Ciências Biológicas - Licenciatura
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Navegando Ciências Biológicas - Licenciatura por Assunto "Biologia"
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Monografia Acesso aberto Ensino Híbrido: e agora, como ensinar Biologia?(2021) Freire, Maria Sandriele LinoO presente trabalho buscou investigar o ensino híbrido, suas características e funcionalidades, bem como aplicá-lo ao ensino de Biologia, utilizando-se de uma pesquisa bibliográfica e análise documental. Para tanto, partiu-se da concepção dos avanços das tecnologias até chegar ao ensino híbrido. Tendo eixos norteadores que estabelece a construção da educação, prevalecendo de práticas inovadoras para então aplicar o ensino híbrido, designando assim um regime educacional na atualidade sendo reflexos de normas e leis. Mostrando como é importante a formação continuada para ensinar Biologia através desse tipo de ensino e, por conseguinte as metodologias ativas nas quais o aluno é o processo. Para implementar o ensino híbrido nas aulas de Biologia é necessário planejamento e que o currículo esteja relacionado aos conteúdos escolares e às metas a serem traçadas para que se consiga obter resultados positivos, estabelecendo ligação com a realidade do aluno. Dessa forma, surge a concepção de uma proposta de educação capaz de mostrar como a partir das novas tecnologias e da formação continuada dos docentes seja possível aplicar o ensino híbrido com suas personalizações nas aulas de Biologia, a subsidiar uma formação crítica do sujeito, sendo, portanto, autônomo na sua aprendizagem e conduzido conforme o seu ritmo. Essa forma de aplicar o ensino híbrido visa conduzir o aluno ao próprio processo de aprendizagem tornando firme na sua construção e o docente sendo seu auxiliador para assim ambos encontrarem satisfação no processo ensino-aprendizagem.Monografia Acesso aberto PRÁTICAS EXPERIMENTAIS: Contribuições no processo de ensino aprendizagem de Ciências e Biologia(2021) Santos, Ivanilson de JesusPode-se afirmar que o trabalho com as práticas experimentais é essencial para o ensino de Ciências e Biologia, pois é através da experimentação que o professor irá alinhar a teoria e a prática, possibilitando assim, o desenvolvimento positivo da pesquisa, problematizando o âmbito da sala de aula. As práticas experimentais despertam a curiosidade e o interesse do aluno, transformando-o em um sujeito que se coloca como aprendiz e que quer ser o autor do seu próprio conhecimento, e assim possibilitando que as habilidades e competências específicas desenvolvam a sua posição e ação frente ao fenômeno estudado. Desta forma, o objetivo dessa pesquisa é analisar as contribuições das práticas experimentais no processo de ensino aprendizagem de Ciências e Biologia. Sendo assim, a metodologia do trabalho foi a análise documental, priorizando alguns documentos legislativos da educação e a pesquisa bibliográfica, fazendo uma análise crítica e reflexiva de livros e artigos científicos da área, além de apresentar exemplos de experimentos que podem ser utilizados em sala de aula, como também, explorar outros ambientes que esteja dentro da realidade da escola e dos alunos. Os resultados obtidos deixam evidente que, as práticas experimentais se tornam cruciais para o ensino de Ciências e Biologia, e para ser utilizado essas estratégias metodológicas no âmbito educacional, existe obstáculos que podem ser ultrapassados, sem prejudicar o processo de aprendizagem dos alunos, pois, quando se tem uma formação docente de qualidade, a infraestrutura das escolas mesmo que se tornem um empecilho, pode ser transformado em várias possibilidades. Assim, as contribuições das práticas para o ensino de Ciências e Biologia se torna fundamental para ser aplicada pelos docentes, e as sugestões trazidas nessa pesquisa, podem ser eficazes para inovar e diversificar o ambiente escolar.