Jornalismo
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Jornalismo por Assunto "audiovisual"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Paper Acesso fechado Jornal Lambisgoia - Uma forma diferente de se informar(2024-06) SOARES,, Ana Clara de SouzaNos últimos anos, o Jornalismo tem enfrentado uma série de desafios, impulsionados, principalmente, pela rápida evolução da tecnologia e das mudanças nos hábitos de consumo de informação. Diante dessas variáveis, estamos imersos na era da disseminação de desinformação, que também impulsiona a emergência de novos formatos no exercício do jornalismo. Desenvolver um trabalho com a finalidade de prover informações e esclarecer sobre os direitos e deveres de minorias desfavorecidas é utilizar o jornalismo como ferramenta para que as pessoas possam compreender o sistema de regras que regem um país e se mobilizem para reivindicar por mudanças que garantam uma sociedade mais democrática (PATRÍCIO; BATISTA, 2015, p.114–123 ). O relatório técnico vigente, respectivo à proposta jornalística do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), indaga como o exercício do Jornalismo, durante os séculos, tem sofrido alterações e, consequentemente, acaba por ser alvo de perda de interesse e a credibilidade do público. Neste sentido, muitas problemáticas se apresentam e nos fazem pensar: a) como tornar a informação mais acessível e atraente?; b) Atualmente, qual o melhor formato para informar?; c) É possível usar o humor para informar com credibilidade? Como consequência, nasce o “Lambisgoia” um jornal independente - em formato de vídeos entre 5 a 10 minutos, postados semanalmente na plataforma de vídeos Youtube, com recortes para as duas redes sociais visitadas atualmente no mundo - Tiktok e Instagram -, que visa desformalizar as maneiras de se fazer notícia, buscando maior autenticidade e despertando maior interesse no público para temas diversos. O produto digital é de fácil acesso, disponível nas plataformas YouTube, Instagram e TikTok. Qualquer pessoa interessada em discutir mais sobre o universo cultural e desenvolver o pensamento crítico sobre o assunto pode acessá-lo, de forma divertida e diferente. Daí vem o slogan do produto jornalístico: “Uma forma diferente de se informar”.