Psicologia
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Monografia Acesso fechado A influência das mídias sociais na construção da autoimagem e saúde mental de adolescentes do gênero feminino(2023-06-30) ANTUNES, Mariana Meireles de Faria; DALFIOR, Débora Luiza Faustino; PEREIRA, Nayara Silva; PINTO, Eduarda Oliveira AlvesAs mídias sociais desempenham um papel significativo na vida dos adolescentes do gênero feminino, moldando suas percepções sobre autoimagem e afetando sua saúde mental. Com o avanço da tecnologia e a crescente popularidade das plataformas de mídia social, as adolescentes estão expostas a uma ampla gama de influências e pressões, que podem ter efeitos profundos em sua autoestima e bem-estar psicológico. Este artigo tem como objetivo examinar a interferência das mídias sociais na construção da autoimagem e na saúde mental das adolescentes do gênero feminino e indicar como a Teoria Cognitivo Comportamental pode ser usada. Serão analisados os efeitos da exposição às mídias sociais, o impacto dos padrões de beleza irrealistas e a pressão social online, bem como o surgimento de problemas como a baixa autoestima, a insatisfação corporal e os transtornos mentais. Trata-se de uma revisão bibliográfica da literatura, em que foram pesquisados artigos publicados entre os anos de 2013 até 2023, em língua portuguesa. Após análise, seleção, elegibilidade e leitura na íntegra dos artigos, foram selecionados 11 artigos elegíveis que atenderam o objetivo deste estudo. Os resultados encontrados evidenciam a influência das mídias sociais no bem-estar psicológico das jovens, enfatizando pressões sociais, ideais de beleza inatingíveis e a importância de os psicólogos atuarem de forma preventiva. A abordagem abrangente considerando aspectos físicos, emocionais, sociais e culturais na formação da autoimagem e saúde mental foi ressaltada, incentivando pesquisas e intervenções baseadas em evidências, com foco na abordagem da teoria cognitivo comportamental.Artigo Científico Acesso aberto Impactos cognitivos em adolescentes acolhidos institucionalmente(2023-06-22) SOUZA, Caroline Giovanna de Almeida; QUARESMA, Maria Eduarda Paiva; GONÇALVES, Mariana Laysla SantosEste artigo apresenta uma revisão da literatura com o objetivo de analisar os impactos cognitivos em adolescentes residentes em abrigos. Para isso, foram utilizadas bases de dados eletrônicas, tais como Pepsic, Newpsi, Scielo, Google e Google Acadêmico com os termos de busca “abrigos”, “adolescentes”, “cognição”, “fatores de risco e proteção”, “psicologia do desenvolvimento” e “impactos cognitivos”. Foram selecionados 14 estudos publicados entre 2002 e 2023 que atenderam aos critérios de inclusão estabelecidos. Os resultados mostram que a instabilidade residencial e as experiências adversas na infância podem ter efeitos negativos sobre o desenvolvimento cognitivo dos adolescentes residentes em abrigos. Por outro lado, os estudos apontam que o suporte psicossocial, a intervenção precoce e um ambiente acolhedor podem ter um impacto positivo sobre o desenvolvimento cognitivo desses adolescentes. Os resultados indicam que suporte adequado e ações que promovam estabilidade residencial são importantes para melhorar o desenvolvimento cognitivo de adolescentes em abrigos.