Especialização em Metodologia da Educação à Distância
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Especialização em Metodologia da Educação à Distância por Assunto "Educação a distância"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso aberto Alguns apontamentos sobre a avaliação da aprendizagem na educação a distância(2007) Pamplona, Maria TeresinhaA educação a distância é considerada por muitos a metodologia de ensino do momento. Graças a fatores como a globalização, houve um despertar das potencialidades da internet para a educação, pois o interesse pelos computadores e a sua influência na sociedade cresceram de forma acentuada. Dessa forma, a EaD surge como alternativa na busca de novas soluções, já que o ensino tradicional em nosso país não consegue atingir toda a demanda de formação e atualização profissional existente. Nesse contexto, a avaliação da aprendizagem tem grande relevância, tendo o condão de possibilitar a verificação das metas e objetivos traçados pelos cursos não-presenciais. Sendo assim, a presente monografia busca apresentar alguns conceitos que possam definir a avaliação da aprendizagem, a partir de uma pesquisa bibliográfica acerca de sua história, além da identificação das suas funções e objetivos. Também, faz apontamentos sobre alguns aspectos conceituais e legais da educação a distância, suas características, vantagens e desvantagens. Por fim, realiza uma análise da avaliação da aprendizagem na EaD, por meio da discussão de seus fundamentos e de sua abordagem metodológica e função formativa. Demonstra-se assim, que a avaliação deve possibilitar o comprometimento do aluno com o conteúdo ministrado, independentemente da modalidade de ensino, sendo o componente primordial da aprendizagem. Portanto, qualquer modelo de avaliação posto em prática deve acompanhar cada passo desse processo, já que os resultados alcançados vão ser comparados com os objetivos propostos, a fim de se constatar progressos, dificuldades e reorientar o trabalho para as correções que se fizerem necessárias.Monografia Acesso aberto A biblioteca universitária da Unisul e a educação a distância(2007) Vicari, Sabrina RosaO aumento dos cursos a distância nas Instituições de Ensino Superior, tem obrigado às bibliotecas universitárias a implementarem seus serviços para atender seus alunos, que, mesmo à distância, possuem necessidades informacionais para elaborar trabalhos acadêmicos. Neste contexto questiona-se o papel do bibliotecário, da biblioteca universitária e seus serviços para o atendimento a essa demanda. Através de uma pesquisa realizada na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), com turmas dos cursos de especialização à distância, este trabalho se propõe a identificar quais os serviços estão sendo oferecidos pela Biblioteca da Unisul ao aluno de educação a distância (EAD) e dar sugestões para seu aperfeiçoamento. Além disso, este estudo procura verificar, através de aplicação de um questionário se os alunos procuram os serviços da biblioteca no momento de realizar uma pesquisa acadêmica.Monografia Acesso aberto A contribuição da produção audiovisual na EAD(2010) Giron, SérgioDistance learning is growing every day. It is gaining more space and respect in the educational scenario. By joining actors who are geographically separated through the information technology and communication, distance learning has been placed at the forefront of the teaching-learning process. The contemporary society produces an infinite amount of images on daily basis and it is increasingly based on that every day imagery production. In Distance Learning, TIC support education through virtual learning spaces, they create the possibility of interaction and interactivity by intensive teleconference, videoconference, multimedia operating systems and they also show internet videos more frequently. This research, identify the audiovisual production performed within Distance Learning, in their generations and, especially, in the fourth generation online environment. The educational process, despite all of the advances and new educational theories, is still strongly rooted in the academic text. Due to the students’ requests, Distance Education Institutions are increasingly offering audiovisual integration in their teaching strategies, through synchronous and asynchronous activities. This monograph examines, through qualitative research, the students´commentation from the undergraduation course in Technology about Technology Management at the Virtual Unisul, 2010. It started from the institutional self-assessment (IS) under the use of images requested by the students and the available videos at the virtual rooms in the Virtual Learning Space (VLS). The investigation on how the audiovisual might contribute to DL also seeks to bring some viable and practical genera for distance learning institutions and contribute to better explore their potential. Picture and sound along with narrative strategies that blend TV and movies techniques are exponentially powerful, but, they must fit the narrative time needed for learning and the conditions that Internet allows to the students. A major challenge for distance education is to find out its own visual language, in order to use other styles without reproducing them.Monografia Acesso aberto Disciplina a distância para cursos de graduação presenciais: o planejamento de uma disciplina de expressão gráfica digital para o curso de design gráfico(2006) Heidrich, Felipe EtchegarayA Educação a Distância tem se apresentado como uma modalidade de ensino que facilita e viabiliza a continuidade na qualificação de todos os tipos de profissionais, por eliminar barreiras tradicionais de tempo e espaço. Neste sentido, acredita-se que o oferecimento de disciplinas a distância em cursos de graduação presenciais contribui na preparação dos estudantes para uma modalidade de ensino que cada vez mais possibilita uma atualização constante de conhecimentos tornando-os assim profissionais mais preparados para uma sociedade em permanente mudança. Sendo assim, o presente estudo descreverá como pode ser realizado o planejamento da inclusão de uma disciplina a distância para um curso de graduação presencial, especificando e descrevendo as suas etapas de desenvolvimento. Além desta descrição, o estudo, irá apresentar uma proposta de projeto especifico para a inclusão de uma disciplina a distância de Expressão Gráfica Digital em um curso presencial de graduação em Design Gráfico.Monografia Acesso aberto Interação em ambientes virtuais de aprendizagem : a implantação do EAD no TRE-SP(2009) Silva, Patrícia Quintas Silvestre daThis article describes some precautions to be taken is to create a Virtual Learning Environment. The article involves issues such as choice of platform and tools it offers, the care-student interaction in the interface, until the graphic design of the page. These criteria should be developed aiming to always provide the teacherstudent interaction. However, only the environment is not a synonym for development of learning where teacher and student are not willing to work in this new mode of teaching. The article finally presents the experience of deploying a virtual environment in TRE-SP and describes the care taken in the theoretical foundation presented.