Design Gráfico
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Design Gráfico por Assunto "Design"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso aberto Design de interface gráfica para aplicativo com foco em doação(2022-06-29) Galvão, BrunaA pandemia do COVID-19 é uma crise de saúde pública que criou uma nova dinâmica na economia global. A rápida disseminação da doença e o uso da distância como medida de prevenção expuseram as desigualdades sociais e urbanas das cidades capitalistas. Dado isso, o presente projeto tem como principal objetivo apresentar um estudo sobre como incentivar a solidariedade neste cenário de pandemia de Covid-19 através de uma interface digital voltada para doações a partir de uma metodologia híbrida de Duplo Diamante e Objective, focando em aumentar a motivação do usuário através de suas funcionalidades. A partir das informações obtidas, foi possível obter um norte dos impedimentos e mapear a motivação de potenciais doadores, para que assim fosse possível desenhar funcionalidades nesse sentido.Monografia Acesso aberto Redesenho de Identidade Visual e Criação de um Sistema de Identidade Visual para a Estação Rodoviária de Porto Alegre (VEPPO)(2023-12) HERTZOG, Desireé Elias, D. E. HertzogEste trabalho propõe um novo sistema de identidade visual para a Veppo, responsável pela administração da rodoviária de Porto Alegre. Em 2022, embora o site da empresa tenha sido modernizado, sua marca permaneceu desatualizada, apresentando um visual antiquado que não se conecta com o público da região metropolitana. O logotipo, com tipografia serifada, é considerado obsoleto e desconfortável, especialmente para leitura digital. A metodologia híbrida, baseada em Peón (2009) e com apoio de Wheeler (2012), foi empregada, seguindo as etapas de problematização, definição de estratégia, concepção e especificação. A problematização proporcionou dados essenciais para a identificação dos principais pontos necessários à mudança da identidade visual. A estratégia, fundamentada na etapa anterior que culminou na concepção que levou como norte os requisitos projetuais intimista, discreto, disciplinado e técnico. Por fim foi elaborado o manual de identidade visual da marca, que detalha todas as regras da nova especificação. O resultado alcançado moderniza a Veppo, conferindo-lhe uma imagem atualizada e associada ao seu ramo, com o uso de cores mais vívidas. O objetivo de criar um sistema de identidade visual para a Veppo foi atingido com detalhamento técnico, em conformidade com os requisitos propostos no projeto.Monografia Acesso aberto O resgate dos significados e simbologias da tatuagem através de cartazes ilustrados: uma exposição de cartazes estilizados(2022-06-20) Jardim, Rafaela StiehO presente trabalho de conclusão de curso constitui-se na criação e desenvolvimento de cartazes ilustrados dentro do contexto do universo da tatuagem, a fim de aproximar e sensibilizar o público-alvo acerca dos conceitos e simbologias em torno do procedimento de tatuar. O projeto visa responder à pergunta central “como aproximar mais as pessoas dos conceitos e simbologias da tatuagem?” e buscou viabilizar a solução através da óptica do design gráfico e por meio de cartazes com ilustrações estilizadas que contam histórias e carregam os conceitos que surgiram das pesquisas de campo e de público-alvo, realizadas para tratar do projeto. Utilizou-se uma metodologia híbrida desenvolvida a partir dos métodos de Volnei Matté (2004) e Human Centric Design (2015), que visa possibilitar flexibilidade e fluidez para as necessidades projetuais deste trabalho. Para a criação das ilustrações, foi executada uma etapa de problematização, onde se estudou a respeito de todas as esferas que englobam o projeto, como o contexto de cartazes pelo mundo, ilustrações artísticas e o cenário da tatuagem. Então, a partir de uma análise das referências e da definição das funções e requisitos do projeto, criou-se cinco figuras conceituadas dentro de uma lógica visual para atingir os objetivos do projeto: O que é tatuagem? Os cartazes respondem: História, Expressão, Arte, Liberdade e Identidade são os conceitos que permeiam os significados e simbologias por trás das tatuagens. Antes de, de fato, implementar os cartazes e os expor ao público final, foi realizada uma pesquisa de percepção com usuários, ao passo que os resultados da pesquisa se mostraram suficientemente satisfatórios, foi possível dar continuidade ao projeto. Posteriormente, na etapa de implementação do trabalho de conclusão, o público-alvo pôde visualizar os cartazes em exposição feita no estúdio Porão 381, gerando debates acerca do assunto. O projeto foi muito elogiado pelos participantes da exposição e aqueles interessados nos produtos compraram os impressos disponíveis.