Psicologia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Psicologia por Assunto "ambiente escolar"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso aberto As contribuições da psicologia frente aos desafios de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) na escola(2024-07) MOREIRA, Rayane Kevellem Marques; HILARINO, Marlene Pereira Silva; OLIVEIRA, Caroline Rodrigues deO presente artigo relata sobre as contribuições da psicologia frente aos desafios de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) na escola. Para isso, foi realizada uma revisão na literatura, utilizando-se trabalhos teóricos e artigos científicos sobre o que é o TDAH, quais são suas características e manifestações comportamentais, identificação e diagnóstico do transtorno, bem como as implicações no ambiente escolar. Além disso, a pesquisa aponta quais são as intervenções psicoterapêuticas no viés da Terapia Cognitivo-Comportamental, combinando tratamento multimodal e o apoio multidisciplinar, com participação ativa da família, escola e profissionais da área de saúde, diante da problemática. Por fim, justifica-se a relevância do tema para compreender o TDAH e propor intervenções psicoterapêuticas e técnicas de modificação de comportamento para minimizar os desafios enfrentados pelas crianças com TDAH no ambiente escolar.