Psicologia

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 37
  • Monografia Acesso fechado
    Violência intrafamiliar sob a óptica da análise do comportamento
    (2023-07-03) SILVA, Josiane Lopes; MARQUES, Márcio; SOUZA, Victória de
    A violência intrafamiliar é um fenômeno complexo, construído historicamente e de grande relevância social. O presente estudo consistiu em pesquisar esse tipo de violência sob a ótica Analítico Comportamental. Para tanto foi realizada uma revisão da literatura em periódicos da área da Análise do Comportamento utilizando os termo “violência”, “Violência intrafamiliar” e “violência doméstica”. Foram identificados 13 artigos que foram analisados a partir de categorias de análise de conteúdo. A violência intrafamiliar foi abordada de maneira variadas, ora focando na descrição conceitual do termo, ora a partir de análises funcionais dos contextos de violência intrafamiliar abordados em cada artigo. O principal foco da análise da violência manteve-se na violência doméstica contra a mulher ressaltando a estrutura social de característica machista patriarcal, embora alguns artigos também analisaram a violência contra filhos, crianças e adolescentes. Não foram encontrados artigos que abordassem violência contra a pessoa idosa ou contra os próprios homens no contexto intrafamiliar.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Tratamento de transtornos alimentares na perspectiva da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)
    (2023-12) BATISTA, Keythiane Cândida Silva; COSTA, Ana Cristina Frois; FROI, Ana Cristina Frois
    Segundo a Sociedade Brasileira de Psiquiatria Clínica (SBPC), a cada ano milhões de indivíduos desenvolvem transtornos alimentares que em alguns casos podem até colocar suas vidas em risco iminente. Pode-se dizer que os Transtornos Alimentares possuem uma correlação entre saúde física e mental, e por isso, observa-se que as doenças ligadas aos TAs, são tratadas pela maior parte das pessoas como um fator estético, desconsiderando que o fator de maior relevância é a vida. Diante dessa realidade, é necessário se atentar para a importância dos tratamentos na prevenção das doenças relacionadas a esse transtorno. A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) foca na maneira como as pessoas pensam e como reagem a esses pensamentos, auxiliando na mudança dos pensamentos disfuncionais. Portanto, TCC tem por base a mudança das crenças disfuncionais e desenvolvimento de reestruturação cognitiva para substituí por crenças funcionais (Beck, 2011). O tema foi sugerido devido a vivência de umas das autoras, que possuía obesidade e compulsão alimentar com início ainda na fase da infância, onde ela buscava compensar as questões de ansiedade nos alimentos. Durante o processo de emagrecimento ela observou a importância do acompanhamento psicológico e a aplicação das técnicas da abordagem da TCC para trabalhar as crenças limitantes. Além disso, levou-se em consideração também o decorrente aumento da população com doenças relacionadas aos TAs, a visibilidade e discussões sobre o tema e a preocupação dos órgãos de saúde na tratativa e conscientização da população. Por essa razão, entende-se que as técnicas da TCC são fundamentais para os profissionais que atuam com pacientes submetidos a doenças relacionadas ao TAs. Assim, o artigo em questão promove a difusão do tema entre os estudiosos da abordagem, e contribui com futuros alunos que se interessarem por explorar o assunto que está fortemente presente em nosso cotidiano.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Relação entre redes sociais e trasntornos alimentares em jovens: abordagem terapêutica cognitivo-comportamental
    (2023-12) MACHADO, Amanda Duarte; RODRIGUES, Rafaela Elias; SILVA, Sandra Ribeiro Cardoso Marques da
    O artigo apresenta uma revisão sobre a relação entre redes sociais e transtornos alimentares em jovens, com abordagem terapêutica cognitivo comportamental. Foram selecionados onze artigos publicados entre 2018 e 2023 em português e inglês, que focalizasse a população jovem, conforme a classificação estabelecida pela Organização Mundial da Saúde para este grupo etário. A pesquisa identificou que as redes sociais podem influenciar negativamente a imagem corporal e a alimentação dos jovens, contribuindo para o desenvolvimento de transtornos alimentares. A terapia cognitivo comportamental foi apontada como uma abordagem eficaz para o tratamento desses transtornos, em conjunto com as técnicas das Terapias Cognitivas de Terceira Onda. A pesquisa conclui que é importante que os profissionais de saúde estejam atentos aos efeitos das redes sociais na saúde mental dos jovens e que utilizem abordagens terapêuticas adequadas para o tratamento dos transtornos alimentares.
  • Monografia Acesso aberto
    Os efeitos da ansiedade na saúde mental dos trabalhadores e os impactos causados no ambiente organizacional
    (2023-12) BAIÃO, Anna Marupiara Cruz; LAMERA , Bruna do Carmo; CONTI, Paulo Victor Figueiredo
    Este estudo apresenta uma análise focada nos efeitos da ansiedade na saúde mental dos trabalhadores, abordando como isso afeta sua saúde física, mental e emocional, e os impactos causados no ambiente organizacional. Visamos investigar a temática para que seja possível analisar e descrever os efeitos resultantes dos quadros da ansiedade desenvolvida no ambiente corporativo. A pesquisa se pautou por meio de uma revisão bibliográfica, destacando a importância de entender como este assunto está diretamente voltado para o crescimento positivo da organização, pois o ambiente de trabalho é visto na maioria das vezes como um lugar de grande pressão e desgaste, com prazos apertados, o que pode afetar significativamente a qualidade de vida e o desempenho profissional. Portanto, é fundamental que as organizações estejam atentas ao impacto da ansiedade na rotina de seus colaboradores. A implementação de estratégias de prevenção e tratamento, como programas de bem-estar e suporte psicológico, podem contribuir para a melhoria do ambiente de trabalho e para o aumento da satisfação e do desempenho dos funcionários.
  • Monografia Acesso fechado
    O papel do programa de estágio para a construção da carreira profissional e seu impacto na organização
    (2023-12) MELO, Bárbara Aparecida De Souza; MAIA, Maria Luiza Araújo; SANTOS, Michele Ferreira dos
    As presentes informações demonstradas neste documento, representam dados teóricos e técnicos sobre o papel do programa de estágio para a construção da carreira profissional e seu impacto na organização. Esta pesquisa teve por objetivo compreender o papel que o estágio desempenha no desenvolvimento dos estudantes, preparando-os para o mercado de trabalho e permitindo a aquisição de habilidades técnicas e comportamentais, além de gerar resultados positivos para a organização e para a sociedade. No início, o estágio era frequentemente visto como mão de obra barata para as empresas, mas ao longo do tempo a legislação evoluiu para equilibrar os interesses dos estudantes e das empresas. A regulamentação do estágio, como estabelecida pela Lei nº 11.788/2008, trouxe direitos e responsabilidades tanto para os estagiários quanto para as empresas, promovendo um ambiente de aprendizado valioso. O programa de estágio é uma etapa importante, que permite preparar o estagiário para o cotidiano profissional, trazendo vantagens para o estudante e também para a organização. Visando o aprimoramento do conhecimento, fez-se necessário aprofundar em diversas pesquisas em sites, artigos científicos e revistas. O estudo é qualitativo, com abordagem exploratória. Este trabalho é relevante, pois aponta uma análise crítica, a partir dos estudos feitos, demonstrando que programas de estágio impactam no crescimento da organização, no futuro do profissional, no mercado de trabalho e na sociedade como um todo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    O envelhecimento cerebral e o impacto do abandono na terceira idade
    (2023-12) BONFIM, Levy Menezes de Souza; ARAÚJO, Flavia Thayná Cajueiro de; RODRIGUES, Miriam Katia Lopes
    Este artigo abordou de forma abrangente os aspectos que envolvem o processo fisiológico do envelhecimento, com um enfoque especial na terceira idade e como esse processo afeta suas capacidades funcionais. A partir dessa perspectiva, foi realizada uma revisão da literatura sobre os efeitos do exercício físico como forma de tratamento na terceira idade, destacando seus benefícios no desenvolvimento da qualidade de vida. O envelhecimento é um fenômeno que afeta todos os seres vivos ao longo da vida, envolvendo fatores biológicos, sociais, psicológicos e fisiológicos. Na terceira idade, é comum o surgimento de problemas como depressão e lapsos de memória, que comprometem a qualidade de vida e representam um risco para os idosos e também o abandono familiar que se torna uma questão que tem diversos impactos negativos sobre o bem estar e a saúde dos idosos. Nesse contexto, a participação regular em um programa de atividade física se torna fundamental para reduzir e tratar os declínios ocasionados pelo envelhecimento, elevando a autoestima e favorecendo as funções cognitivas, contribuindo assim para um envelhecimento saudável e seguro, além de prevenir outros possíveis problemas de saúde.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Modelos de intervenção da terapia cognitiva no transtorno do espectro do autismo
    (2023-12) SANTANA, Francis Júnio Alves; REIS, Isadora Louise Silva; STAPELFELDT, Andressa Ribas
    Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo de revisão integrativa, discutindo diferentes modelos de intervenção psicológica baseados na abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) para pacientes diagnosticados com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) na faixa etária da infância (0-12 anos). A revisão literária utilizou artigos acadêmicos publicados em língua portuguesa nos últimos 15 anos, consultados por meio da biblioteca digital Scielo e Google Acadêmico. Observa-se que, a partir de um diagnóstico correto baseado no atual modelo dimensional do DSM-5-TR e com estratégias direcionadas à substancialidade dos níveis de suporte apresentados por cada indivíduo, a TCC realiza um manejo clínico e intervencionista adaptável a cada caso, comprometendo-se com suas premissas básicas como a psicoeducação, regulação emocional, reestruturação cognitiva e dos padrões de comportamento. As técnicas voltadas para a parte comportamental mostram-se mais efetivas nos casos em que não é possível realizar uma análise da cognição dessas crianças e/ou quando existe comorbidade indicando comprometimento do desenvolvimento intelectual. De modo geral, os estudos recentes e as práticas da TCC mostram-se favoráveis e interessadas em contribuir cada vez mais para promover a garantia de direitos e melhorar a qualidade de vida desses pacientes, por meio de constantes atualizações no processo de tratamento do TEA.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Desafios Educacionais no Brasil: Rompendo com a “Educação Bancária” e Valorizando as Múltiplas Inteligências
    (2023-12) AMADOR, Dátamis Feliciano da Silva; TORRES, Flávio Araújo Santos; SILVA, Nathany Moreira
    A educação no Brasil enfrenta diversas dificuldades no aprendizado em diferentes faixas etárias. Uma das principais questões é o impacto do método de ensino tradicional, que tem uma influência no aprendizado dos alunos. Para reparar os diversos conflitos, é necessário localizar os inúmeros métodos de ensino acessíveis e revisar as desvantagens deste modelo tradicional. Além de tudo, é fundamental refletir sobre o conceito de inteligências múltiplas, que podem executar um papel significativo na educação. Essas inteligências sugerem a transformação no ensino tradicional, essa demanda é importante conversar como podem ser consideráveis de forma mais rápida e eficaz no ambiente educacional, prosseguindo adaptando às demandas da aprendizagem conservadora.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Depressão, melancolia e ideação suicida: intervenção e manejo na clínica psicanalítica
    (2023-12) MELO, Giuseppe Victorio Chiadretti Reis de
    Esse artigo foi realizado com a finalidade de trazer contribuições psicanalíticas sobre o tema do suicídio, diante de casos de depressão e melancolia, incluindo ações de prevenção. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica em livros, artigos científicos e plataformas acadêmicas confiáveis. É fundamental que os estudos e pesquisas sobre o suicídio sejam ampliados, incluindo a psicanálise, que oferece insights valiosos sobre o assunto. Além de focar na prevenção, é importante também discutir a posvenção, um aspecto muitas vezes negligenciado nas pesquisas, que envolve o trabalho com as pessoas próximas após um suicídio. A partir das informações e reflexões obtidas, fica evidente a necessidade de uma maior conscientização sobre o assunto, além de um melhor preparo dos profissionais de saúde e da implementação de intervenções sociais efetivas. Além disso, é preciso levantar estratégias que possam auxiliar o analista a lidar com essa demanda, garantindo uma postura profissional imparcial e livre de preconceitos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Dependência de jogos eletrônicos e saúde mental de adolescentes: contribuições da terapia cognitivo comportamental
    (2023-12) SOUZA, Rafaela Gonçalves de; GOMES, Gabriela Olga Durso; MOSQUEIRA, Isabella Carvalho; GURGEL, Rayanne Gomes
    O presente artigo objetiva compreender as contribuições da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) no tratamento da dependência de jogos eletrônicos que vem afetando cada vez mais a saúde mental de adolescentes no Brasil e no mundo. O estudo parte da metodologia qualitativa, que, através da revisão bibliográfica ampla da literatura, vai, por meio da natureza exploratória do estudo de caso, analisar os estudos selecionados em buscadores como: Scielo, Pepsic, Google Acadêmico, e o Portal de periódicos da Capes, acerca da temática proposta. A partir dos dados levantados foi possível notar a eficácia da TCC no tratamento da dependência de jogos eletrônicos diante, por exemplo, de uma abordagem focada no reforço das capacidades cognitivas, na identificação de crenças negativas associadas à dependência e diante de uma transformação emocional.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Contribuições da terapia cognitivo-comportamental para a depressão pós-acidente vascular encefálico na reabilitação de adultos: uma revisão sistemática
    (2023-12) RODRIGUES, Ruth Viana; SANTOS, Ana Clara Torres dos
    A depressão é um dos transtornos neuropsiquiátricos mais prevalentes entre as pessoas acometidas por acidente vascular encefálico e está relacionada a piores prognósticos de reabilitação, pior qualidade de vida, maiores taxas de mortalidade e, ainda, ao suicídio entre os indivíduos mais jovens. O presente artigo de revisão pretende investigar a contribuição da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) para o manejo dos sintomas de depressão e seus efeitos no curso e prognóstico da reabilitação funcional de adultos acometidos por acidente vascular encefálico. Nesse sentido, foi realizada uma busca por meio das bases de dados BVS, Cochrane, Pubmed, Scielo e Web of Science, utilizando as palavras-chaves: “Acidente Vascular Cerebral”, “Reabilitação”, “Depressão” e “Terapia Cognitivo-Comportamental” e suas variações nas línguas inglesa e espanhola, datados em até 20 anos em comparação à data de pesquisa. Apenas quatro artigos foram selecionados, pois atendiam a todos os critérios de inclusão. A Terapia Cognitivo-Comportamental apresentou efeitos benéficos no tratamento da depressão pós-AVE em três dos quatro estudos analisados, mas não foi superior às outras intervenções. Uma das explicações para esses resultados se deve às limitações metodológicas dos estudos, conforme apontado pelos próprios autores. Pesquisas futuras devem buscar a superação dessas limitações, investigar as contribuições do tratamento com a TCC na reabilitação funcional e avaliar a adesão a uma nova estrutura de TCC que minimize os efeitos de uma baixa adesão ao tratamento, resultante do comprometimento físico e cognitivo.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise dos benefícios da Terapia Assistida por Animais (TAA) em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
    (2023-12) COSTA, Elisa dos Santos , OLIVEIRA, Kessya Vieira de, CAVALCANTE, Rafaela de Araújo.
    O presente trabalho, realiza através da revisão integrativa de literatura de 03 bases de dados, elencar as principais contribuições fornecidas pela Terapia Assistida por Animais, que elencados a psicoterapia, auxiliam crianças com Transtorno do Espectro Autista. Visando facilitar uma maior compreensão e entendimento do tema, busca-se exemplificar as principais áreas a serem desenvolvidas envolvendo treino de habilidades sociais e motoras, independência e desenvolvimento afetivo. Apesar de informações sobre a aplicabilidade da técnica, faz-se necessário maiores pesquisas para a comprovação da terapia e os benefícios gerais oferecidos, de modo que a técnica seja parte do plano psicoterapêutico.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A internet e a influência em adolescentes: os impactos das redes sociais nos padrões de beleza e na saúde mental
    (2023-12) ALVIM, Aline Marcel; PEDRASSANI, Anne; SOUZA, Frederico Machado de; CORDEIRO, Sara Ester
    O artigo aborda a adolescência dos nativos digitais, centrando-se na geração Z, nascida a partir da segunda metade da década de 1990. Utilizando o conceito de Zeitgeist, destaca a influência do contexto social na formação das características geracionais. Analisa as fases do desenvolvimento segundo Piaget e Erikson, contextualizando a adolescência como um período de transição e busca por identidade. Destaca as características dos nativos digitais, conforme proposto por Marc Prensky, evidenciando sua familiaridade e habilidades com as tecnologias digitais. Explora os impactos da internet e tecnologia na adolescência, incluindo a multitarefa e dependência tecnológica. Menciona desafios como dificuldades de atenção e memória. No contexto das redes sociais, discute a evolução desde os anos 90 até os dias atuais, enfatizando o papel dessas plataformas na vida dos nativos digitais. Aborda a construção da identidade por meio das redes sociais, destacando seu impacto nas relações sociais e formação de grupos. Examina o uso de diferentes plataformas e destaca preocupações sobre o tempo excessivo online, relacionando-o a problemas como estresse e isolamento social. Em outro segmento, explora a influência das redes sociais nos padrões de beleza, especialmente entre os adolescentes. Discute como as plataformas promovem padrões estéticos fictícios, levando a uma busca pela perfeição física. Aborda a influência da mídia na definição do corpo ideal e como os nativos digitais enfrentam desafios relacionados à autoimagem devido à exposição constante a esses padrões. O texto conclui ressaltando a necessidade de estudos mais aprofundados sobre os hábitos e características da geração Z, considerando a complexidade das transformações tecnológicas e sociais.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A influência dos estilos parentais em crianças e adolescentes no contexto sociocultural e no seu desenvolvimento em ambiente escolar
    (2023-12) LEITE, Andressa Viana Nunes; CARVALHO, David Caetano de; ESTEFANY, Letícia; LAIA, Mirian Sueli de Castro
    O presente estudo teve por objetivo apresentar uma eventual correlação entre os estilos parentais e sua influência nas habilidades educacionais de crianças e adolescentes, no contexto sociocultural e acadêmico. Estilos parentais são o conjunto de atitudes e práticas dos pais em relação aos filhos que caracteriza a natureza da interação entre eles e que carregam consigo fatores de risco ou proteção que podem ser determinantes para a funcionalidade do indivíduo. Verificou-se a partir de revisões bibliográficas que os estilos parentais podem influenciar de forma significativa no desenvolvimento escolar da criança e do adolescente. Pais e/ou responsáveis que demonstram afeto, envolvimento, participação e impõem limites tendem a estabelecer fatores de proteção que influenciam positivamente no desenvolvimento escolar da criança e/ou adolescente.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A importância do diagnóstico precoce no transtorno do espectro autista e as contribuições da análise do comportamento aplicada (ABA)
    (2023-12) DIMAS, Andressa Bento; PIERUCCINI, Dayane Almeida; GUIMARÃES , Miriã Madureira Sousa
    Este estudo aborda o impacto da Análise Aplicada do Comportamento (ABA) no diagnóstico precoce e nas intervenções terapêuticas para o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A complexidade do TEA foi apresentada, destacando a importância do diagnóstico precoce na maximização do potencial de desenvolvimento. A pesquisa revisou a literatura, mostrando a eficácia da ABA, baseada na ciência comportamental, na identificação de indicadores precoces, na implementação imediata de intervenções personalizadas e no envolvimento ativo da família. No entanto, foram reconhecidos desafios, como as barreiras financeiras e a heterogeneidade do TEA, exigindo uma abordagem adaptativa. Além disso, foi apontada a necessidade contínua de investigação para melhorar a compreensão do TEA, identificar as causas e explorar abordagens terapêuticas. Em resumo, a ABA evidencia-se como uma ferramenta valiosa durante todo o processo que leva ao diagnóstico precoce, além disso é crucial enfrentar os desafios para promover uma prática mais equitativa, centrada na pessoa e inclusiva.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A atuação do psicólogo hospitalar nos cuidados paliativos: da morte à ressignificação
    (2023-12) AGUIAR, Grazielle Rodrigues da Rocha; ALVES, Kamila Cristina
    A discussão feita neste artigo traz luz às especificidades do trabalho do psicólogo hospitalar em cuidados paliativos. Quando levado a enfrentar a terminalidade da sua vida, o paciente passa por estágios psicológicos de luto que demandam acompanhamento de uma equipe multidisciplinar. Sua subjetividade, autonomia e adesão ao tratamento dependem desse acompanhamento terapêutico, que considera fatores como a história de vida e as crenças do enfermo, as quais determinam, por sua vez, como ele enxerga a própria morte. O referencial teórico foi construído com base em documentos oficiais do Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Psicologia, além de pesquisas de autores da área, como a geriatra especialista em cuidados paliativos e luto Ana Claudia Quintana Arantes (2019), o psicólogo hospitalar e psicanalista Alfredo Simonetti (2006), a psicóloga pioneira na realização de estudos acerca da tanatologia no Brasil Wilma Torres (1983), dentre outros teóricos relevantes. Pontos relevantes elucidados neste estudo são que o cuidado paliativo não tem uma única linha de tratamento, mas que profissionais devidamente capacitados podem realizar um trabalho que gere dignidade e conforto, de acordo com a singularidade de cada paciente. Palavras-chave: cuidados paliativos, psicologia hospitalar, morte.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Análise dos benefícios da Terapia Assistida por Animais (TAA) em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
    (2023-12) SANTOS , Elisa Costa dos; OLIVEIRA, Kessya Vieira de; CAVALCANTE, Rafaela de Araújo
    O presente trabalho, realiza através da revisão integrativa de literatura de 03 bases de dados, elencar as principais contribuições fornecidas pela Terapia Assistida por Animais, que elencados a psicoterapia, auxiliam crianças com Transtorno do Espectro Autista. Visando facilitar uma maior compreensão e entendimento do tema, busca-se exemplificar as principais áreas a serem desenvolvidas envolvendo treino de habilidades sociais e motoras, independência e desenvolvimento afetivo. Apesar de informações sobre a aplicabilidade da técnica, faz-se necessário maiores pesquisas para a comprovação da terapia e os benefícios gerais oferecidos, de modo que a técnica seja parte do plano psicoterapêutico.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Impactos cognitivos em adolescentes acolhidos institucionalmente
    (2023-06-22) SOUZA, Caroline Giovanna de Almeida; QUARESMA, Maria Eduarda Paiva; GONÇALVES, Mariana Laysla Santos
    Este artigo apresenta uma revisão da literatura com o objetivo de analisar os impactos cognitivos em adolescentes residentes em abrigos. Para isso, foram utilizadas bases de dados eletrônicas, tais como Pepsic, Newpsi, Scielo, Google e Google Acadêmico com os termos de busca “abrigos”, “adolescentes”, “cognição”, “fatores de risco e proteção”, “psicologia do desenvolvimento” e “impactos cognitivos”. Foram selecionados 14 estudos publicados entre 2002 e 2023 que atenderam aos critérios de inclusão estabelecidos. Os resultados mostram que a instabilidade residencial e as experiências adversas na infância podem ter efeitos negativos sobre o desenvolvimento cognitivo dos adolescentes residentes em abrigos. Por outro lado, os estudos apontam que o suporte psicossocial, a intervenção precoce e um ambiente acolhedor podem ter um impacto positivo sobre o desenvolvimento cognitivo desses adolescentes. Os resultados indicam que suporte adequado e ações que promovam estabilidade residencial são importantes para melhorar o desenvolvimento cognitivo de adolescentes em abrigos.
  • Monografia Acesso fechado
    A influência das mídias sociais na construção da autoimagem e saúde mental de adolescentes do gênero feminino
    (2023-06-30) ANTUNES, Mariana Meireles de Faria; DALFIOR, Débora Luiza Faustino; PEREIRA, Nayara Silva; PINTO, Eduarda Oliveira Alves
    As mídias sociais desempenham um papel significativo na vida dos adolescentes do gênero feminino, moldando suas percepções sobre autoimagem e afetando sua saúde mental. Com o avanço da tecnologia e a crescente popularidade das plataformas de mídia social, as adolescentes estão expostas a uma ampla gama de influências e pressões, que podem ter efeitos profundos em sua autoestima e bem-estar psicológico. Este artigo tem como objetivo examinar a interferência das mídias sociais na construção da autoimagem e na saúde mental das adolescentes do gênero feminino e indicar como a Teoria Cognitivo Comportamental pode ser usada. Serão analisados os efeitos da exposição às mídias sociais, o impacto dos padrões de beleza irrealistas e a pressão social online, bem como o surgimento de problemas como a baixa autoestima, a insatisfação corporal e os transtornos mentais. Trata-se de uma revisão bibliográfica da literatura, em que foram pesquisados artigos publicados entre os anos de 2013 até 2023, em língua portuguesa. Após análise, seleção, elegibilidade e leitura na íntegra dos artigos, foram selecionados 11 artigos elegíveis que atenderam o objetivo deste estudo. Os resultados encontrados evidenciam a influência das mídias sociais no bem-estar psicológico das jovens, enfatizando pressões sociais, ideais de beleza inatingíveis e a importância de os psicólogos atuarem de forma preventiva. A abordagem abrangente considerando aspectos físicos, emocionais, sociais e culturais na formação da autoimagem e saúde mental foi ressaltada, incentivando pesquisas e intervenções baseadas em evidências, com foco na abordagem da teoria cognitivo comportamental.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    A utilização da realidade virtual para o tratamento de transtornos psicológicos: uma revisão bibliográfica
    (2022-12-12) Ribeiro, Mariane; Fonseca, Raquel; Monteiro, Jéssica
    Esta revisão propôs-se a investigar a eficácia da realidade virtual (RV) como ferramenta auxiliar no tratamento psicoterapêutico de transtornos psicológicos. Foram localizados 56 artigos e após aplicados os critérios de exclusão, 32 artigos compuseram a amostra final, tendo sido a maioria dos estudos publicados nos últimos cinco anos. No âmbito da terapia, a RV pode ser utilizada para avaliação e modificação de cognições, emoções e comportamentos. Os primeiros estudos realizados com RV no contexto terapêutico foi sobre fobias e os resultados foram satisfatórios e comprovou ser uma ferramenta útil para realizar terapia de exposição virtual (TEV). Alguns dos resultados promissores identificados foram a redução de sintomas depressivos, estresse e medo, maior regulação emocional, diminuição do comportamento evitativo, dentre outros. Esta revisão aponta para possibilidades de intervenção terapêutica com o uso da RV como ferramenta auxiliar no tratamento de transtornos psicológicos.