Psicologia
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Navegando Psicologia por Assunto "Autismo"
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Artigo Científico Acesso fechado Estigmatização do transtorno do espectro autista : revisão sistemática de literatura(2021-12-08) BRASIL, Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência); CAMARGO, S. P. H. et al; CHRISTMANN, M; PAVÃO, S. M.; CONSTANTINIDIS, T. C. et al.; FERNANDES, AMARATO, C. A. H. F.;; GOMES, P. T. M. et al; LEÃO, LUSSI, I. A. O. A.;; MANUAL DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS:, DSM -5; ORRÚ, S. E.; SAMPAIO, MANCINI, M. C. R. F.;; SIFUENTES, BOSA, C. A. M.;; VOLKMAR, WIESNER, L. F.R.;; XAVIER, S. et al.O presente artigo tem por finalidade frisar as dificuldades, os desafios e as barreiras diárias enfrentadas por professores de alunos que possuem Transtorno do Espectro Autista e seus respectivos familiares e o quanto que as práticas educacionais e parentais contribuem e impactam no desenvolvimento do autista. Isso será observado por meio da identificação e do manejo das dificuldades de socialização, dos problemas de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e pelos comportamentos repetitivos e restritos comuns ao transtorno (FERNANDES; AMARATO, 2013). A pesquisa tem como foco principal, problematização e hipótese entender se o processo de estigmatização interfere na vida familiar e educacional de uma criança com TEA? Diante dessa pergunta, este estudo procura pensar em manejos viáveis para as particularidades que o transtorno exige, a fim de promover na criança um maior desempenho escolar e familiar, respeitando seu respectivo transtorno. Desse modo, o presente artigo tem os seguintes objetivos: discorrer sobre o quanto a estigmatização está presente no Transtorno do Espectro Autista, desde o diagnóstico dado à criança até as relações familiares e educacionais sobre o transtorno; apresentar as particularidades necessárias ao meio escolar, como formação especializada e manejo adequado aos professores que lidam com crianças autistas e descrever as dificuldades enfrentadas pelos pais no diagnóstico e no desenvolvimento da criança com Transtorno do Espectro Autista. A partir desse viés, concluímos o quanto tal transtorno é estigmatizado pela falta de informações e de preparo de pessoas na condução das particularidades exigida de todos que estão próximos a essas crianças (FERNANDES; AMARATO, 2013).Artigo Científico Acesso aberto Transtorno do espectro autista: principais formas de tratamento(2021) Cunha, Patrick Rodrigues da; Neto, Saulo Medeiros; Nascimento, Thais Simão; França, Uallyson César DiasO escopo desse projeto é a apresentação de diagnósticos do Transtorno do Espectro Autista – TEA, e também trabalhar com as possíveis formas de tratamentos disponíveis na atualidade, focando em cada uma delas e explicitando suas práticas. Um assunto de grande valia, que possivelmente abarca um grande público-alvo. O TEA é considerado um transtorno de neurodesenvolvimento e várias são as formas tratáveis, além das formas de intervenções, cada uma com sua importância e adequação individual para cada caso. Falar sobre cada tópico detalhado foi a prioridade desse projeto. Os principais exemplos de tratamentos abordados nesse projeto seria a ciência ABA e os métodos de aplicação, foi usado o DSM 5 para ampliar as formas de diagnosticar o TEA.