Educação Física - Licenciatura
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Navegando Educação Física - Licenciatura por Assunto "Educação Física"
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Monografia Acesso aberto Brincadeiras e jogos de raízes africana e indígena em Poço Redondo (SE)(2021) Alves, LuziaO presente trabalho tem como tema: brincadeiras e jogos de raízes africana e indígena em Poço Redondo-SE. Dessa forma, Trata das brincadeiras e jogos como manifestações corporais culturais presentes nas diversas etnias e grupos sociais, que representam a cultura corporal de um povo, discorrendo sobre as brincadeiras e os jogos de raízes africana e indígena no ensino da Educação Física no supracitado município. Nota-se que levar para as aulas de Educação Física brincadeiras e jogos de raízes africana e indígena é uma forma de trabalhar a diversidade cultural, contribuindo, assim, para uma educação intercultural e nas relações étnicos-raciais, com isso, cumpre com a obrigatoriedade representada na Lei nº 10.639/2003 e na Lei 11.645/2008, que vem a ser orientado pelo currículo de Sergipe. Diante do exposto, a presente pesquisa tem como objetivo geral: analisar as brincadeiras e os jogos de raízes africana e indígena e sua importância como metodologia de ensino a ser concretizada no planejamento dos professores de Educação Física no município de Poço Redondo-SE. E enquanto objetivos específicos: identificar brincadeiras de raízes ou descendência africana e indígena presentes nas brincadeiras tradicionais/populares; discorrer sobre as brincadeiras, os jogos e o ensino na Educação Física; refletir sobre a utilização das brincadeiras e dos jogos de raízes africana e indígena como instrumento pedagógico para as relações étnicos-raciais; ponderar sobre o documento curricular de Sergipe no campo da Educação Física e do ensino da cultura africana e indígena. A pesquisa é do tipo bibliográfica e documental, tem como metodologia a natureza qualitativa, descritiva e exploratória. Perante os resultados, evidenciou-se que as brincadeiras e os jogos são tidos como tradicionais, universais e presentes em todas as culturas, inclusive, os africanos e indígenas deixaram traços marcantes nas brincadeiras e jogos praticados atualmente. Sendo assim, chega a conclusão que as brincadeiras e os jogos são instrumentos de ensino importante para trabalhar, por meio da cultura corporal, a história e a cultura desses povos, contribuindo para o conhecimento, a vivência, a valorização e o respeito à diversidade cultural existente, a qual faz parte da cultura nacional, sendo assim, um meio para a formação de sujeitos críticos e reflexivos perante a história dos povos africanos e indígenas.Artigo Científico Acesso aberto Educação física no ensino médio: impactos da redução da carga horária para os alunos(2022-06-08) Melo, Iasmim Santos; Santana, Jaqueline Gama; Sousa, Paulo Cristiano Silva; Jesus, Vitória Macedo Monteiro Gonçalves deA reforma do ensino médio brasileiro, através da Lei 13.415/17, implementou a classificação da Educação Física enquanto itinerário formativo e com isso promoveu a sua flexibilização e a redução da sua carga horária na educação básica nacional. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo discutir os possíveis impactos da redução da carga horária de Educação Física no contexto escolar do ensino médio, diante da reforma do ensino médio promovida a partir da nova BNCC. Desse modo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Os resultados apresentaram que o componente curricular perdeu o seu status de obrigatoriedade, se tornando flexível, permitindo, assim, que os Estados definam sua forma de aplicação e reduzam a sua carga horária. Logo, conclui-se que a flexibilização da Educação Física traz prejuízo para os discentes do ensino médio, visto que este componente curricular contribui na formação de um cidadão de hábitos ativos e de identidade crítico-analítica, sendo capaz de transformar a sua realidade e da sociedade a qual pertence.Artigo Científico Acesso aberto Educação Física, autismo e inclusão: um olhar pedagógico.(2023-06-12) Cardoso, Felype Ramon Viana Silva; Santos, Gabrielle Souza; Reis, Stephanie Bruna SouzaO aumento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um fato notável, sendo caracterizado como um distúrbio neurológico que causa alterações nos padrões de comportamento, dificuldades na interação social e na comunicação. A inclusão de alunos com autismo requer adaptações e mudanças nas estratégias de ensino, bem como, no envolvimento dos profissionais para uma participação ativa e inclusiva desses estudantes. Sabendo disso, o referido artigo discuti o papel do professor e da Educação Física no desenvolvimento dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para tanto, é preciso, descrever o (TEA) e suas especificidades, compreender os benefícios e a inclusão das aulas de educação física perante os alunos autistas no processo de ensino aprendizagem e entender a atuação do professor no processo de inclusão nas aulas de educação física para o desenvolvimento de alunos autistas. Nesta revisão bibliográfica foram realizados estudos e análises em bases de dados como Google Acadêmico, SciELO e Science Direct, selecionando artigos que respondessem à pergunta norteadora: Qual a importância de haver uma inclusão de crianças e adolescentes com transtorno de aspecto autista nas aulas da unidade curricular de Educação Física? A compreensão adquirida é que crianças com TEA apresentam alterações com aspectos sociais, motores, cognitivos e comportamentais, como dificuldades de interação afetiva, coordenação motora e desenvolvimento de habilidades complexas. Os professores devem estar capacitados para compreender as características do autismo e adotar práticas pedagógicas adequadas, criando um ambiente acolhedor. Programas de formação e sensibilização são essenciais para incentivar abordagens inclusivas. A Educação Física desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de habilidades sociais, motoras e no condicionamento físico e saúde das crianças com TEA. As atividades físicas contribuem para equilíbrio, coordenação, força, resistência, flexibilidade e planejamento motor. Incluindo, comportamentos estereotipados e agressivos. Portanto, a participação do aluno com TEA nas aulas de Educação Física, juntamente com a presença de professores capacitados para a educação inclusiva, é crucial para o sucesso desse processo.Artigo Científico Acesso aberto Temas contemporâneos transversais: gênero e sexualidade nas aulas de educação física(2021-12) Souza, Lucivaldo da Trindade; Silva, Lucivânio Santana da; Santos, Paulo César Romero dos; Nascimento, Washington Santos doO presente estudo demonstra uma análise e promove discursão sobre o gênero e a sexualidade como temas contemporâneos transversais presentes nas aulas de Educação Física. A metodologia caracteriza-se por ser de cunho bibliográfico; mediante a presença constante de caráter descritivo explicativo; partindo de uma abordagem qualitativa; e sendo assim, zelando por uma leitura em materiais teóricos sobre a temática. Comunga de um estudo desenvolvido por meio de diagnósticos realizados em artigos e livros, que propõe uma abordagem de consciência corporal e autoconhecimento do aluno, e a fim de obter uma reflexão crítica de si próprio. Por fim, percebe-se que o gênero e a sexualidade na escola possuem importância em plena demasia, tendo em visto que são fundamentais quando se referem ao empoderamento e o convivência social.Artigo Científico Acesso aberto Temas contemporâneos transversais: Ģênero e Sexualidade nas aulas de Educação Física.(2021-12) Souza, Lucivaldo da Trindade; Silva, Lucivânio Santana da; Santos, Paulo César Romero dos; Nascimento, Washington Santos doO presente estudo demonstra uma análise e promove discursão sobre o gênero e a sexualidade como temas contemporâneos transversais presentes nas aulas de Educação Física. A metodologia caracteriza-se por ser de cunho bibliográfico; mediante a presença constante de caráter descritivo explicativo; partindo de uma abordagem qualitativa; e sendo assim, zelando por uma leitura em materiais teóricos sobre a temática. Comunga de um estudo desenvolvido por meio de diagnósticos realizados em artigos e livros, que propõe uma abordagem de consciência corporal e autoconhecimento do aluno, e a fim de obter uma reflexão crítica de si próprio. Por fim, percebe-se que o gênero e a sexualidade na escola possuem importância em plena demasia, tendo em visto que são fundamentais quando se referem ao empoderamento e o convivência social.