Psicologia

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 13 de 13
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) no ensino fundamental: diagnóstico ou rótulo?
    (2023-12) SANTOS, Franciely Stephany Franco Lopes; DUARTE, Juliana Alves; SANTOS, Vanessa Luane Rodrigues dos
    O estudo aborda o desafio do diagnóstico e tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) no contexto do ensino fundamental. As autoras discutem a prevalência do TDAH no Brasil, divergências de opinião sobre se o diagnóstico do transtorno e as implicações do rótulo associado a ele, e a importância de um tratamento preciso. Além disso, o texto descreve a metodologia utilizada em um estudo sobre o tema e fornece informações sobre a história e características do TDAH. Ao final, destacou-se a diferença entre diagnóstico e rótulo, enfatizando a importância de abordar o TDAH com cautela para não prejudicar o desenvolvimento da criança.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Terapia cognitivo-comportamental no tratamento de obesos com transtorno da compulsão alimentar.
    (2023-12) SILVA, Yara Antunes da; ALVES, Gabriela Crimber Nantes; SOARES, Janaina Couto
    O presente trabalho de conclusão de curso se propôs a investigar o papel da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) no tratamento de indivíduos adultos obesos diagnosticados com o Transtorno da Compulsão Alimentar (TCA). A obesidade e o TCA são desafios complexos de saúde que frequentemente coexistem, resultando em implicações físicas e psicológicas significativas. A TCC, uma abordagem terapêutica amplamente reconhecida, oferece ferramentas valiosas para abordar tanto os aspectos comportamentais quanto os cognitivos dessas condições. Este estudo busca revisar a literatura existente, analisar intervenções de TCC específicas para essa população e avaliar sua eficácia na redução da compulsão alimentar, na promoção de mudanças de comportamento disfuncionais e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes. O objetivo final é fornecer insights e recomendações que possam orientar a prática clínica e aprimorar as abordagens terapêuticas para indivíduos que enfrentam a complexa interseção da obesidade e do TCA. Dessa forma, a pesquisa contribui para aprimorar as abordagens terapêuticas disponíveis e oferecer um caminho mais eficaz para a recuperação e o bem-estar desses indivíduos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Os impactos psíquicos causados pelo abuso sexual em crianças e adolescentes e o atendimento do CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) em Itatiaiuçu
    (2023-12) SILVA, Ana Leticia Drumond; OLIVEIRA, Gabrieli Larice de; SILVA, Jessica Tauane da
    O abuso sexual de crianças e adolescentes é uma questão grave e alarmante que afeta inúmeras vidas. É de extrema importância sensibilizar a sociedade sobre essa problemática, promovendo a prevenção e oferecendo apoio às vítimas. O presente artigo apresenta o conceito de trauma através de abordagem psicanalítica e apresenta, quais os impactos na saúde psíquica da criança e adolescente após serem violadas sexualmente e como as vítimas lidam com o ocorrido. Destaca a importância do apoio oferecido pelas redes de assistência, como do Protocolo de atendimento dos serviços socioassistenciais de proteção social especial de média complexidade de Itatiaiuçu, do Manual de Instruções para o registro das informações especificadas da Comissão Intergestores Tripartite e do Projeto Político de Atendimento Socioeducativo de Itatiaiuçu e especialmente do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), que é um serviço especializado em atender públicos que possuem o seu direito violado, ou seja, que sofrem de violência sexual, física e psicológica e são negligenciados além de prestar atendimento especializado para as famílias envolvidas, retratando o acompanhamento das vítimas feito pelo mesmo. Além disso, apresenta e ressalta o trabalho do psicólogo no CREAS como equipe técnica do serviço, ao longo do acompanhamento com a vítima e os familiares, usando como instrumento de trabalho o Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI). Destacando-se o serviço do CREAS em Itatiaiuçu.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O autocuidado e a autoestima como fatores de proteção para a pessoa idosa
    (2023-12) GRIGÓRIO, Mirah Fortunato; FERREIRA, Antônio Nelson
    Este artigo trata-se de uma análise de alguns referenciais teóricos em busca de uma melhor compreensão sobre os conceitos de autocuidado, autoestima e fator de proteção e como a Teoria Existencial Humanista, a Fenomenologia e a Teoria do Sentido da vida de Viktor Frankl podem servir de base para estudos, por parte dos Psicólogos, com o objetivo de analisar, compreender e desenvolver uma atuação mais efetiva com o público idoso na promoção de uma vida mais saudável. Abordamos aqui a análise do termo "pessoa idosa", envelhecimento e como o autocuidado e a autoestima podem se dar nessa fase da vida. Também o papel da sociedade neste processo. Trazemos posteriormente a análise do contexto histórico, político e social do Brasil para compreendermos quem é o público idoso hoje. Ressaltamos a importância dos avanços na área da saúde na promoção do envelhecimento saudável. Também referenciamos a Organização Mundial de Saúde (OMS) e sua contribuição rumo a conscientização acerca da saúde física e mental do indivíduo. A Teoria do Sentido da Vida (Logoterapia) de Viktor Frankl tem total relevância neste artigo, analisando através desta teoria como o indivíduo busca um sentido para a sua existência. Perpassamos pelas concepções da psicologia Existencial, da psicologia Humanista e da Fenomenologia fazendo uma correlação com a Logoterapia apresentada por Frankl. Por fim, analisamos os hábitos de autocuidado e autoestima aplicados na vida da pessoa idosa e qual o papel do profissional psicólogo na colaboração para que este processo se dê de forma saudável.
  • Artigo Científico Acesso embargado
    Linguagem, Sublimação e Gozo: uma discussão teórica acerca de recortes de obras literárias
    (2023-12) SILVA, Madson Alexandre Alves da; REZENDE, Nathália Luiza Sales Parreiras de; LEAL, Selena Gomes Pena
    Este artigo analisa teoricamente recortes de obras literárias à luz dos conceitos psicanalíticos de linguagem, sublimação e gozo na busca de relacionar as conexões desses conceitos das obras originais com os recortes das obras literárias escolhidas, seja por meio de referências diretas e indiretas ou das teorias e princípios essenciais para sua interpretação, desenvolvimento e construção. Nesse contexto, se faz importante apresentar como a literatura, de forma substancial, contribui para estruturar a psicanálise. É essa relação que nos leva a refletir e questionar: ao reagir de forma vital às experiências que lhe atravessam, na expressão pela via da escrita literária, o sujeito encontra sublimação ou gozo? Talvez encontre os dois.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Biblioterapia e psicologia clínica: como a leitura pode ser terapêutica
    (2023-12) PEDROSA, Beatriz Furtunato; MOREIRA, Felipe Figueredo Alves; ANDRADE, Gabriella Carolina Cunha de
    A biblioterapia é um campo de estudo da Biblioteconomia, porém sua construção de conhecimento é de âmbito multidisciplinar e multiprofissional por envolver não somente a literatura, mas também questões de aspectos sociais e de prevenção e promoção de saúde física e mental. Atualmente, pode estar presente em diversos campos e ambientes, este artigo estuda em específico a possibilidade da biblioterapia dentro das clínicas de Psicologia, para uso dos(as) psicólogos(as). Para melhor entendimento da questão, o texto conta com a revisão de dois estudos de caso: “Biblioterapia para Medos Noturnos em Crianças: Um Estudo de Caso”, de Alckmin-Carvalho et al. (2021), e “Biblioterapia aplicada em contexto de Saúde Mental: Um Estudo de Caso”, de Silva (2014), em que a biblioterapia foi aplicada no contexto da Psicologia clínica com crianças e com adultos. Para além dos estudos de caso, o artigo também propõe um resumo sobre a biblioterapia acerca do seu histórico, técnicas, objetivos e especificidades, objetivando trazer o tema para uma discussão de suas possibilidades na Psicologia clínica.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A atuação do psicológo hospitalar em cuidados paliativos
    (2023-12) CARMO, Karolina Scarlett dos Santos Resende do; FERNANDES, Larissa Joice da Silva
    O presente artigo discorre, por meio de pesquisa descritiva, o papel do profissional da psicologia hospitalar no atendimento aos pacientes em tratamento de doenças que ameaçam a continuidade da vida. Temas como: a atuação do Psicólogo Hospitalar com ênfase na abordagem Existencial Humanista, os Cuidados Paliativos, a finitude e a atenção com a família e a equipe multidisciplinar, são abordados ao longo do presente material. O artigo aborda a atuação deste profissional de modo a traçar o percurso de orientação e acolhimento do paciente e as questões que envolvem o processo da morte e do morrer.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Uso de psicodélicos/enteógenos em psicoterapia assistida no tratamento do transtorno depressivo maior
    (2023-07-28) Silva, Maria Eduarda; Barsante, Laura; Rodrigues, Gabriela
    O presente artigo realizou o levantamento bibliográfico e histórico de substâncias psicoativas chamadas de psicodélicos e enteógenos, com ênfase em LSD, psilocibina e Ayahuasca em psicoterapia assistida no tratamento do Transtorno Depressivo Maior (TDM). Essas substâncias psicoativas são capazes de alterar/expandir a consciência porque pertencem a um classe farmacológica de psicotrópicos, ou seja, possuem em sua molécula semelhanças com os receptores presentes no sistema nervoso central, portanto a ingestão de tais substâncias em casos de transtorno depressivo maior pode vir a resultar em efeitos antidepressivos e ansiolíticos, sensação de bem estar e euforia. As substâncias, foco deste trabalho são psicoativas, no entanto os enteógenos são retirados diretamente da natureza e assim utilizados, enquanto os psicodélicos são substâncias sintéticas. O Transtorno Depressivo Maior (TDM), sendo a principal causa de incapacidade entre os problemas de saúde, totalizando em mais de 300 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde em 2022, possui alto índice de refratariedade/resistência levando-se em consideração que 44% dos pacientes apresentam resistência a duas terapias consecutivas antidepressivas e 33% param de apresentar resposta após a quarta terapia antidepressiva consecutiva (PIO et al,. 2021). O TDM é um transtorno de humor caracterizado por sentimento de tristeza grave que persiste por mais de duas semanas, levando o indivíduo a desinteressar-se pelas questões cotidianas. Visto o alto índice de refratariedade/resistência aos tratamentos tradicionais, e a capacidade de alteração dos neurotransmissores ocasionados pela ingestão de psicodélicos, foi analisado como é realizada a terapia assistida por psicodélicos e suas etapas, sendo elas: autoexame, conexão empática, discussão, diminuição dos sintomas, nutrição e término da sessão bem como a utilização das microdoses durante o tratamento. Foi efetuada uma retrospectiva da história da ciência psicodélica desde seus primórdios até o tempo atual. Foram analisadas também cada uma das substâncias e seus efeitos nos indivíduos, comprovando assim a eficácia de cada uma delas para o tratamento do TDM.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Empoderamento feminino: considerações sobre o coletivo e o particular
    (2023-06) Santos, Flávia Helena da Silva; Santos, Sabrina Avelar; Veríssimo, Verônica Raimunda Gonçalves; Silva, Welbert Morais da
    O presente trabalho apresenta algumas considerações acerca do empoderamento feminino coletivo e particularizado, para que as mulheres possam realizar escolhas de acordo com seu próprio interesse, ocupando lugares de liderança, lutando por igualdade de gênero, possuindo liberdade para executar seus desejos nas diversas áreas de sua vida. Foi realizado estudo qualitativo, com pesquisas e estudos bibliográficos na perspectiva da Psicologia Sócio Histórica. Diante dos estudos e revisão bibliográfica, apresentamos o movimento feminista como estratégia coletiva de empoderamento feminino na busca por direitos civis e igualdade de gênero, que através de reinvindicações luta pelo direito a liberdade; e a Psicoterapia que trabalha o autoconhecimento como estratégia particularizada, que possibilita o desenvolvimento de autonomia e amor próprio; ambas estratégias de grande relevância para a Psicologia. Romper paradigmas sociais, como a desigualdade de gênero, em uma sociedade patriarcal que considera a masculinidade como superioridade, é uma luta que apresenta desafios diários. É importante destacar que o empoderamento feminino não será efetivo em apenas uma das estratégias apresentadas, mas sim no conjunto de estratégias coletivas e particularizadas, que percorra um movimento de um grupo até a singularidade de cada mulher.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Reflexões acerca da construção sócio-histórica da loucura e seus desdobramentos
    (2022-12-09) Alexandre, Andreia De Jesus; De Souza, Daniela Fialho Oliveira; Freire, Wenderson Marcos Soares
    O presente artigo, contemplador do percurso histórico da loucura, através de uma pesquisa exploratória, discorre acerca da construção histórica das variadas representações sociais do “Ser louco”, assim como, a subjugação da loucura à razão. Essas conceituações e construções sociais ocasionaram a segregação e o tratamento desumano, além dos estereótipos construídos ao longo dos tempos. Por esta razão, este artigo busca desnaturalizar a noção da loucura, através dos fatos históricos, como também, da relevância da Reforma Psiquiátrica e do Movimento Antimanicomial, objetivando uma nova compreensão sócio-histórica a respeito da loucura e da normalidade.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Desafios da atuação do psicólogo(a) na política de assistência social com ênfase no atendimento ás pessoas em situação de rua.
    (2022-12-12) Silva Raiara, Americano Lorena; Aguiar Angelica
    O seguinte trabalho é produzido a partir do questionamento sobre a saúde mental dos usuários atendidos no Centro de Referência Especializado para pessoas em situação de rua (CENTRO POP) da cidade de Betim, Minas Gerais. Com o objetivo de investigar alguns dos desafios encontrados na prática da atuação do profissional de psicologia, no âmbito da política de Assistência Social. Por isso foram utilizados a revisão da literatura, pesquisas bibliográficas realizadas em plataformas digitais como Google acadêmico e Scientific Electronic Library Online (sciELO). O referencial teórico do presente artigo foi subdividido em dois tópicos, a saber: Pessoa em situação de rua e o papel do Psicólogo na assistência social à população de rua.
  • Monografia Acesso aberto
    Saúde mental na população LGBTQIA+: o papel da relação familiar
    (2022) Moreira, Marco Antonio Neves do Prado; Frois, Jerusa Magna Ferreira; Ornelas, Camila de Oliveira Costa
    A sexualidade é uma parte importante da vida de todos e engloba muito além de fatores biológicos. A proposta deste trabalho é pensar e discutir sobre as relações na sociedade para além da heteronormatividade, os impactos que o preconceito gera na vida dos indivíduos e a atuação da psicóloga para além da clínica. Para tal, foi realizada uma revisão bibliográfica integrativa e exemplos foram retirados de dois filmes, “Orações para Bobby” (2009) e “Boy erased: uma verdade anulada” (2018). No decorrer da pesquisa, buscamos entender as implicações da relação familiar na subjetividade dos indivíduos. Para isso, o momento da revelação da sexualidade das pessoas LGBTQIA+ foi problematizado e discutiu-se sobre os fatores de risco e proteção à saúde mental desta população. Uma análise crítica do cenário atual do país foi feita considerando a vulnerabilidade e os danos causados pela LGBTfobia. Aprofundou-se sobre a prática da Psicologia junto a este público, de forma direta ou indireta, embasada pelo Código de Ética e a Resolução 001/99 do Conselho Federal de Psicologia (CFP), enfatizando a importância da atuação profissional pautada no respeito, ética e direitos humanos. Desse modo, a pesquisa destacou a relevância da realização de estudos na área concluindo que o tema família e saúde mental das minorias sexuais não se esgota, pois está atrelado ao contexto social em constante mudança.
  • Monografia Acesso aberto
    Análise da psicologia social no enfrentamento à violência conjugal
    (2022) BAPTISTA, Diogenes; BOARI, Luiza; REIS, Barbara; SOUZA, Flávia
    A violência conjugal é um problema estrutural complexo que se manifesta em diversos contextos da sociedade. Esse fenômeno está diretamente associado à desigualdade de gênero, fruto de um longo processo histórico e cultural criado e mantido pelo ser humano, reforçando uma relação de poder entre homens e mulheres que estabelece um padrão de comportamento. O modelo hegemônico de masculinidade enraizado na cultura brasileira tende a influenciar os homens a seguirem um modelo de comportamento hostil, um fator que contribui fortemente para que essa agressividade seja levada à esfera das relações íntimas. Neste sentido, a presente pesquisa buscou refletir sobre os fatores que corroboram para as práticas de violência contra a mulher em suas relações conjugais, compreender sobre a construção histórica da masculinidade hegemônica e refletir sobre diferentes modelos alternativos de masculinidades, perpassar brevemente sobre a efetividade da Lei 11.340/2006 e os direitos das mulheres vítimas de violência. Além de investigar sobre as políticas públicas e o trabalho da Psicologia, voltadas para medidas de prevenção, conscientização e responsabilização por parte dos homens autores de violência e reflexões sobre os papéis das masculinidades. Produz também diálogos sobre sua importante atuação para o acolhimento e o cuidado no agravamento à saúde psíquica da mulher ao prestar uma assistência direcionada para o empoderamento a qual contribui para o enfrentamento da violência conjugal.