Psicologia
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Navegando Psicologia por Assunto "adolescência"
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Artigo Científico Acesso embargado A compreensão da Psicologia sobre identidade de gênero e orientação sexual na infância e adolescência: uma revisão integrativa(2022-12-07) Nora, Giovanna Ferreira Pinheiro dos Santos; Gomes, Isabelli ParizNa sociedade em que vivemos, os temas identidade de gênero e orientação sexual ainda são tratados como tabu, principalmente entre crianças e adolescentes, que passam por uma grande fase de conflitos internos e externos para descobrir quem são, o que gostam e qual seu lugar na sociedade. Dentro deste cenário, encontra-se um grande conflito sobre sexualidade e aceitação de si, e a expectativa da aprovação de seus familiares. No Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, 1990) considera criança o indivíduo com idade inferior a 12 anos, e adolescente quem está entre 12 e 18 anos, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2007), considera que a adolescência vai dos 10 aos 19 anos. O presente trabalho se trata de uma revisão integrativa, realizada através de artigos encontrados na Biblioteca Virtual em Saúde Brasil (BVS). Para tanto, como referencial teórico, foi utilizada a visão da Psicologia e as teorias mais recentes sobre o Desenvolvimento Humano, tendo como pergunta norteadora “como se configuram os conflitos presentes na infância e na adolescência relacionados à identidade de gênero e orientação sexual possivelmente presentes nessa fase do desenvolvimento?”, com o objetivo de compreender como a identidade de gênero e a orientação sexual em crianças e adolescentes são interpretados pela Psicologia. Através da interpretação e análise dos resultados, foi possível obter uma compreensão mais aprofundada das ações que ainda precisam ser trabalhadas na sociedade em termos de educação sexual e identidade de gênero. Foi observado que não são apenas as expectativas dos pais e familiares que moldam e influenciam de forma não parcial na identificação e nas escolhas dos jovens adultos, mas o contexto socioeconômico no qual estão inseridos, assim como o contexto social e cultural.Artigo Científico Acesso fechado Delinquência na Adolescência: contribuições da teoria de Winnicott(2021-12-07) Ferro, Dandara; Dias, LucasDurante a evolução humana, a figura da criança foi desconsiderada em suas particularidades, sendo expostas ao trabalho, exploração infantil, abandono e a exclusão social. Somente com o Estatuto da Criança e do Adolescente foi possível dar visibilidade a este grupo, ressaltando a proteção integral. Entretanto, este estudo apresenta uma leitura teórico-metodológica acerca da adolescência e a delinquência de acordo com a abordagem Winnicottiana. A delinquência na adolescência, é resultante das falhas em um ambiente que deveria ter sido acolhedor e suficientemente bom na constituição do indivíduo. O comportamento delinquente tem um significado inconsciente na tentativa de resgatar em outros objetos o amor e o afeto dos pais. Alguns elementos potencializam este comportamento, como a negligência, a violência familiar e a ausência de cuidados e estímulos que facilitem o bom desenvolvimento. Para isto, ressalta-se a importância da família como mediadora da criança e adolescente com a sociedade, pois é através dela que se dá o desenvolvimento completo e saudável.Artigo Científico Acesso fechado A percepção de educadores sobre o debate de temas tabus com adolescentes nas escolas(2021-11-08) Iodice, Carolina; Caetano, MarcellaAdolescência é um período marcado por diversas modificações, o educador tem papel de mediação das vivências dos jovens com novas experiências, neste contexto insere-se os temas tabus. Este trabalho tem como objetivo identificar a forma que os temas tabus, em especial morte e luto, educação sexual e identidade de gênero, são debatidos nas escolas, compreendendo os pontos em comum e destoantes sobre os assuntos a partir da percepção dos educadores e investigando como a relação entre eles reflete no cotidiano dos jovens. Trata-se de um estudo descritivo, de campo, qualitativo e transversal. Utilizou-se um questionário sociodemográfico, roteiro de entrevista semi-dirigida e o Procedimento Desenho-Estória com Tema. A coleta de dados ocorreu de forma online. A amostra foi composta por quatro professores, que no momento da coleta atuavam com estudantes do Ensino Médio. Identificou-se que os docentes acreditam que exista necessidade de debater temas tabus no âmbito escolar, que seu significado varia de acordo com as experiências dos adolescentes e que o isolamento é destacado como uma consequência em dois dos três temas tabus abordados. Concluiu-se que existe uma necessidade de expandir o conhecimento sobre a temática na Psicologia e que é necessário novos estudos na área para identificar o impacto do COVID-19 nas percepções dos educadores.Artigo Científico Acesso fechado Transgeneridade Infanto-juvenil e suas implicações ante o seio familiar: um estudo qualitativo sobre o olhar paterno-materno(2022-12-08) Domingues, Dandara Camélia da Silava; Bezerra, Thaysa Campos de SouzaEste trabalho vislumbra compreender as dificuldades e implicações que pais e mães de crianças e adolescentes trans vivenciam para acessarem a transgeneridade de seus filhos. Trata-se de um estudo de campo, descritivo, transversal e o método utilizado foi de cunho qualitativo. A amostra é composta por 4 participantes que foram contatados pelas redes sociais (Facebook, Instagram, WhatsApp e LinkedIn). Os dados foram analisados de acordo com a análise temática de conteúdo de Minayo. O campo investigativo evidenciou a importância do papel familiar na transitoriedade do desenvolvimento enquanto rede primária no reconhecimento de si, exercendo assim papel fundamental diante do fenômeno da transgeneridade desses filhos/a. Em paralelo, há dificuldades em visibilizar tais acessos em ambientes externos, onde direitos básicos não são atendidos ou sequer respeitados, como o uso do nome e pronome corretos. A partir disso, admite-se que visibilizar as dificuldades e desafios que pais e mães de crianças e adolescentes trans vivenciam para acessarem a transgeneridade de seus filhos é de suma importância para validar os cuidados e desafios desses pais e mães e aumentar a rede de apoio e produção de conhecimentos científicos acerca de tal grupo.Artigo Científico Acesso fechado Violência no namoro de adolescentes e jovens adultos: Uma revisão integrativa de estudos brasileiros(2021-11-18) Silva, Karina Diz; Silva, Luiza Laila FerreiraNos últimos anos a violência no namoro começou a ganhar maior visibilidade. Esse fenômeno é comum em relacionamentos de adolescentes e jovens adultos. Pesquisas mostram que no cenário internacional estudos nessa área estão aumentando. Essa pesquisa teve como objetivo realizar uma Revisão Integrativa de estudos sobre violência no namoro no Brasil nos últimos dez anos, com adolescentes e jovens adultos heterossexuais. Ao contrário do movimento internacional, no Brasil as pesquisas ainda são incipientes. Poucas pesquisas abordaram fatores de risco de predição do comportamento violento ou de vitimização. Assim como também tiveram poucos estudos sobre programas de intervenção. O ciúme foi uma variável importante abordada em diversos artigos. Sugestões de pesquisas futuras e limitações do estudo foram discutidas.