Educação Física e Esporte
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Navegando Educação Física e Esporte por Assunto "Natação"
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Monografia Acesso aberto Método pilates para o treinamento de nadadores: uma proposta de exercícios para cada nado(2011) Silva, Daiana Bezerra daO crescente aumento do nível técnico dos nadadores tem exigido inovações na área de treinamento. O objetivo desse estudo foi selecionar os exercícios do método Pilates mais adequados ao treinamento de nadadores, relacionando a musculatura envolvida nos nados com exercícios específicos de Pilates. Caracteriza-se quanto ao objetivo como uma pesquisa exploratória. Foram selecionados 80 exercícios, sendo cinco exercícios por aparelho para cada estilo. Os exercícios foram propostos visando o fortalecimento da musculatura trabalhada e o gesto motor de cada nado. Da mesma forma que na natação, os exercícios do método Pilates têm uma ativação constante da musculatura abdominal, respiração controlada, e alinhamento, controle e fluidez corporal. E os princípios do Pilates: centro, respiração, concentração, precisão, alinhamento, controle e fluidez, são o grande paralelo do método com a natação e podem proporcionar, por suas semelhanças, melhor desempenho dos atletas. Para a seleção e descrição dos exercícios optou-se pelos aparelhos tradicionais do Método Pilates: Reformer, Cadillac, Barrel e Chair. Sugere-se o desenvolvimento de um estudo experimental que busque aplicar e testar a eficácia do Método Pilates como treinamento complementar para nadadores de nível competitivo, com testes posturais, de flexibilidade, força, coordenação motora e equilíbrio antes e depois da aplicação do treinamento por um período pré determinado e explanação dos resultados obtidos no testes.Monografia Acesso aberto Percepção dos professores de natação da grande Florianópolis sobre a utilização de boias em crianças na fase de adaptação ao meio líquido(2011) Etchepare, Julia TascaDesde o nascimento, o bebê tem seus reflexos no meio liquido por relembrar sua existência durante a gestação. A natação é descrita como uma das melhores atividades físicas capazes de realizar um bom desenvolvimento motor e psicomotor da criança. Este estudo teve como objetivo investigar a percepção dos professores da grande Florianópolis sobre a utilização de bóias em crianças na fase de adaptação ao meio liquido. Os participantes deste estudo foram 10 professores de natação atuantes no processo ensino-aprendizagem de crianças. O instrumento utilizado foi um questionário criado e validado para o proposto estudo, através dos resultados desta pesquisa observou-se que a maioria dos profissionais são experientes, trabalham a mais de dez anos nas instituições da Grande Florianópolis, e não utilizam bóias em suas aulas de natação. Os profissionais usam em suas atividades de ensino outros materiais, tais como as plataformas de redução de profundidade, como material de segurança e locomoção, facilitando a adaptação ao meio liquido. Na percepção dos professores entrevistados, as bóias causam alguns vícios; como insegurança, dificuldade de mergulhar; movimentos dos membros superiores e inferiores descoordenados; falta de autoconfiança e principalmente a péssima flutuabilidade, que segundo os professores são levados para as fases seguintes do aprendizado. Quanto às vantagens e desvantagens com relação à utilização de bóias, a grande maioria observou como desvantajoso o uso das mesmas, sendo que a única vantagem relatada pelos professores e alguns indecisos sobre a sua utilização, seria que a bóia traz segurança tanto ao aluno como ao professor.