistenciais utilizadas pela enfermagem e equipe multidisciplinar no atendimento à criança com câncer. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa. O estudo foi realizado uma pesquisa de artigos científicos em bancos de dados eletrônicos: Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), BDENF (Base de Dados de Enfermagem Brasileira), SciELO (Scientific Electronic Library Online), US National Library of Medicine National Institutes Database Search of Health (Medline/PubMed®), após a leitura foi selecionado 10 artigos para análise e discussão. Resultados e Discussão: O estudo destacou o empenho da equipe de enfermagem e multidisciplinar em buscar estratégias e engajamento para lidar com o tratamento do câncer infantil. Nesse cenário surge o lúdico terapêutico como aliado durante os procedimentos a qual a criança é submetida, permitindo que essa convivência seja menos traumática possível. Conclusão: Aponta-se ações assertivas utilizando recursos lúdicos, como brinquedos, amarelinha e jogos para promover uma assistência humanizada, afetuosa e segura para a criança no enfrentamento do câncer infantil. Os resultados obtidos através das estratégias lúdicas foram positivos e eficazes.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Transtorno do Espectro Autista: o enfermeiro na assistência à criança com TEA: uma revisão narrativa de literatura
    (2022-12) Pereira, Simone Nascimento da Silva
    Resumo: Introdução: Apesar do transtorno do Espectro Autista (TEA) estar em evidência na atualidade, ainda não há muitos estudos publicados que informem sobre o tema e de maneira aprofundada quanto a prática da assistência de enfermagem às crianças com TEA. Objetivo: Descrever a importância da assistência de enfermagem para a criança com Transtorno do Espectro Autista. Metodologia: trata-se de revisão de literatura narrativa de caráter qualitativo que utilizou coleta de dados as bases científicas Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO) com recorte temporal de cinco anos, sendo de 2018 a 2022. Resultado e Discussão: A revisão evidenciou que o TEA é uma condição de saúde não possuindo cura, portanto, o acompanhamento se faz ao longo de toda a vida do indivíduo demonstrando que assistência de enfermagem é de suma importância desde a identificação dos sinais e sintomas, auxiliando o diagnóstico precoce proporcionar um atendimento humanizado e singular, intervindo satisfatoriamente no tratamento. Conclusão: Portanto esta pesquisa conclui a importância do enfermeiro com conhecimento abrangente sobre o assunto para identificar os sinais do TEA e intervir de forma satisfatória no tratamento. Isso inclui criar ações de identificação precoce e tratamento, habilitação e reabilitação, minimizando os impactos do diagnóstico para a criança, família e rede de apoio, auxiliando a família a enfrentar o medo dos preconceitos da sociedade.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Transtorno do espectro autista em crianças: desafios e experiências vivenciadas pelos cuidadores no contexto familiar
    (2022-12-02) Laube, Adriane Lima de Araujo; Barros, David Rafael Albertoni de; Hernandorena, Phamela Leiria
    Resumo: Introdução: O número de casos de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm aumentado nos últimos anos e apesar de todo esse avanço focado no paciente, é imprescindível promover e ampliar as fontes de pesquisa sobre a experiência da família que lidará diretamente com o paciente com TEA. Objetivo: Compreender a experiência dos cuidadores no processo de descoberta do diagnóstico e início do tratamento de crianças com TEA. Metodologia: Realizou-se uma revisão de literatura integrativa nas plataformas eletrônicas: Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Eletronic Library Online (Scielo), sendo selecionados dez artigos para análise e discussão. Resultado e discussão: A revisão evidenciou que quando o diagnóstico é definido, a aceitação familiar é aflitiva, ocorrendo uma sobrecarga de responsabilidade para os cuidadores, sendo fortemente estressor para a família onde a mãe é a principal pessoa a articular a rede de apoio ao filho e necessita de informações sobre o TEA. Considerações finais: Conclui-se então com essa pesquisa a necessidade de ampliar os estudos sobre o TEA em especial sobre o cuidador, com a finalidade de criar mecanismos e estratégias legais para subsidiá-lo, bem como, viabilizar e divulgar os resultados de pesquisas sobre o tema a familiares e em banco de dados a ser visitado por profissionais das diversas áreas da saúde, educação, assistência social dentre outros.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Diagnóstico diferencial entre COVID-19 e dengue: estudo realizado na Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Itajaí
    (2022-12) Pereira, Karoline Noemia Lamim
    Resumo: Introdução: Diante do contexto atual vivenciado em saúde em decorrência da pandemia da Covid-19, sendo este um momento agudo da vivência do estresse, percebe-se uma sobrecarga no sistema de saúde e consequentemente uma preocupação massiva em realizar os testes sorológicos em pacientes sintomáticos para Covid-19, entretanto outras doenças de sintomatologia similares como a dengue acabam por vezes não sendo notificadas e consequentemente, encaminhadas para testagem o que gera impacto aos dados epidemiológicos municipais, estaduais e nacionais respectivamente. O Brasil assim como outros países da América Latina convive com várias epidemias virais com sintomatologia inespecífica e semelhantes como zika, chikungunya e dengue. Objetivo: Apresentar e discutir os casos de dengue no município de Itajaí-SC através de estudo realizado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. Metodologia: Trata-se de estudo observacional transversal com abordagem analítica quantitativa, com dados coletados no ano de 2021, entre os meses de abril a julho. A análise de dados foi realizada através das investigações de Covid-19 e prontuário eletrônico dos pacientes. Resultados e Discussões: Os dados levantados obtiveram 119 investigações e os sujeitos da pesquisa foram os pacientes suspeitos de Covid-19 que tiveram resultados negativos para a doença, com sintomatologia sugestiva de dengue. A amostra foi composta por 44 participantes, onde foram identificadas e analisadas categorias relacionadas ao sexo, bairro de residência e faixa etária. Considerações Finais: Acredita-se que esses achados possam ser de extrema relevância para gestores e profissionais de saúde, contribuindo assim para o diagnóstico diferencial da doença.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Síndrome de Sjögren: impactos na qualidade de vida; como a Síndrome de Sjögren impacta na qualidade de vida das pessoas
    (2022-12) Silva, Simone Rodrigues; Machado, Valéria Carrera
    RESUMO: Introdução: A Síndrome de Sjögren (SS) é uma doença inflamatória crônica auto imune, onde as células de defesa atacam glândulas exócrinas, causando problemas orofaciais, afetando principalmente as glândulas salivares e lacrimais, resultando em xerostomia e xeroftamia que desencadeiam uma série de complicações de articulações, pele, órgãos, sistema nervoso e ainda podem transverter-se em linfoma sendo capaz obscurecer a saúde de formas imponderáveis. Objetivo: Analisar na literatura os principais sinais e sintomas associados à Síndrome de Sjogren. Metodologia: Para a coleta de dados foi realizada consulta nas seguintes bases de dados eletrônicos: Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) elegendo dez artigos para a análise do conteúdo. Resultado e Discussões As manifestações da SS desencadeiam sinais e sintomas sistêmicos. O fator de maior alteração é a saúde oral devido a destruição das glândulas, a xerostomia promove a dificuldade da fluidez da salivação e/ou sua ausência, levando alterações do paladar, dificuldade de deglutição, sensação de queimação, aumento da cárie, atrofia das papilas linguais, língua fissurada, mucosa oral avermelhada e dolorida, doenças periodontais, cândida e dificuldade de usar próteses removíveis. A xeroftalmia causa secura ocular, sensação de areia no olho e piora da acuidade visual, estas adversidades comprometem a homeostase impactando diretamente na qualidade de vida. Conclusão: Dentro das limitações este estudo foi oportuno para esclarecer a complexidade no diagnóstico, a associação de sinais e sintomas da Síndrome Sjogren com outras patologias, bem como salientar que seu tratamento consiste em minimizar a sintomatologia.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Assistência de enfermagem a mulheres no período do climatério
    (2022) Cigerza, Juliana Paulo; Ribeiro, Monique dos Santos
    ntrodução: O climatério é a fase biológica da vida feminina que compreende um intervalo entre o período reprodutivo para o não reprodutivo, caracterizado por importantes alterações hormonais, apresentando-se com uma sintomatologia que merece atenção por parte do Sistema de Saúde. Objetivo: Investigar através da literatura nacional as ações realizadas na atenção primária em saúde pela equipe de enfermagem à usuária no período de climatério. Metodologia: pesquisa de revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa e de natureza básica. A busca dos artigos incluiu os seguintes bancos de dados: Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) , Literatura Latico Americana e do Caribe em Ciência da Saúde (Lilacs). Resultados e Discussão: Foi possível eleger duas categorias para discussão. Categoria de Potencialidade: Escuta qualificada e ações de promoção à saúde prestadas pelo enfermeiro à mulher no climatério na Atenção Primária à Saúde; Categoria de Fragilidade: Ausência de programas de saúde destinados à mulher em período de climatério. Considerações Finais: Identifica-se negligência em relação à saúde feminina no período do climatério na rede primária de atenção à saúde no Brasil e inexistência de programas de saúde, efetivos voltados à mulher nesta fase da vida. Faz-se necessário mais estudos sobre o tema no intuito de gerar reflexões e discussões que possam contribuir na formulação de protocolos especializados as mulheres em climatério.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Papel do enfermeiro nos cuidados paliativos
    (2022) Lima, Suelen Carolina Delgado; Pereira, Marcia Cristiane Alves; Oliveira, Thiago Antunes
    Resumo: Os cuidados paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, por meio de identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais. Logo o enfermeiro deve ter uma qualificação a fim de proporcionar um cuidado holístico e humanizado. Objetivo Geral: Investigar através de revisão bibliográfica a compreensão dos profissionais de enfermagem sobre os cuidados paliativos. Metodologia: Estudo de revisão bibliográfica descritiva, a coleta de dados foi realizada nas plataformas científicas digitais (Scientific Electronic Library – Scielo, EBSCO), onde foram selecionados 527 artigos inicialmente e incluídos após a análise 10 artigos para a discussão. Discussão/resultado: Foram analisados os artigos que apresentavam semelhança entre os resultados da temática escolhida, retratado em forma de síntese de conhecimento sendo colocado em discussão a temática a fim de responder à questão: A enfermagem está preparada para os cuidados paliativos? Conclusão: A maioria dos estudos já publicados mostrou que os profissionais têm uma boa compreensão a respeitos dos cuidados paliativos, mas em sua maioria não estão preparados para ofertar este cuidado de forma abrangente, uma vez que faltam capacitações, e abordagem a respeito da temática durante sua formação acadêmica e profissional.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Acolhimento às adolescentes em período gestacional na Atenção Primária em Saúde pelo enfermeiro: uma revisão bibliográfica
    (2022) Matos, Graziele; Rinco, Alice
    Introdução: A adolescência é um processo de crescimento e amadurecimento para a fase adulta, um período de mudanças biopsicossociais e fisiológicas. A gestação na adolescência causa impactos, podendo gerar consequências nas relações interpessoais, bem como na saúde da gestante e do feto, dificultando o acolhimento realizado na Atenção Primária à Saúde. Objetivo: Verificar através da literatura nacional como o acolhimento às adolescentes em período gestacional é prestado na Atenção Primária em Saúde pelo enfermeiro. Metodologia: O presente estudo utilizou-se da revisão bibliográfica, de caráter qualitativo e natureza básica, sendo analisada literatura nacional disponível entre os anos de 2018 e 2022 que correspondiam ao tema. Resultados e Discussão: Com base nas análises do material disponível, foi possível discutir na perspectiva de três categorias: “O Acolhimento de Gestantes Adolescentes na Atenção Primárias de Saúde”, “As dificuldades enfrentadas pelos enfermeiros durante o acolhimento e pré-natal das gestantes adolescentes” e “As melhorias necessárias para o Acolhimento das Gestantes na Atenção Primária de Saúde”. Considerações Finais: Evidenciou-se que o acolhimento oferecido às gestantes adolescentes é baseado em consultas focadas na avaliação de exames, avaliação do estado de saúde em geral, e avaliação do desenvolvimento fetal. Faz-se necessário mais interesse e estratégias por parte da equipe, bem como a aderência das gestantes adolescentes às consultas de pré-natal e as atividades propostas pela Atenção Primária em Saúde. Palavras Chaves: “Acolhimento de gestantes Adolescentes”. “Saúde do Adolescente”. “Atenção Primária em Saúde”.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Prevenção e cuidados com a pele do recém-nascido prematuro: uma revisão de literatura
    (2022) Cardoso, Geovana Peris; Gallego, Noelia Soledad
    Resumo: A pele é o maior órgão do corpo humano e é responsável por várias funções, cuja principal função é atuar como barreira, evitando a desidratação, a absorção de substâncias nocivas e a invasão de microrganismos. A pele do recém-nascido é caracterizada como delicada, fina, frágil e sensível a agentes mecânicos e químicos. Objetivo geral: Descrever os cuidados de enfermagem na prevenção das lesões de pele no recém-nascido prematuro em unidade de terapia intensiva neonatal. Metodologia: Revisão bibliográfica, de caráter qualitativo e de natureza básica. A pesquisa foi efetuada nos bancos de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Business Source Complete ( Ebsco). Foram selecionados 138 artigos inicialmente, e incluídos após a análise 10 artigos para a discussão. Resultados e Discussão: Na análise dos artigos a semelhança entre eles foi a falta de conhecimento e especialização voltados aos cuidados com os recém-nascidos. O enfermeiro exerce função fundamental na análise dos riscos e na preservação de futuras complicações e infecções relacionadas a lesões. Os cuidados com a pele estão relacionados a um olhar mais delicado, ao uso de loções que preservam a hidratação da pele e mantêm a integridade cutânea, e também o manuseio adequado com dispositivos. Conclusão: A maioria dos artigos aponta que há uma falha no conhecimento e especialização voltados aos cuidados com os recém-nascidos, e ainda devem ser aprimorados os conhecimentos dos profissionais já atuantes e os que futuramente irão atuar nessa área. Palavras chaves: Cuidados, pele, lesões, recém-nascido, prematuro.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Cuidados com a pele do neonato e os benefícios do banho tardio
    (2022) Farias, Leticia Inês Mendes
    Introdução: A pele é o maior órgão do corpo humano tem importantes funcionalidades, como manter a termorregulação e inspira cuidados após o nascimento. A Organização Mundial de Saúde recomenda que o primeiro banho seja realizado após 24 horas do nascimento, proporcionando melhor transição extrauterina mantendo a integridade da pele. Objetivo Geral: Relatar através de revisão bibliográfica os benefícios do banho tardio no recém-nascido e suas implicações na prática da enfermagem. Metodologia: Revisão bibliográfica descritiva. Coletas nas bases de dados Literatura Latina Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Biblioteca Regional de Medicina (BIREME), Scientific Electronic Library – SciELO, US National Library of Medicine (PubMed). De início a totalidade de 72 artigos, 4 dos artigos estavam duplicados sendo eliminados. Na segunda etapa 64 a técnica de banho de imersão envolto em lençol e não envolto, desencadeiam hipotermia, mas estaticamente artigos foram excluídos, sendo o resultado da leitura de seus resumos. Permanecendo para terceira etapa do estudo por leitura na íntegra 8 artigos. Resultados: No total de oito artigos deste estudo dois deles concordam que insignificante clinicamente. Demais artigos trazem no conteúdo associações com o momento do primeiro banho do neonato, assim como benefícios do banho tardio sem se aprofundar nas práticas e intervenções de enfermagem no primeiro banho do recém-nascido. Conclusões: A diretriz da Organização Mundial de Saúde sobre primeiro banho do recém-nascido seja realizado após 24 horas do seu nascimento vem sendo aplicada.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Atuação da enfermagem frente a violência sexual contra as mulheres
    (2022-07-29) Amaro, Camila Jocelia; Borges, Carine Leivas
    A violência sexual contra mulheres é considerada um problema de saúde pública global, onde não existe distinção de classe social, idade e etnia. Objetivo: Descrever através da literatura nacional o acolhimento e o manejo prestado pela equipe de enfermagem nos serviços de saúde às mulheres vítimas de violência sexual. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória, nas bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC) e Revista/Periódicos. Após aplicados os critérios de inclusão e exclusão, selecionou-se nove artigos para a amostra final. Discussão/Resultados: A violência sexual é uma situação em que a vítima se sente obrigada, forçada ou ameaçada a praticar atos sexuais contra sua vontade. Há inúmeros casos de violência sexual no Brasil, e a maioria dos agressores são conhecidos das vítimas. Esses casos de violência devem ser trabalhados por uma equipe multidisciplinar que deve respeitar suas opiniões e vontades, manter sigilo e defender sua dignidade. A enfermagem tem um significado especial, não só nos procedimentos complexos, mas também na atitude sincera de sorrir, tocar e abraçar. Conclusão: A pesquisa mostra que a violência sexual é um dos mais terríveis incidentes que podem ocorrer a uma mulher, afetando os direitos da dela em relação à saúde, à vida e integridade. Respondendo o objetivo desta pesquisa, observou-se que os enfermeiros não estão preparados para acolher as vítimas de violência sexual, por vezes até negligenciam o atendimento.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O impacto do ensino a distância ocasionado pela pandemia na graduação em enfermagem: uma revisão de literatura
    (2022) Cunha, Isabele Caroline Lopes da; Francio, Caroline Emanuele
    Resumo: Em março de 2020 a Organização Mundial da Saúde decretou pandemia devido a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), medidas de isolamento social foram impostas. Na educação o ensino remoto foi a alternativa para que os calendários de ensino não tivessem grandes prejuízos. Objetivo geral: Analisar na literatura nacional o impacto das medidas de isolamento social como medida preventiva durante a pandemia por Covid-19 afetou o processo formativo dos estudantes de cursos de ensino superior em enfermagem. Metodologia: Pesquisa de revisão bibliográfica integrativa, a coleta de dados se deu por meio da base de dados das plataformas científicas digitais Scielo, LILACS e BEDENF onde foram selecionados artigos científicos e monografia obtendo um total de 10 produções para discussão. Resultados: Os artigos selecionados foram analisados de forma crítica, onde se verificou os aspectos metodológicos e a semelhança entre os resultados encontrados, sendo esta análise efetuada de forma atenta, retratado em forma de síntese de conhecimento sendo constituída duas categorias: facilitadoras e limitadoras. Conclusão: O modelo de ensino a distância implantando na pandemia apresenta impactos benéficos como a manutenção da graduação e do vínculo entre docente e discente durante o isolamento social, flexibilização do ensino, economia de tempo para locomoção até as instituições de ensino e desenvolve a autonomia dos acadêmicos, porém apresenta desvantagens, os alunos e professores não apresentam domínio sobre as plataformas de ensino digital, aparelhos eletrônicos não aptos, instabilidade na internet, carência de interação em grupo e do desenvolvimento de habilidades práticas.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Padronização dos carrinhos de emergência de uma Unidade de Pronto Atendimento no município de Balneário Camboriú/Santa Catarina: relato de caso
    (2022) Santos, Josiane Aparecida dos; Fortes, Lisiane Cornely; Silva, Valdenice Melo Sousa da
    Introdução: Nos últimos anos, observa-se uma crescente evolução sobre o tema Segurança do Paciente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, segurança do paciente é a redução do risco de danos desnecessários associados à assistência em saúde até um mínimo aceitável. Objetivo Geral: Padronizar os medicamentos e a organização da primeira gaveta dos carrinhos de emergência na Unidade de Pronto Atendimento do município de Balneário Camboriú-SC. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência descritivo da implementação da padronização da gaveta de medicação dos carrinhos de emergência, durante o estágio de enfermagem no segundo semestre do ano de 2021. Resultados: Este trabalho foi desenvolvido em cinco etapas: 1ª etapa: Reunião com a coordenação da UPA a fim de levantar as necessidades de alinhamento pelos setores da unidade; 2ª etapa: Mapeamento de atendimentos de situações emergentes que necessitam a abertura do carrinho de emergência; 3ª etapa: Identificação dos fármacos existentes no carrinho de emergência e padronização; 4ª etapa: No mês de novembro de 2021 foi realizada a aplicação e treinamento com a equipe a respeito da nova padronização. 5ª etapa: Aplicação de questionário de satisfação sobre a padronização das medicações do carrinho de emergência no processo de trabalho. Considerações Finais: Através das avaliações, 23 profissionais da equipe se mostraram muito satisfeitos com a implantação da padronização. Os resultados alcançados após a padronização do carro de emergência foram: facilidade, manipulação dos medicamentos em tempo hábil, setor organizado e padronizado, melhoria nas condições de trabalho e prevenção de erros de administração de medicamentos. Palavra-chave: Padronização, medicamentos, carrinho de emergência.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Analisando a conduta da Enfermagem na rede de Atenção Primária à Saúde no acolhimento à mulher em situação de violência doméstica: uma revisão de literatura
    (2022) Rodrigues, Sâmela Cristina; Freitas, Eduardo Schramm; Silva, Mateus Roberto de Campos
    Resumo: A Violência contra a mulher é uma questão de saúde pública, onde sua resolução está ligada ao acolhimento efetivo dos profissionais que atuam na APS. Após o decreto da Lei 11.340/2006, foram disponibilizados serviços de defesa juntamente com canal telefônico destinado a atender denúncias de VCM. Objetivo: Analisar, na literatura nacional, as criações científicas alusivas ao manejo da enfermagem, na Rede de APS, durante o acolhimento às mulheres em situação de violência doméstica. Método: É um estudo de revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa básica. A coleta dos dados foi realizada por meio das bases dos bancos de dados BVS, CAPES, EBSCO, SCIELO, PUBMED e LILACS, de fevereiro a abril de 2022. Resultados e Discussão: A partir da análise dos estudos selecionados, surgiram três categorias: I. Entendimento sobre violência doméstica em serviços da Rede de Atenção Primária à Saúde; II. Cuidados de Enfermagem ofertados às usuárias em situação de violência doméstica nos serviços da Rede de Atenção Primária à Saúde; III. Capacitação em serviços da Rede de Atenção Primária à Saúde. Considerações Finais: O principal problema encontrado foi a falta de capacitação das(os) enfermeiras(os) da APS no acolhimento às vítimas, evidenciando um atendimento desumanizado e ausente no preenchimento das fichas de notificações de agravos. Por tanto, torna-se necessária a constância de novos estudos sobre a temática, educação continuada, garantia da escuta qualificada e o vínculo como principais ferramentas, para que assim seja realizado uma melhor assistência do profissional enfermeira (o) frente às vítimas de violência doméstica.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Fatores desencadeadores nos serviços de saúde que levam profissionais de enfermagem à tentativa de suicídio e suicídio
    (2022) Pereira, Luana Grumiche; Fernandes, Evelyn Adriany Oliveira; Magalhães, Renny
    Introdução: As tentativas de suicídio e o suicídio estão presentes na maioria dos países, ficando entre as dez principais causas de morte, podendo ser definido como autoextermínio, que é caracterizado intencionalmente por dar fim à própria vida e a tentativa de suicídio como resultado da morte não consumado. Cabe ressaltar que a prevalência de sintomas relacionados ao suicídio, que corresponde ao processo e causas de morte provocados pela própria vítima, é elevada entre os profissionais da saúde. Objetivo: Descrever os fatores desencadeadores que motivam os profissionais de enfermagem á realizar tentativa de suicídio. Metodologia: Esse estudo trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica descritiva de caráter qualitativo. A pesquisa foi efetuada nos bancos de dados BVS e SciELO. Foram selecionados 10 artigos que correspondem às necessidades da pesquisa, em português, publicados nos anos de 2018 a 2022. Resultado e Discussão: Como principais resultados foi possível observar que os fatores desencadeadores estão relacionados a sobrecarga de trabalho, baixa remuneração, ambiente de trabalho extenso, falta de reconhecimento, ocasionando transtorno mental como a depressão que é um fator influente para o suicídio. Considerações Finais: Este estudo aponta para a conclusão de que o profissional de enfermagem está exposto diretamente a condições diárias de dor, sofrimento e morte, atreladas a exigências laborais e situações desafiadoras na rotina hospitalar. Sendo suscetíveis ao adoecimento mental, esses profissionais necessitam de suporte psicológico, para garantir a detecção precoce de sintomas depressivos e ideação suicida, além de viabilizar a elaboração de estratégias de prevenção de suicídio focadas nestes profissionais. Palavras chaves: Depressão. Suicídio. Enfermagem. Saúde mental.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Violência obstétrica e suas implicações no processo de parto: uma revisão de literatura
    (2022) Bohrer, Vanessa da Silva; Machado, Mayara Cristina Michelon
    Resumo: A violência obstétrica é reconhecida como uma violação dos direitos humanos da mulher, através de procedimentos e condutas que desrespeitam e a agridem na hora da gestação, parto, nascimento ou pós-parto. A violência obstétrica inclui violência física, psicológica, verbal, trazendo sentimentos negativos para a gestante. No Brasil, programas como o Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento, ajudam a sistematizar sistemas de saúde para que diminuam os acontecimentos de VO trazendo um momento de bem estar e protagonismo para a mulher. Objetivo Geral: Descrever através da literatura como a violência obstétrica impacta as parturientes. Metodologia: Estudo de revisão bibliográfica descritiva, sendo que a coleta de dados se deu nas plataformas científicas digitais (SCIELO,EBSCO), onde foram selecionados 283 artigos inicialmente e incluídos após a análise 10 destes para a discussão. Resultado: Foram analisados os artigos que apresentavam semelhança entre os resultados da temática escolhida, sendo constituída duas categorias de fragilidade. Categoria 1: Abusos físicos e a objetificação da mulher; Categoria 2: Repercussões psicológicas advindas da violência obstétrica. Conclusão: A maioria dos estudos já publicados demonstrou que as parturientes sofrem violências psíquicas que afetam não só a gestante, mas o trabalho de parto em si, além de afetar a relação da mãe com o recém-nascido que vivencia o sentimento de medo, desamparo e vulnerabilidade, gerando a sensação de solidão e insegurança. Sendo assim, se faz necessária uma transformação profunda no modelo assistencial para que haja uma relação mais segura e prazerosa para as gestantes. Palavras-chave: Violência Obstétrica. Abuso Psicológico. Parto Humanizado.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância da comunicação eficaz no ambiente hospitalar
    (2022-06-22) Linhares, Daiane; Tozzo, Emilene goreti; Silva, Lucymara ferreira
    Introdução: Garantir a segurança do paciente é o objetivo da comunicação efetiva entre os profissionais da saúde, visto que, a comunicação ineficaz está entre as causas-raízes de mais de 70% dos erros que geram eventos adversos ao paciente. Objetivo: Identificar na produção científica a importância da comunicação efetiva no âmbito hospitalar no período de 2017 a 2022. Metodologia: Pesquisa de revisão bibliográfica, por meio das plataformas digitais Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e EBSCO, resultando em 12 artigos que atingiram o propósito deste estudo. Resultados e Discussão: destacam-se algumas estratégias sugeridas para aprimorar o processo de comunicação interna: técnicas de padronização de passagem de plantão, uso de ferramentas que auxiliam na continuidade do cuidado seguro do paciente após transferência de setor, elaboração de documentos formalizados e Procedimentos Operacionais Padrão (POP), experiência com Rounds interdisciplinares que possibilitam um processo participativo entre equipes, além do uso de recursos de tecnologia, como aplicativos de troca de mensagens que são facilitadores quando se fala em otimizar o tempo de resposta dentro do processo de comunicação. Conclusão: A comunicação entre as equipes em qualquer momento da terapêutica do paciente repercute diretamente na sua segurança, e para isso se faz necessária a implantação de processos padronizados de comunicação na transferência do cuidado, visando através dessas iniciativas, reduzir a informalidade da comunicação, que muitas vezes é causa de erros e eventos adversos que comprometem a segurança do paciente.