Psicologia
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Navegando Psicologia por Assunto "Autismo"
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Artigo Científico Acesso aberto Maternidade: expectativa e pós diagnóstico de transtorno do espectro autista(2023-06-28) Garcia, Athos; Lemos, LudmilaEste artigo é resultado de um estudo teórico cujo objetivo foi compreender a experiência da maternidade após diagnóstico de autismo de um filho, dentro da perspectiva e da necessidade de atuação psicológica. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica tendo como principais descritores: “mães”, “maternidade”, ”família” e “autismo”, todos constantes em manuais físicos, além da base de dados constantes nos sitios eletronicos da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, da Biblioteca da UFMG - Campus Saúde, da Biblioteca da UNA - Campus Aimorés, do Dicionário Online de Português, do Instituto Neurosaber de Ensino, do Google Acadêmico, do Michaelis, do Ministério da Saúde, da Presidência da República (legislação), da Biblioteca da PUC Minas, do Scielo, da Revista Educação Pública, do Trilhante Educação Ltda., da Universidade Estadual de Maringá e do Wikipédia. Também foram utilizados relatos de mães de crianças autistas apurados mediante entrevista pessoal individualizada, além daqueles identificados em perfis de rede social (Instagram). Elaborada a pesquisa, foi possível constatar a importância da atuação do psicólogo em conjunto com a família, como fator fundamental para o desenvolvimento e o crescimento da criança autista, inclusive nas fases iniciais de seu diagnóstico.Artigo Científico Acesso aberto Projeto de Intervenção: apoio a família de crianças com autismo(2022-12-13) Santos, Rosângela Silva dosA pesquisa realizada para construção desse projeto apontou a grande necessidade de apoio que os pais e familiares de crianças autistas têm após o diagnóstico. Diante disso, o preconceito, o julgamento, frequentemente demonstrado e a falta de conhecimento, é realmente prejudicial não apenas a pessoa com o transtorno, mas também a família como um todo, fazendo-se necessário a criação de um espaço seguro de troca, escuta e construção de conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).