Jornalismo

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 18 de 18
  • Vídeo Acesso aberto
    Jornalismo e entretenimento: entrevista com Fátima Bernardes
    (2022-12-12) Diniz, Rafael Nasta
    Este Relatório Técnico-Científico apresenta as etapas para a realização da entrevista audiovisual com a jornalista e apresentadora Fátima Bernardes, produto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Jornalismo. Partindo da indagação: o que leva profissionais bem sucedidos, a exemplo de Fátima Bernardes, decidirem migrar do hard news para formatos mais leves? Parte-se para um debate teórico sobre jornalismo, entretenimento e suas interrelações. Em seguida, descreve-se a entrevista feita com a jornalista, que reflete sobre os desafios após deixar a bancada do Jornal Nacional, o principal telejornal brasileiro, para se dedicar à apresentação de programas com formatos mais leves, que mesclam informação e entretenimento. Apresenta-se ainda um relato reflexivo da experiência na execução do TCC e as considerações finais acerca do produto.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Herança digital - como proceder sem uma legislação vigente
    (2022-12-09) Luciano, André Stehling; Santos, Ingrid Gabrielle Rodrigues; Santos, Guilherme Augusto Dias dos
    Este trabalho de conclusão de curso resultou em uma reportagem que aborda o tema da herança digital. Para compreender o tema e suas implicações, a reportagem multimídia ouviu os advogados Jhonathan Vinícius, Laura Cardinalli Nazaré e Idalice Cristina de Menezes Sá, que abordam diferentes aspectos da herança digital em nosso país, como o tema é visto atualmente, como se dá a repartição de herança tradicional e a repartição de bens tanto materiais quanto digitais, se a partilha pode ser feita ainda em vida e também sobre a falta de uma lei vigente para o assunto no Brasil. A reportagem ouve ainda o social media e produtor musical Vinícius Oliveira, que explica o fenômeno das redes sociais, como se tornaram sinônimo de visibilidade na web e ferramentas de trabalho e, como o tempo, se transformam em bens digitais.
  • Monografia Acesso aberto
    Podcast Musicalize-se: roda de conversas sobre os rumos da música brasileira em um produto midiático
    (2022-12) Silva, Gabriela Leão; Barreto, Larissa Juliana dos Santos
    A chegada da internet fez com que os meios de comunicação sofressem grandes mudanças ao longo dos anos e os mesmos tiveram que se adaptar. A Rádio foi uma mídia que se adaptou constantemente a estas mudanças. E hoje, ela disputa espaço na audição dos ouvintes com o produto midiático que chamamos de podcast. Este trabalho mostra como foi o processo ao longo destas mudanças e os números que comprovam a eficácia do podcast em termos de audiência. Com a intenção de discutir, especificamente, conteúdos sobre a música brasileira. Para isso, produzimos um podcast chamado “Musicalize-se”, que visa compreender e analisar as fases da música e quais serão os rumos que ela irá tomar em um futuro próximo. Além disso, o podcast discute sobre os gêneros musicais que estão se reinventando e se adaptando às misturas musicais que “bombam” atualmente, devido às novas formas de consumo musical do público nas plataformas de hospedagem de música, denominadas streamings.
  • Monografia Acesso aberto
    Plano de comunicação LULOO: estratégicas para a empresa de produção modular, humanização de espaços e beneficiamento de chapas
    (2022-12-27) Santana, Ludmila R. Merçon
    Este trabalho de Conclusão de Curso (TCC) resultou em um estudo e planejamento de comunicação para a Luloo Espaços Modulares, uma empresa fabricante de estruturas off site, trailers corporativos, serviços de humanização de ambientes e beneficiamento de chapas. Na fundamentação teórica os conceitos de marketing, relações púbicas e jornalismo com o foco empresarial são desenvolvidos. Na segunda parte do trabalho vê-se um diagnóstico por meio de entrevistas com o corpo de gestão, colaboradores, cliente e parceiro, esforço este que trouxe informação qualitativa necessária à construção de um plano de comunicação para os próximos dois anos, contendo mix de ferramentas ideais e cronograma de ações. Por fim, são dispostas as formas de controle e medição de resultados para avaliação da eficácia dos trabalhos realizados e ajustes de curto prazo buscando melhoria constante.
  • Estudo de Caso Acesso fechado
    Transformação digital no jornalismo de moda - estudo de caso do portal Garotas Estupidas
    (2022-12-19) Zuppo, Caroline Constance Ragi
    Esta monografia analisa o impacto das mídias digitais na linguagem jornalística e na produção jornalística das redações, abordando especificamente o jornalismo de moda, com foco no estudo de caso do site www.garotasestupidas.com.br. O comportamento do jornalismo digital e do jornalismo de moda, com o surgimento das novas tecnologias, cria formas de comunicação e a necessidade de estar online para estabelecer proximidade e engajamento com seu público. O site e as revistas de moda fazem uso das mídias sociais no processo de produção jornalística: atualização constante de conteúdo, mudanças na linha editorial do veículo e adaptação da linguagem do meio impresso para o virtual, além de produzir conteúdos exclusivos para plataformas digitais como: Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, LinkedIn e Tiktok. Este estudo realiza uma análise para compreender as mudanças na transformação digital no jornalismo de moda, devido ao advento das mídias digitais na forma de reportar na internet.
  • Monografia Acesso aberto
    Cultura do cancelamento: o caso Monark
    (2022-12) Amorim, Pedro Vinicius Alves
    A cultura do cancelamento é uma realidade que a sociedade contemporânea assiste e presencia neste século. Esse movimento que ganhou força acontece principalmente nas redes sociais e com mais vigor quando aplicado em figuras públicas. Dessa forma o presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) busca apresentar quais as consequências do cancelamento para uma figura pública. A partir da fundamentação teórica se observa como surge esse movimento e como ele se desenvolve e os autores trazem diferentes perspectivas, apresentando o que eles consideram como prejudicial a respeito do tema. Além disso, é realizado um estudo de caso com a intenção de definir quais consequências foram impostas à figura pública. Por fim, é feito um relatório mostrando quais foram os impactos que a figura pública recebeu devido ao cancelamento.
  • Monografia Acesso aberto
    No limite da notícia: a cobertura da imprensa no caso Bárbara Vitória
    (2022-12-17) Rocha, Hiago Davi Reis da
    O produto deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é o documentário jornalístico No Limite da Notícia – A cobertura da imprensa no caso Bárbara Vitória. O documentário traz relatos de repórteres que participaram da cobertura jornalística para traçar uma análise, pela ótica dos próprios profissionais, sobre sensacionalismo na abordagem do caso e os limites na cobertura de uma tragédia. Neste relatório técnico, faz-se uma discussão teórica sobre Jornalismo Policial, sensacionalismo, ética, além de identificar aproximações entre documentário e jornalismo, e apresenta-se o projeto executivo e os relatos de experiência durante a produção.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Fanzine: jornalismo político: a cobertura jornalística de mulheres na política
    (2022-12-07) Ferreira, Kelly Cristina
    O presente relatório técnico apresenta o produto fanzine, intitulado “A cobertura jornalística de mulheres na política”, que aborda questões históricas do direito da mulher ao voto. Desde o sufrágio no Brasil até a sua presença na cobertura jornalística política. O maior desafio que essas mulheres enfrentam diariamente é o assédio, seja ele moral ou de cunho sexual. Principalmente, quando se trata de mulheres negras, além de ofensas que tentam descredibilizar a luta antirracista. Portanto, foram feitas várias pesquisas e leituras a fim de promover uma reflexão sobre os desafios que essas profissionais sofrem diariamente. Além de entender todo o processo de origem do fanzine e como ele ficou mundialmente conhecido por sua facilidade de reprodução e pela democratização das informações, que através de seus leitores se tornaram editores em potencial. E, mesmo com a chegada da era digital, os fanzines ganharam espaço no mundo virtual, dando continuidade à sua produção artística.
  • Paper Acesso aberto
    WEB-REPORTAGEM: técnicas de SEO revolucionam jornalismo na web
    (2022-07-06) Araújo, Rodolfo Vilo
    Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) resultou na reportagem: “Técnicas de SEO revolucionam jornalismo na web”, que busca compreender qual o papel das técnicas de Search Engine Optmization (SEO) nas produções jornalísticas para web. As dinâmicas da produção e veiculação das produções jornalísticas digitais têm sido alteradas pela mediação e utilização das técnicas de otimização em motores de busca. Nesse sentido, a reportagem mostra como os jornalistas estão interpretando essas novas técnicas, se elas estão sendo utilizadas dentro das notícias e como as métricas e os algoritmos influenciam as decisões editoriais. Ademais, traz um olhar sobre o processo de reconfiguração nas produções jornalísticas e nos veículos de comunicação, a partir da visão de três jornalistas com funções editoriais em grandes veículos de Minas Gerais. Em especial, os profissionais analisam os processos nos seus locais de trabalho, a utilização do SEO em suas produções, como a linha editorial é influenciada por essas técnicas, o monopólio do Google e projeções para o futuro do jornalismo digital.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Futebol amador: a vida por trás do campo
    (2022-07) Andrade, Herney Gomes de
    Em Belo Horizonte, o futebol amador está sempre em alta com competições distribuídas por várias regiões da cidade. Além de ajudar a incentivar a prática esportiva, outro fator importante é o desenvolvimento social que proporciona às comunidades. Neste sentido, surgiu o questionamento sobre como os empreendimentos localizados ao redor dos campos sobrevivem, como é feita sua manutenção, como o empreendedor explora a quantidade de jogos aos finais de semana e como é realizada a captação de recursos? A partir daí, foi construída uma fotorreportagem que buscou compreender como o campo ajuda a fomentar e manter estes estabelecimentos vivos por muitos anos. Este trabalho apresenta a visão de dois personagens que possuem empreendimentos distintos no mesmo campo, mas, indiretamente, acabam se ajudando em um contexto geral. O fotojornalismo possibilita enfatizar a virtude de grandes histórias de diversas maneiras, focando em um público que possivelmente não ocupa os holofotes.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Uso de dados traz precisão ao jornalismo esportivo
    (2022-07-06) Vieira, Thyago Henrique de Melo
    O avanço tecnológico facilitou e intensificou a utilização de dados na área do jornalismo esportivo. Dessa forma, o presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que resultou na reportagem "Uso de dados traz precisão ao jornalismo esportivo", busca apresentar como os jornalistas estão utilizando os dados para fundamentarem suas opiniões, comentários e análises. A partir da fundamentação teórica, demonstra-se que as técnicas do jornalismo de dados podem ser utilizadas de diferentes modos. Nesse sentido, os profissionais entrevistados relatam, na reportagem, suas experiências com dados, as ferramentas que utilizam para coleta, armazenamento e análise, os benefícios da prática para os jornalistas e para o consumidor, e traçam uma perspectiva futura quanto ao uso de dados por parte do jornalismo de esportes. Além disso, é feita uma análise do blog Espião Estatístico, do GloboEsporte.com, com o objetivo de expor como o veículo utiliza os dados nos produtos entregues ao público. Por fim, mediante a observação de três transmissões de futebol realizadas em décadas distintas, busca-se verificar se houve aumento do uso de dados estatísticos nesses produtos no decorrer dos anos.
  • Paper Acesso aberto
    Reportagem: Esporte vs Entretenimento: Crescimento de torcedores de futebol americano é facilitado pela internet e aplicativos, mas segundo especialistas, não significa impacto direto da prática esportiva no país
    (2022) Francisco, Ferreira, Gabriel
    O presente relatório técnico apresenta os processos relacionados à grande reportagem: “Esporte vs Entretenimento: mais torcedores significa mais times no Brasil?”, que se propôs a debater, depois de trinta e seis anos da chegada do futebol americano às praias cariocas, se as plataformas streaming auxiliaram na adesão do público torcedor dessa modalidade esportiva norte-americana praticada no Brasil, uma vez que dados da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) contabilizam 18 mil federados entre a 1ª e 2ª divisão dos seus respectivos campeonatos. Para a execução da reportagem, foram aplicadas as técnicas e aprendizados ao longo do curso de jornalismo, como entrevistas, checagem, documentação e apuração para a transcrição da referida pauta.
  • Monografia Acesso aberto
    JORNALISMO JURÍDICO: O desafio de traduzir o direito em uma linguagem acessível
    (2022) França da Silveira Júnior, Luciano
    Esta monografia tem como objeto de pesquisa a análise de matérias jornalísticas relacionadas ao direito, publicadas em veículos de comunicação especializados no segmento denominado jornalismo jurídico, tendo como escopo avaliar se os textos utilizam linguagem de entendimento acessível ao público em geral. O trabalho apresenta a conceituação de jornalismo especializado e aborda as peculiaridades da terminologia jurídica, marcada por vocábulos técnicos inerentes à conceituação dos estatutos definidos pelo direito. O tema apresenta interesse público e social, ao se considerar que o sistema jurídico impacta a vivência cotidiana das pessoas, como um tipo de demanda informativa relevante para o exercício da cidadania e otimização da solução pacífica de conflitos, os quais estão presentes na sociedade moderna nas suas mais variadas matizes. A pesquisa perpassa pela análise de conteúdo de publicações dos portais Conjur e Jota, avaliados mediante amostragem, se é possível verificar a presença de “tradução” jornalística que torne os textos acessíveis a leitores sem conhecimento específico do direito. O trabalho objetiva também formular proposições sugestivas, a fim de estimular a tradução e a mediação jornalística, visando à transposição de uma linguagem ordinariamente hermética como a do direito — frequentemente permeada por jargões — para textos simples, atraentes e compreensíveis ao leitor comum.
  • Paper Acesso aberto
    Jornalistas com deficiência no mercado de trabalho: Uma narrativa de intimidade instrutiva sobre a invisibilidade de jornalistas com deficiência nos ambientes acadêmicos e corporativos
    (2021-12) Rocha, Flávia; Dias, Kathiane; Zamboni, Natália
    O escopo de análise deste trabalho é a produção de uma experiência de jornalismo em primeira pessoa no formato multimídia sobre a invisibilidade de jornalistas com deficiência no mercado de trabalho. O propósito principal é realizar um debate sobre o tema, por meio da escuta e troca de experiências com profissionais que atuam ou atuaram nas mídias tradicionais da capital mineira. Ao fim da construção do produto, percebemos que ainda existem muitas barreiras para que os/as jornalistas com deficiência consigam, de fato, entrar e permanecer no mercado de trabalho. Além disso, ainda se faz necessária a discussão do assunto para que esses profissionais sejam vistos pela sua capacidade, e não pela sua condição.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    “Viver com HIV não é crime”: Uma análise crítica do discurso no emprego das terminologias sobre as pessoas que vivem com HIV
    (2020-12) Ribeiro, Igor
    Este artigo tem como seu referencial teórico a Análise Crítica do Discurso (ACD) fundamentada a partir dos trabalhos de Fairclough (2001 e 2005). Com base nessa perspectiva, ele analisa, à luz da Teoria Social do Discurso, o estigma social presente nas terminologias utilizadas no contexto das pessoas vivendo com HIV em três textos jornalísticos publicados em dois momentos da história no jornal Folha de São Paulo: no ano de 1983, quando a AIDS passou a ser noticiada no Brasil; e em 2021, o ano em que esta pesquisa foi desenvolvida, após uma afirmação feita pelo Presidente da República associar casos de AIDS à vacinação contra Covid-19. A pesquisa mostra como era representada a pessoa que vivia com HIV no início da epidemia desta doença e compara as terminologias utilizadas para representá-la nos dias de hoje, o que ainda se mantém do estigma que reforça o preconceito social no qual estes indivíduos estão inseridos. O objetivo é mostrar como o preconceito com essa IST está construído e como ele ainda é lido nos dias de hoje, se propondo a ser um convite ao debate sobre o que precisa ser aprendido para que as pessoas vivendo com HIV possam conviver de forma mais segura em todos os âmbitos que ainda são impactadas pela sua condição sorológica.
  • Paper Acesso aberto
    Pobreza Menstrual
    (2021-12) Zilah, Débora; Santiago, Francielly; Carvalho, Isabela; Ferreira, Luiza
    O presente trabalho busca explicitar e conscientizar por meio de pesquisa bibliográfica, bem como, qualitativa dedutiva, como a pobreza menstrual pode impactar a vida de meninas, mulheres e pessoas que menstruam. Devido à carência de conhecimento, recursos e infraestrutura para que tenham plena capacidade de cuidar da sua menstruação, um fenômeno complexo e multidimensional, que impacta a vida de centenas de pessoas dentro da sociedade. Para isso, examina relatórios divulgados pela UNICEF, documentos, artigos científicos e analisa de forma ampla a realidade brasileira. A fim de esclarecer sobre essa temática que ainda é cercada de tabus, escassez de dados e desinformação. Em seguida, verifica-se a saúde e os direitos menstruais de acordo com as perspectivas e iniciativas da esfera pública para a proposição de providências. Conclui-se que a falta de dignidade menstrual é um retrato da desigualdade social e consequência da negligência por parte das autoridades para garantia mínima da dignidade das pessoas que menstruam. Ao final, as informações coletadas em áudio são disponibilizadas em formato de podcast, uma das modalidades de um produto jornalístico audiovisual, tendo em vista a facilidade de acesso e aprendizado eficaz que este pode proporcionar.
  • Vídeo Acesso aberto
    Reportagem Audiovisual : O impacto das fake news na vida das celebridades
    (2021-08-30) Figueiredo, Flávio; Ferreira, Patrick; Santos, Tawany
    Este trabalho trata do impacto das fake news na vida de personalidades públicas e discorre sobre como a conscientização do leitor/telespectador/internauta é importante para quebrar essa cadeia de desinformação. Optou-se pelo formato reportagem, cujo produto foi um vídeo, produzido a partir das entrevistas do influenciador digital Felipe Neto ao Jornal Nacional, em 2020, e do cantor Michael Jackson ao programa de Oprah Winfrey, em 1992. As cenas selecionadas de cada programa foram editadas de acordo com o gênero audiovisual jornalístico, incluindo entrevistas com um psicólogo e um jornalista, gravações para a apresentação da reportagem, locuções em off, imagens midiáticas sobre o tema e dicas para a verificação de fatos. O objetivo foi trazer ao público o ponto de vista das celebridades sobre as notícias falsas divulgadas sobre elas, mostrando que essas ações causam graves problemas às vítimas, além de punição penal aos responsáveis, para evidenciar a importância da checagem de informações antes de repassar uma notícia.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Racismo e mídia: pesos iguais e medidas diferentes: Análise de notícias dos portais G1 e R7 sobre a abordagem jornalística de acordo com a cor da pele e a condição social
    (2021-07-12) Osório, Marcos
    Este artigo teve como objetivo confirmar se o tratamento dado pela mídia brasileira a negros e brancos, e a pessoas de condições socioeconômica diferentes, é desigual. Mais exatamente, como dois grandes portais de notícias – o G1 (Rede Globo) e o Portal R7 (Record), ambos de abrangência nacional – tratam os envolvidos em ocorrências criminais iguais ou parecidas, quando possuem cor de pele e classe social diversa. Ou seja, pretende-se confirmar se são “pesos iguais e medidas diferentes”, ou não, a partir da análise do discurso dos produtos jornalísticos selecionados. As categorias escolhidas foram os índices de avaliação (KOCH, 1992), o vocabulário usado para se referir aos suspeitos (MAINGUENEAU, 2008), e as referências à sua condição socioeconômica, juntamente com a observação crítica das imagens apresentadas. Após as análises das dez reportagens selecionadas, cinco em cada um dos dois portais, veiculadas entre 2015 e 2021, concluímos que esses programas noticiosos, de forma tanto implícita quanto explícita, referem-se de modo depreciativo aos suspeitos de raça negra e de classe socioeconômica mais baixa. Ao mesmo tempo, parecem preservar, por meio da escolha vocabular e das imagens, suspeitos de delitos parecidos, mas que têm a pele branca e melhor condição financeira.