Educação Física - Licenciatura
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Educação Física - Licenciatura por Assunto "Ação pedagógica educativa."
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso aberto Avaliação da aprendizagem: reflexões, defasagens e contextos interligados ao âmbito cultural e social.(2022-06-08) Santana, Juliana Andrade; Silva, Leonardo Rabelo; Santos, Liliana CapistranoEste artigo tem o objetivo de apresentar reflexões sobre a avaliação da aprendizagem e suas nuances no espaço escolar. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica em diversos artigos desenvolvidos por autores que discutem aspectos sobre avaliação da aprendizagem. Por esse viés, é evidente que, ainda, há um julgamento valorativo, a partir de uma escala de satisfação construída, o qual tende a caracterizar o quão apto o aluno está no desenvolvimento do seu aprendizado, por meio de testes e provas avaliativas, desconsiderando o sujeito em sua singularidade, e o real sentido do que seja avaliar. Aponta-se, ainda, que há um processo de planejamento do ano letivo sem contato prévio com o aluno, reforçando a importância de avaliações diagnósticas. Nesse sentido, para a aprendizagem acontecer de forma efetiva, é indispensável que o docente busque manter clareza nos seus objetivos, intencionalidades e planejamentos, como também desprender-se do modelo negacionista que não enxerga as diversas habilidades e competências que podem ser desenvolvidas e exploradas durante a ação pedagógica educativa.