Ciências Biológicas - Licenciatura
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Ciências Biológicas - Licenciatura por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 32
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso aberto Agrotóxicos – uso indiscriminado e as consequências para o trabalhador rural(2021) NASCIMENTO, NADJANE MATOSO desenvolvimento do trabalho agrícola tornou-se uma das ocupações mais arriscadas da atualidade, sendo o motivo do surgimento de inúmeros riscos ocupacionais. Sabe-se que o aumento do uso de agrotóxicos está diretamente relacionado às intoxicações agudas, problemas reprodutivos, doenças crônicas e uma sequência de danos ambientais. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar os impactos negativos para os trabalhadores rurais, mediante o uso indiscriminado de agrotóxicos e fertilizantes químicos, bem como suas consequências em meio a essa cultura. A importância do respectivo tema é dada mediante a dimensão e a diversidade dos agrotóxicos, tanto por parte dos comerciantes, quanto pelo transporte dos produtos agropecuários. Nos resultados, é apresentado que a exposição prolongada aos agrotóxicos, seja de maneira direta ou ocupacional, pode acarretar na intoxicação do indivíduo com danos irreversíveis. Ficou evidenciado que o nível de toxidade é avaliado de acordo com os parâmetros e critérios fundamentados em normas rígidas estabelecidas por órgãos oficiais. A prevenção a pragas agrícolas por intermédio de herbicidas, pesticidas, inseticidas, rodencidas e afins desempenham a função de prevenir toda ação danosa dos seres nocivos às plantações e flora, além de proporcionar uma colheita bem mais rápida e produtiva. Assim, considera-se que os agrotóxicos e suas composições químicas, quando utilizados de maneira incorreta, podem acarretar sérios danos para a saúde de quem precisa lidar com esses tipos de insumos e para o meio ambiente.Monografia Acesso aberto A prática da psicultura e o consumo de peixes na Bahia(2021) Santos, Mariana de SouzaEste trabalho tem como principal interesse pesquisar sobre o desenvolvimento da piscicultura na Bahia, desde a criação, o seu consumo e a comercialização. Na Bahia, além da pesca de subsistência, se iniciaram as instalações de pisciculturas e com isso foi potencializado o consumo dos peixes. Dessa forma, mudando as perspectivas com relação aos pescados e produzindo inúmeras toneladas de tilápia para o consumo e para a comercialização local e aumentando, também, a exportação. Deste modo, é possível explanar no contexto do estudo realizado que através do surgimento das pisciculturas os cidadãos estão consumindo mais pescados em todo o Brasil, tanto nas capitais, como também no interior onde os comerciantes oferecem espécies de peixes diferentes para o comércio em feira livre. O estudo traz como objetivo geral compreender o desenvolvimento da piscicultura na Bahia o consumo e a comercialização dos peixes na Bahia. Essa pesquisa foi desenvolvida a partir de pesquisa bibliográfica, baseando-se na busca de trabalhos científicos publicados na área. Assim, é importante afirmar que o os consumidores, cada vez mais aumentam a preferência pelo consumo de peixes com a intenção de ter uma alimentação mais saudável, uma vez que é um alimento nutritivo, pois contém lipídios, as proteínas e o ômega 3 que não é produzido pelo organismo humano, além disso, é importante na prevenção de doenças cardíacas, além de controlar a pressão arterial, melhorando o metabolismo. Portanto, o trabalho evidenciou que como forma de buscar melhorias para a saúde, o consumo de peixes aumentou consideravelmente e assim aqueceu a economia local e levando a mesa dos consumidores uma proteína mais acessível e enfatizando a importância das pisciculturas que levam pescados para a mesa dos brasileiros. Desta forma, o surgimento das pisciculturas é importante para a potencialização da comercialização e consumo de pescados, especialmente a tilápia, fazendo assim, com que o Estado da Bahia se encontre na terceira posição de comercialização.Monografia Acesso aberto Síndrome de Burnout: uma análise a respeito da problemática e seus efeitos em professores em meio à pandemia da covid-19 no Brasil(2021) Oliveira, Alex Alencar deO presente trabalho a partir da problemática proposta, tem como objetivo geral: analisar a Síndrome de Burnout e os seus efeitos nos docentes ativos em meio à pandemia da covid 19 no Brasil, a qual tem enquanto sintomas: o esgotamento mental e físico, causando problemas cardíacos, depressão e transtornos de ansiedade. O trabalho se divide em tópicos como analisar a profissão do professor e seus aspectos psicológicos, nota-se que os professores são submetidos muitas vezes a uma complexidade de demandas, diante disso, exige-se competências pedagógicas, habilidades emocionais e sociais; discutir sobre as dificuldades do professor em tempos de pandemia, ou seja, a alta demanda laboral, novas ferramentas de trabalho e a insuficiente formação; apontar os problemas causados pela pandemia aos professores, como: condições como esquizofrenia, tensão, estresse, afastamento, SB, ansiedade e abuso de álcool; relatar sobre as características e os aspectos da Síndrome de Burnout, a qual é uma reação para tensões que são crônicas e geradas nas pessoas em contato com outros indivíduos, sendo manifestada por fadiga constante, falta de apetite, distúrbio do sono e dores musculares, e psiquicamente: falta de atenção e memória; dialogar a respeito das formas de tratamento, como: psicoterapia, medidas farmacológicas, intervenções psicossociais e afastamento do agente estressor, e enquanto prevenção para o problema: promoção de energia no trabalho, funções em grupo e formação continuada. A presente pesquisa é de natureza aplicada.Monografia Acesso aberto Plantas medicinais no nordeste brasileiro: biodiversidade e os seus usos(2021) Matos, Simone FragaA pesquisa aborda a importância e utilização das plantas medicinais no Nordeste brasileiro. Na maioria dos casos, a utilização dessas plantas acontece de forma autônoma, sem a consulta de um profissional de saúde, podem implicar em prejuízos à saúde. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo geral avaliar a biodiversidade e os usos das plantas medicinais. Para atingir tal objetivo, a pesquisa desenvolveu-se sob um viés qualitativo por meio de uma pesquisa bibliográfica sobre plantas medicinais típicas do Nordeste brasileiro. A busca por referências ocorreu nas bases de dados Scielo, Google Acadêmico, Periódicos Capes e nos comitês nacionais de saúde. Constatou-se que as plantas medicinais mais citadas nas literaturas foram a Melissa officinallis (Erva Cidreira), Cymbopogon citratus (Capim Santo), a Solanum paniculatum L. (Jurubeba), Pimpinella anisum L. (Erva-doce) e o Phyllamthus niruri (Quebra-pedra) - presente em todos os estados do Nordeste. Ao fim desse estudo, evidenciou-se a importância da utilização de plantas medicinais para a saúde dos nordestinos, sendo uma prática tradicional e utilizada por pessoas de todas as classes sociais. O principal uso das plantas medicinais é para o tratamento de dores em geral e a forma de preparo mais utilizada na comunidade é por meio dos chás. Com isso, esse estudo mostra-se importante para todas as dimensões do conhecimento, no que se refere aos aspectos científicos, culturais e sociais, pois retrata saberes historicamente construídos, para contribuir com a valorização das técnicas culturais do uso da natureza para o auxílio da humanidade.Monografia Acesso aberto Ensino Híbrido: e agora, como ensinar Biologia?(2021) Freire, Maria Sandriele LinoO presente trabalho buscou investigar o ensino híbrido, suas características e funcionalidades, bem como aplicá-lo ao ensino de Biologia, utilizando-se de uma pesquisa bibliográfica e análise documental. Para tanto, partiu-se da concepção dos avanços das tecnologias até chegar ao ensino híbrido. Tendo eixos norteadores que estabelece a construção da educação, prevalecendo de práticas inovadoras para então aplicar o ensino híbrido, designando assim um regime educacional na atualidade sendo reflexos de normas e leis. Mostrando como é importante a formação continuada para ensinar Biologia através desse tipo de ensino e, por conseguinte as metodologias ativas nas quais o aluno é o processo. Para implementar o ensino híbrido nas aulas de Biologia é necessário planejamento e que o currículo esteja relacionado aos conteúdos escolares e às metas a serem traçadas para que se consiga obter resultados positivos, estabelecendo ligação com a realidade do aluno. Dessa forma, surge a concepção de uma proposta de educação capaz de mostrar como a partir das novas tecnologias e da formação continuada dos docentes seja possível aplicar o ensino híbrido com suas personalizações nas aulas de Biologia, a subsidiar uma formação crítica do sujeito, sendo, portanto, autônomo na sua aprendizagem e conduzido conforme o seu ritmo. Essa forma de aplicar o ensino híbrido visa conduzir o aluno ao próprio processo de aprendizagem tornando firme na sua construção e o docente sendo seu auxiliador para assim ambos encontrarem satisfação no processo ensino-aprendizagem.Monografia Acesso aberto BIRDWATCHING: Educação Ambiental como ferramenta de combate ao tráfico da avifauna(2021) Santos, Atayde Oliveira dosA manutenção do tráfico ilegal da avifauna, em escala nacional e planetária, tem motivos socioeconômicos e legais. A atividade condiciona à dor e ao sofrimento, assim como a privação da liberdade, quando não a vida. Fatores esses que fortalecem a captura intensiva e a redução populacional. Não obstante, a degradação de seus habitas, mormente, pela extração ilegal de madeira e a expansão agrícola ilegal, também são fatores de riscos para muitas aves, já com cerca de 40% da população mundial em declínio. O interesse pela pesquisa, a partir de acervos bibliográficos e documentais, tem como objetivo discutir maneiras de como a Educação Ambiental pode atuar como mecanismo de combate ao tráfico da avifauna e ainda promover o Birdwatching (turismo de observação de aves). Contudo, mesmo com aspectos generalistas, acerca de populações e características gerais, e outras especificidades, o enfoque da pesquisa é para avifauna nacional. A partir disso, constatou-se que condições socioeconômicas e legais favorecem a adesão ao tráfico, haja vista que os locais de captura, geralmente, são carentes e desassistidos. Os Psitacídeos e os Passeriformes são os mais traficados, seja pela predileção por canoros ou por imitadoras. Dentre as alternativas, verificou-se que, através da Educação Ambiental, no âmbito escolar, é possível trabalhar comportamentos e desenvolver o interesse e afeto pelas aves, sobretudo, a partir da análise no ambiente natural. Todavia, a grande ferramenta é o Birdwatching, seja como prática pedagógica ou ferramenta de desenvolvimento econômico-social e de promoção do turismo comunitário.Monografia Acesso aberto Impactos Educacionais Causados pela Pandemia(2021) Jesus, Pamala Tainan Nascimento deAs transformações ocorridas com o avanço do Novo coronavírus, causador da doença denominada COVID-19, provocaram diversas mudanças, atingindo várias áreas da sociedade, seja ela econômica, social e, até mesmo, a educacional. O presente trabalho intitulado: Impactos educacionais causados pela pandemia têm como base estudar os impactos causados no ambiente escolar através da pandemia. A pesquisa objetivou a conhecer o vírus da COVID-19 e estudar a importância do uso das tecnologias digitais como fundamental importância docente dos ensinos fundamental, médio e, também, superior, como também a necessária adoção do ensino remoto como medida de distanciamento social, desafiando, assim, toda a comunidade escolar a se adaptar ao novo contexto. A metodologia desenvolvida apresenta uma abordagem qualitativa e, tratando-se de uma pesquisa básica, deu-se por meio de revisão bibliográfica quanto aos procedimentos adotados para coleta de dados, quando foram realizadas pesquisas em materiais científicos produzidos por outros autores. Os resultados encontrados revelam que as tecnologias digitais e docência se complementam, mas é preciso que se compreenda o papel de cada uma no processo de ensino e aprendizagem.Monografia Acesso aberto Tecnologia Digital na Educação Infantil: potencialidade e cuidados(2021) Reis, Aparecida Ferreira da ConceiçãoEste trabalho de conclusão de curso, apresenta uma breve discussão sobre a tecnologia digital na Educação Infantil: potencialidades e cuidados, dialoga sobre a relação da tecnologia digital no contexto atual da sociedade em que é necessário ter cuidados para saber utilizá-la de forma correta para comunicação, diálogo, estudo e entretenimento. O principal objetivo de trabalhar com as tecnologias digitais é o fato de que podem expandir ainda mais os horizontes no processo de ensino aprendizagem. Dessa forma, para melhor compreensão do conteúdo, tem-se o estudo a princípio, do marco teórico, visando, assim, apresentar um pouco mais sobre a abordagem relacionada à importância das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem desde a Educação Infantil, evidenciando a breve anotação acerca da criança como sujeito integral, a influência da tecnologia no contexto educacional. No marco metodológico serão evidenciadas as etapas e recursos empregados para a produção de toda pesquisa, métodos, tipo de estudo e bases para o levantamento das informações. O terceiro, o marco analítico, em que visa analisar algumas produções do youtuber Luccas Neto, demonstrando a relevância que possuem na educação desde a infância.Monografia Acesso aberto Metodologias ativas no ensino síncrono de Biologia(2021) Nascimento, Maria Rênia de JesusA presente pesquisa com a temática das metodologias ativas no ensino síncrono nas aulas de biologia, tem como objetivo: trazer as potencialidades e fragilidades, o contexto histórico, assim como os exemplos de algumas dessas metodologias, como: o estudo de caso, a aprendizagem baseada na problematização, a cultura maker, dentre outros. Nota-se a importância em dissertar sobre a relevância das metodologias ativas ao ser inseridas nas aulas síncronas, por isso, a pesquisa foi embasada na literatura através de consultas a artigos científicos, livros, revistas e documentos disponíveis na biblioteca. Percebe-se que o uso das metodologias ativas é importante para estimular os alunos a serem protagonistas da própria aprendizagem, como é orientado pela Base Nacional Comum Curricular. Conclui-se que essa modalidade de ensino é importante para a autonomia e liberdade dos discentes em busca do conhecimento, desenvolvendo assim, o pensamento crítico e reflexivo, já que as metodologias ativas inovadoras, estimulam o estudante a não ser receptor de informação e, sim, a questionar e a resolver problemas reais, contribuindo e possibilitando a transformação da sua realidade.Monografia Acesso aberto A importância da arte como ferramenta no ensino da Biologia(2021) Barreto, Escarlette Yzabelle Mota SantosO presente trabalho propõe um estudo acerca da utilização da arte como ferramenta para o ensino de Biologia, iniciando uma discussão de como se desenvolveu a educação no Brasil e apresentando os métodos educativos durante este processo histórico. Logo, uma apresentação da disciplina de Biologia e sua relação interdisciplinar, a qual promove várias interações com outras áreas de estudos e ferramentas. Desta forma, o objetivo é entender como a arte pode ser uma ferramenta importante, principalmente, nas aulas de Biologia. Tendo em vista, que no ensino de Biologia, há uma ideia estereotipada a respeito das aulas práticas, onde acredita-se que a ideia de prática remete apenas a aulas laboratoriais, assim, deve-se entender que estas práticas podem ser trabalhadas de outras maneiras e a arte pode ser uma delas. A arte como ferramenta pedagógica apresenta várias modalidades de ensino, que podem ser agregadas no ensino da Biologia, de forma a possibilitar aulas diferenciadas e mais próximas à realidade do aluno e à sua cultura, conforme é apresentado nos resultados e discussões, com modelos específicos de trabalhos destacando a arte como ferramenta. Além disso, também se realizou um levantamento porcentual de artigos que abrangem este tema. Diante do estudo é possível compreender que propiciar uma aula em que o aluno seja ativo no processo é de suma importância, pois, as modalidades que a arte apresenta como ferramenta tendem a promover um processo de investigação, vivenciar o exercício crítico e reflexivo com base no conteúdo trabalhadoMonografia Acesso aberto PRÁTICAS EXPERIMENTAIS: Contribuições no processo de ensino aprendizagem de Ciências e Biologia(2021) Santos, Ivanilson de JesusPode-se afirmar que o trabalho com as práticas experimentais é essencial para o ensino de Ciências e Biologia, pois é através da experimentação que o professor irá alinhar a teoria e a prática, possibilitando assim, o desenvolvimento positivo da pesquisa, problematizando o âmbito da sala de aula. As práticas experimentais despertam a curiosidade e o interesse do aluno, transformando-o em um sujeito que se coloca como aprendiz e que quer ser o autor do seu próprio conhecimento, e assim possibilitando que as habilidades e competências específicas desenvolvam a sua posição e ação frente ao fenômeno estudado. Desta forma, o objetivo dessa pesquisa é analisar as contribuições das práticas experimentais no processo de ensino aprendizagem de Ciências e Biologia. Sendo assim, a metodologia do trabalho foi a análise documental, priorizando alguns documentos legislativos da educação e a pesquisa bibliográfica, fazendo uma análise crítica e reflexiva de livros e artigos científicos da área, além de apresentar exemplos de experimentos que podem ser utilizados em sala de aula, como também, explorar outros ambientes que esteja dentro da realidade da escola e dos alunos. Os resultados obtidos deixam evidente que, as práticas experimentais se tornam cruciais para o ensino de Ciências e Biologia, e para ser utilizado essas estratégias metodológicas no âmbito educacional, existe obstáculos que podem ser ultrapassados, sem prejudicar o processo de aprendizagem dos alunos, pois, quando se tem uma formação docente de qualidade, a infraestrutura das escolas mesmo que se tornem um empecilho, pode ser transformado em várias possibilidades. Assim, as contribuições das práticas para o ensino de Ciências e Biologia se torna fundamental para ser aplicada pelos docentes, e as sugestões trazidas nessa pesquisa, podem ser eficazes para inovar e diversificar o ambiente escolar.Monografia Acesso aberto Educação Especial: um olhar sobre o ensino de ciências e biologia para a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais (NEE).(2021) Batista, CamilaEste trabalho baseia-se em mostrar como os professores podem incluir os alunos no ensino de Ciências e Biologia, mostrando a importância da ludicidade no ensino de Ciências e biologia para a inclusão de alunos com Necessidades educativas especiais (NEE) e no desenvolvimento pessoal e social desses alunos, trazendo a importância das estratégias nesse ensino, por ser aulas que precisam de imagens e figuras para demonstração de conteúdo. O propósito é discutir a importância da inclusão de alunos com NEE em sala regular, assim como, a metodologia adaptada para o ensino, pois, é de grande importância pensar no ensino adaptado para o seu desenvolvimento e ensino aprendizagem, assim como a socialização com os outros colegas. O objetivo do trabalho é analisar como os professores de ciências e biologia pode proporcionar a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais em suas aulas. Essa pesquisa foi desenvolvida a partir de pesquisa bibliográfica, baseando-se na busca de trabalhos científicos sobre o tema. Em resultados esperados foram encontrados 10 artigos no período de 10 anos de 2011 a 2021. As publicações encontradas abordam sobre os recursos didáticos adaptados que os professores de Ciências e Biologia podem utilizar e a suaMonografia Acesso aberto Efeitos do Necrochurume no Meio Ambiente(2021-12-10) Leal, Ana Dayse Fontes; Fonseca, Jéssica dos SantosO necrochorume é um líquido viscoso com odor forte e nauseante, proveniente da decomposição de cadáveres, podendo assumir tons de vermelho alaranjado e acinzentado, se tratando de um potencial poluente ao meio ambiente. Ele é constituído por 60% de água, 30% de sais minerais e 10% de substâncias orgânicas, além disso é composto por microrganismos como bactérias, protozoários e vírus e substâncias tóxicas, entre elas as diaminas como a cadaverina e a putrescina, sendo que, em concentrações elevadas, esses compostos afetam a qualidade de solos e lençóis freáticos. Outro potencial perigo é a presença de microrganismos patogênicos em ambientes contaminados pelo necrochorume, que podem ser fontes de doenças como a paratifoide, hepatite A, tétano e gangrena gasosa, além de COVID-19, já que, com o aumento do número de sepultamentos, o risco da presença do vírus SARS-CoV-2 em solos e águas contaminadas pelo necrochorume é elevado. Em relação a legislação que discorre sobre os aspectos construtivos de cemitérios, o CONAMA estabeleceu para o licenciamento ambiental de cemitérios várias normas, regras, critérios, restrições e medidas de controle ambiental a serem compridas, para minimizar os impactos ambientais e prevenir a contaminação pelo necrochorume, como uso de filtros biológicos, pastilhas microbiológicas ou mantas absorventes. Em locais já impactados, técnicas de biorremediação de solos contaminados podem ser utilizadas, como a fitorremediação.Artigo Científico Acesso aberto Candida auris x pandemia da COVID-19: uma relação perigosa(2021-12-10) Santos, Joana Darc Silva; Santos, Matheus Silva; Moreira, Juliana Batista FamaA levedura Candida auris é um comensal comum do trato gastrointestinal de humanos, embora já tenha sido isolada em outros locais do corpo (como pele e unhas). Além disso, é descrito como um fungo oportunista e multirresistente do filo Ascomycota, que foi identificado pela primeira vez em 2009, no Japão. Destaca-se que a taxa de mortalidade dos pacientes infectados varia entre 30 e 72%, fato preocupante que enfatiza a importância do controle dessa. O estudo em questão tem como objetivo principal, através de uma revisão bibliográfica sistemática, descrever as infecções originadas pela Candida auris, levantando as principais informações para esclarecimento de um possível cenário pandêmico. Desta forma, abordando as principais formas de contágio, sua fisiopatologia, e a relevância do seu diagnóstico para detecção e intervenção da infecção no cenário pandêmico da COVID-19, a fim de inspirar estratégias para a redução significativa da incidência. O levantamento bibliográfico foi baseado em artigos das respectivas bases de dados: PubMed, MEDLINE, Scielo e Elsevier, seguindo como critério de inclusão a relevância do artigo relacionado ao tema, publicados nos últimos 5 anos (com exceções de trabalhos altamente relevantes e clássicos), nos idiomas português e inglês. Após a ascensão do SARS-CoV-2, o número de casos envolvendo C. auris aumentaram em todo o mundo, ambos foram identificados em superfícies de ambientes hospitalares, incluindo grades de proteção, postes de soro, leitos, dutos de ar-condicionado, janelas e pisos, implicando em possíveis nichos de colonização da levedura, e, consequentemente, possíveis infecções em pacientes contaminados com o coronavírus que utilizem aparelhos de ventilação mecânica e ventiladores de manejo assistido. A associação entre COVID-19 e infecções fúngicas pode ser multifatorial em decorrência da gravidade da doença e uso prévio de antibióticos e corticoides que tem efeito imunossupressor sobre neutrófilos e macrófagos. Diante da escassez de informações sobre a relação entre C. auris e COVID-19, fica evidente a necessidade de novos estudos no Brasil e no Mundo, no intuito de fortalecer a atenção dada pelos órgãos responsáveis ao rastreamento do patógeno.Monografia Acesso aberto Bioma Caatinga: do estudo à desmistificação dos mitos acerca da sua biodiversidade(2021-12-14) Santos, Gislaine de JesusA caatinga é um bioma rico em diversidade biológica desde a sua flora e fauna, de clima semiárido e árido, caracteriza maior parte da região Nordeste e apresenta altos índices de endemismo regionais. Todavia, a caatinga ainda é minimamente conhecida e vem sofrendo constantes ações antrópicas em diferentes regiões, o que ocasiona mudanças negativas aos fatores bióticos e abióticos característicos do semiárido brasileiro, isso porque é um ambiente tido como pobre em biodiversidade por conta do aspecto da paisagem, histórico de secas e problemas sociais, essa visão generalizada da população brasileira, torna-o desvalorizado e esquecido, aumentando, assim, as atividades antrópicas locais, desencadeando inúmeras problemáticas ambientais, a exemplo da desertificação do solo, desaparecimento de espécies endêmicas, aumento dos efeitos climáticos e perda gradativa da vegetação nativa para a agropecuária. Dessa maneira, o objetivo dessa pesquisa foi realizar uma revisão integrativa da literatura em plataformas bibliográficas no intuito de verificar as potencialidades naturais existentes no bioma caatinga e a distribuição da biodiversidade; compreender a importância da diversidade biológica da caatinga para o equilíbrio ambiental; mostrar as ações antrópicas realizadas no semiárido e os problemas ambientais desencadeados pela degradação; e incentivar a conservação e as práticas sustentáveis por meio do manejo adequado dos recursos naturais disponíveis. Esse estudo tem por finalidade ressaltar a necessidade de uma educação ambiental contextualizada para a caatinga, reeducando a população para o conhecimento e reconhecimento das riquezas existentes nesse ecossistema, enfatizando a urgência de políticas públicas centradas na conservação, sustentabilidade e proteção da importante floresta seca exclusiva do Brasil, promovendo de forma local e nacional a consciência ambiental para o semiárido. Em resultado da revisão foram encontradas 15 publicações nos anos de 2016 a 2020 no período de 5 anos. As publicações abordaram a importância da biodiversidade da caatinga para o equilíbrio ambiental da região e como a educação ambiental contextualizada por educadores é uma das alternativas para a valorização do bioma e das práticas sustentáveis.Monografia Acesso aberto O uso de defensivos agrícolas e a extinção de abelhas: uma revisão integrativa(2021-12-14) Santana, Mickael de JesusA presente pesquisa tem enquanto temática: O uso de defensivos agrícolas e a extinção de abelhas: uma revisão integrativa; objetivando discutir os principais problemas causados pelos agrotóxicos nas abelhas, como: a morte de algumas abelhas da espécie Apis melífera. Nota-se, que é pertinente dissertar sobre esses insetos e sua possível extinção, por isso, a pesquisa foi embasada na literatura através de consultas a artigos científicos, livros, revistas e documentos disponíveis na web. Percebe-se que as abelhas são importantes para o planeta terra, para todos os ecossistemas e também para a economia mundial. Dessa forma, conclui-se que a preservação desses animais é de grande importância para a sobrevivência do planeta, ao manter e conservar o ecossistema, contribuindo também para a sobrevivência dos seres humanos.Monografia Acesso aberto Bioma Caatinga: do estudo a desmistificação dos mitos acerca da sua biodiversidade(2021-12-14) Santos, GislaineA caatinga é um bioma rico em diversidade biológica desde a sua flora e fauna, de clima semiárido e árido, caracteriza maior parte da região Nordeste e apresenta altos índices de endemismo regionais. Todavia, a caatinga ainda é minimamente conhecida e vem sofrendo constantes ações antrópicas em diferentes regiões, o que ocasiona mudanças negativas aos fatores bióticos e abióticos característicos do semiárido brasileiro, isso porque é um ambiente tido como pobre em biodiversidade por conta do aspecto da paisagem, histórico de secas e problemas sociais, essa visão generalizada da população brasileira, torna-o desvalorizado e esquecido, aumentando, assim, as atividades antrópicas locais, desencadeando inúmeras problemáticas ambientais, a exemplo da desertificação do solo, desaparecimento de espécies endêmicas, aumento dos efeitos climáticos e perda gradativa da vegetação nativa para a agropecuária. Dessa maneira, o objetivo dessa pesquisa foi realizar uma revisão integrativa da literatura em plataformas bibliográficas no intuito de verificar as potencialidades naturais existentes no bioma caatinga e a distribuição da biodiversidade; compreender a importância da diversidade biológica da caatinga para o equilíbrio ambiental; mostrar as ações antrópicas realizadas no semiárido e os problemas ambientais desencadeados pela degradação; e incentivar a conservação e as práticas sustentáveis por meio do manejo adequado dos recursos naturais disponíveis. Esse estudo tem por finalidade ressaltar a necessidade de uma educação ambiental contextualizada para a caatinga, reeducando a população para o conhecimento e reconhecimento das riquezas existentes nesse ecossistema, enfatizando a urgência de políticas públicas centradas na conservação, sustentabilidade e proteção da importante floresta seca exclusiva do Brasil, promovendo de forma local e nacional a consciência ambiental para o semiárido. Em resultado da revisão foram encontradas 15 publicações nos anos de 2016 a 2020 no período de 5 anos. As publicações abordaram a importância da biodiversidade da caatinga para o equilíbrio ambiental da região e como a educação ambiental contextualizada por educadores é uma das alternativas para a valorização do bioma e das práticas sustentáveis.Monografia Acesso aberto O uso de agrotóxicos e seus impactos na saúde dos trabalhadores rurais e no meio ambiente(2021-12-14) Leal, JosefaA agricultura vem se tomando um espaço de grande proeminência na economia brasileira, proporcionando, assim, melhores condições de vida aos pequenos agricultores e aos trabalhadores rurais, que veem no trabalho agrícola a oportunidade de crescer economicamente, além do mais, essas atividades são essenciais para o aumento do Produto Interno Bruto (PIB), entretanto as mesmas estão relacionadas diretamente com o aumento do uso de agrotóxicos e, consequentemente, com os impactos a saúde do próprio ser humano, bem como a degradação do meio ambiente. Assim, a presente monografia é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo geral: analisar os impactos que o uso de agrotóxicos gera na saúde dos trabalhadores rurais e no meio ambiente. Inicialmente por meio de uma revisão bibliográfica foi discutido a respeito das atividades agrícolas e o uso intensivo de agrotóxicos, explanando o aumento do uso dessas substâncias nos últimos anos. Ademais, a referida monografia buscou discutir pautas a respeito de possíveis alternativas, visando diminuir a aplicação indiscriminada dos agrotóxicos. A metodologia caracterizou-se por meio de uma pesquisa integrativa da literatura, em que foram analisados artigos, dissertações e teses presentes nas plataformas do Google acadêmico, Scielo e sites de domínio público, além de livros didáticos. Utilizou-se como base as palavras-chave relacionadas ao tema em questão. A partir dos resultados, evidenciou-se que nos últimos anos as atividades agrícolas ganharam espaço na economia brasileira e, consequentemente, houve um aumento significativo no uso de agrotóxicos por parte dos trabalhadores rurais, notou-se ainda a correlação existente entre essas substâncias como aumento de doenças crônicas e a intoxicação de forma direta e indireta, diante desse cenário, observou-se a crescente de doenças cancerígenas. Outro fator de destaque é a degradação do meio ambiente, além dos desgastes dos recursos naturais, trazendo sérias consequências na vida do ser humano. Por fim, a referida pesquisa abordou alternativas viáveis e sustentáveis as quais podem ser relevantes para as atividades agrícolas e para os produtores rurais.Monografia Acesso aberto Educação Sexual: Entre os paradigmas escolares.(2021-12-14) Santos, Lucas Micael de Jesus SantosEste estudo tem como objetivo discutir a respeito da importância da educação sexual no contexto escolar a partir de uma revisão de literatura, apoiada em pesquisa sistemática. A sexualidade é um assunto que provoca grandes reflexões e já possui diversas pesquisas nas mais diferentes áreas do conhecimento, como: a psicologia, a medicina, a antropologia, a sociologia, a educação, entre outras. A sexualidade e a educação é um tema que engloba muitos projetos e iniciativas de educação sexual, visto que a perspectiva de gênero sempre foi uma grande problemática. Com o surgimento dos PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais, tanto a sexualidade quanto o gênero passaram a fazer parte de discursos e práticas educacionais dentro das escolas brasileiras, porém ainda causando bastantes conflitos. A escola é um dos espaços em que se há maior dificuldade para abordar temas tão complexos quanto o gênero e a sexualidade, e o despreparo dos professores contribui para a realidade de tantos tabus. Desse modo, torna-se importante o estabelecimento de estratégias que promovam discussões, mostrando para os discentes a importância dos valores de cada um e da igualdade. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo: trazer uma reflexão sobre a abordagem da sexualidade dentro das escolas, mostrando a importância de se abordar tais questões em sala de aula, principalmente, para a construção de uma sociedade igualitária, respeitosa e menos desigual, buscando alcançar os objetivos elencados, propôs-se a realização de uma revisão integrativa da literatura, visando reunir e sintetizar os resultados de pesquisas, contribuindo, assim, para o aprofundamento do conhecimento do pesquisador em relação ao tema.Monografia Acesso aberto Medicina alternativa nativa na caatinga: uma revisão integrativa(2021-12-14) Santos, Maria AparecidaPlantas medicinais são vegetais que possuem indicações terapêuticas relacionadas com a cura ou o alívio de determinados sinaise/ousintomas de enfermidades. Essas plantas estão imbricadas de conhecimentos construídos pelas comunidades humanas e que podem servir de estopim para o desenvolvimento de conhecimentos científicos sobre o tema, o qual tem ganhado cada vez mais espaço frente àscontraindicações dos medicamentos industrializados e também à fácil obtenção e utilização, assim como ao processo de revalorização da cura pela natureza, fato este que levou à intensificação da busca por fitoterápicos. Quando se refere à Caatinga, por possuir muitas comunidades em situação de vulnerabilidade social, as plantas são ainda mais intensificamente utilizadas, revelando uma verdadeira “Farmácia Viva” no Nordeste, resultando em conhecimentos sobre a flora local que são passados entre as gerações. O objetivo desta pesquisa é realizar uma revisão integrativa em plataformas bibliográficas para entender como essas plantas nativas são utilizadas na caatinga para fins medicinais e sua relevância dentro dessas comunidades. Em resultados da revisão, foram encontradas 6 publicações no período de 2015 a 2020, as quais abordam,principalmente, conhecimentos locais sobre essas plantas, formas de utilização, preparo, partes utilizadas, bem como ressaltam a importância desses vegetais para essas comunidades.Como consideraçõesfinais, é possível mencionar que as plantas da Caatinga possuem alto potencial medicinal, mas precisam ser mais estudadas, já que as publicações brasileiras são escassas e, majoritariamente, locais