Design Gráfico

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 19 de 19
  • Monografia Acesso aberto
    Aplicação de estampas de colagem digital, aplicadas em roupas reaproveitadas
    (2023-12) RIBEIRO, Camila de Barros Barbosa Furtado
    Este projeto, desenvolvido no curso de Design Gráfico da Uniritter, visa criar uma coleção de estampas utilizando diferentes técnicas, tais como a fotografia, a colagem digital e a ilustração, para a aplicação em roupas reaproveitadas. Configura-se, portanto, na articulação entre conteúdos dos cursos de Design Gráfico e Design de Moda. Um de seus objetivos é explorar a união de técnicas gráficas e de outras formas de manipulação do material têxtil, como, por exemplo, a impressão da colagem digital sobre roupas reutilizadas, junto a outras técnicas de manipulação do tecido, como desbotamento e tingimento. Com a impressão das artes em diferentes roupas, esse trabalho também busca discutir o conceito das estampas e das roupas como extensão do corpo humano. O projeto compreenderá desde a criação das estampas até sua aplicação física e funcionamento como roupa. Este trabalho utilizou uma metodologia híbrida com base nos autores Munari (2008) e Treptow (2005).
  • Monografia Acesso aberto
    Desenvolvimento de projeto gráficos e ilustração para um baralho oracular autoral
    (2023-12) ALVES, Isadora Ferreira
    O projeto tem como propósito apresentar o desenvolvimento de um baralho oracular autoral com a temática de constelações estelares, acompanhado da criação de ilustrações exclusivas para as cartas. Ao criar uma iconografia própria, utilizamos as ilustrações das cartas, para construir significados baseados nas lendas e mitos de origem das constelações escolhidas. Adotando uma metodologia híbrida ao longo do projeto, incorporamos etapas e estrutura das abordagens de Volnei Matté (2004) e Design Thinking (2011) para compreender as necessidades do projeto. Como resultado, foram produzidas 48 cartas e ilustrações de constelações que compõem a iconografia, a identidade visual do baralho, um livreto, uma embalagem e demais elementos gráficos essenciais para a criação do baralho oracular.
  • Monografia Acesso aberto
    Redesenho de Identidade Visual e Criação de um Sistema de Identidade Visual para a Estação Rodoviária de Porto Alegre (VEPPO)
    (2023-12) HERTZOG, Desireé Elias, D. E. Hertzog
    Este trabalho propõe um novo sistema de identidade visual para a Veppo, responsável pela administração da rodoviária de Porto Alegre. Em 2022, embora o site da empresa tenha sido modernizado, sua marca permaneceu desatualizada, apresentando um visual antiquado que não se conecta com o público da região metropolitana. O logotipo, com tipografia serifada, é considerado obsoleto e desconfortável, especialmente para leitura digital. A metodologia híbrida, baseada em Peón (2009) e com apoio de Wheeler (2012), foi empregada, seguindo as etapas de problematização, definição de estratégia, concepção e especificação. A problematização proporcionou dados essenciais para a identificação dos principais pontos necessários à mudança da identidade visual. A estratégia, fundamentada na etapa anterior que culminou na concepção que levou como norte os requisitos projetuais intimista, discreto, disciplinado e técnico. Por fim foi elaborado o manual de identidade visual da marca, que detalha todas as regras da nova especificação. O resultado alcançado moderniza a Veppo, conferindo-lhe uma imagem atualizada e associada ao seu ramo, com o uso de cores mais vívidas. O objetivo de criar um sistema de identidade visual para a Veppo foi atingido com detalhamento técnico, em conformidade com os requisitos propostos no projeto.
  • Monografia Acesso aberto
    O ambiente virtual e obras esculturais em modelagem 3D: como elementos de expressão de pessoas com transtornos mentais
    (2023-12) SILVA, Jonatas Miguel Cavalheiro da
    Transtornos mentais estão presentes na vida de diversas pessoas, afetando suas vidas significativamente, e em muitos casos sem que as mesmas tomem conhecimento disso. Parte disso parte do fato de ser um assunto pouco divulgado, fazendo com que muitas pessoas acabem por ter seus diagnósticos apenas na vida adulta. Tendo isso em mente, este projeto tem o intuito de criar um ambiente virtual tridimensional que introduza este assunto de maneira acessível e que se comunique tanto com as novas gerações de nativos digitais quanto imigrantes digitais, aproveitando da flexibilidade das metodologias de Bonsiepe (1984) e Munari (2008) para organizar todas as etapas necessárias para que o projeto atinja seu objetivo.
  • Monografia Acesso aberto
    Nós: um aplicativo focado em minorias sociais
    (2023-12) VARGAS, Luciano Borba
    Este projeto tem como objetivo desenvolver um aplicativo focado em ajudar minorias sociais a escolher, com maior assertividade, locais seguros e receptivos às diferenças para que evitem desconforto ou preconceito, visando, principalmente, sua utilização para o planejamento de viagens em visitas a lugares novos pelo usuário, onde, provavelmente, o viajante não teria conhecimento prévio dos estabelecimentos. Para isso, a plataforma foi montada, de maneira híbrida, com base nas metodologias, Projeto E (MEURER E SZABLUK, 2011) e Double Diamond (DESIGN COUNCIL, 2004), para atingir de forma satisfatória o objetivo do projeto.
  • Monografia Acesso aberto
    Identidade de marca para uma plataforma voltada ao mercado criativo e a representatividade: a importância da valorização de profissionais negros
    (2023-12) SALVADOR, Flávia da Silva
    Esse estudo abordou a importância da representatividade em áreas criativas e a necessidade de valorizar profissionais negros. Para isso, foi proposto a criação de uma identidade de marca, para uma plataforma online destinada a criativos negros, o objetivo foi criar um espaço de comunidade onde uma pessoa fortalece o trabalho da outra, um lugar onde a cultura negra é valorizada e criativos negros são protagonistas. A metodologia utilizada para o projeto foi criada de forma híbrida, combinando os métodos Double Diamond e Alina Wheeler. Os resultados indicaram que uma identidade de marca eficiente é uma ferramenta importante para auxiliar a identificação do público com a marca, além de ser uma forma de gerar representatividade e valorização a grupos minoritários. Além disso, a metodologia híbrida utilizada pode ser aplicada em outros projetos com objetivo de criar um branding para plataformas que ajude a promover a diversidade e inclusão em diferentes áreas.
  • Monografia Acesso aberto
    Compartilhando criatividade: Uma Plataforma para artistas independentes
    (2023-12) BELLOMO, Ricardo dias
    Em meio à diversidade do cenário artístico, os artistas independentes enfrentam desafios singulares na busca por reconhecimento e sustentabilidade. Este projeto propõe a criação de uma plataforma online que serve como ponte para esses artistas, promovendo colaboração, visibilidade e oportunidades de monetização. Utilizando metodologias como Design Thinking e Projeto E, a pesquisa identifica e aborda as complexidades do mundo artístico independente, oferecendo uma solução digital que visa enriquecer e fortalecer a comunidade artística. Reconhecendo a arte como um reflexo vívido das emoções e contextos humanos ao longo da história, este trabalho enfatiza a imperativa necessidade de soluções que valorizem e apoiam os artistas independentes no cenário cultural contemporâneo.
  • Monografia Acesso aberto
    Redesign da obra “Clarissa”, de Érico Veríssimo e o emprego do design editorial na valorização da literatura regional para os jovens gaúchos.
    (2023-06-26) Santos, Afonso Henrique Vargas dos
    O presente trabalho tem como objetivo principal a elaboração de um redesign do livro “Clarissa”, de Érico Veríssimo, com o intuito de torná-lo mais atraente para os jovens gaúchos, além de analisar a forma com a qual o emprego do bom design editorial pode auxiliar na valorização da literatura gaúcha por parte deste público alvo. Foram abordados temas a respeito da falta do hábito de leitura por parte dos jovens gaúchos e as causas para tal fato, em conjunto com apontamentos sobre o mercado editorial e produção de livros. Foi utilizada uma metodologia híbrida composta pelos métodos de Bonsiepe (1984), Burdek (2010) e Baxter (2008). Esta metodologia definiu o andamento do trabalho, iniciando com a problematização, seguida pela análise de similares contemplando o livro original e livros semelhantes ao original, além de uma análise sincrônica relativa ao redesign , contemplando livros atraentes visualmente, utilizados como inspiração para o projeto. Posteriormente há a etapa de análise do panorama atual, com aplicação de uma pesquisa de campo, seguida pela geração e escolha de alternativas. Por fim, tem-se o desenvolvimento detalhado do projeto de redesign , do princípio ao resultado final.
  • Monografia Acesso aberto
    Projeto gráfico de álbum interativo de registro para fortalecimento da identidade de crianças em instituições de acolhimento
    (2023-06-30) Lima, Rafaela Michelsen
    Este trabalho visa desenvolver um álbum de registro para crianças em instituições de acolhimento. O propósito deste álbum é fortalecer a identidade de crianças que se encontram em situações de vulnerabilidade, que acabam perdendo fases importantes de sua vida, e consequentemente, de suas memórias. Além disso, foi discutida a forma como o Design poderia ser utilizado para estimular o autoconhecimento na infância e contribuir nas jornadas pessoais das crianças. Para atingir os objetivos do projeto, foi utilizada uma metodologia híbrida elaborada com base nas atribuições de Bonsiepe (1984), Peón (2003) e Brown (2010), servindo como um grande pilar para o desenvolvimento do trabalho. As fases de imersão/empatia, análise e resultados, geração de alternativas, bem como a etapa de planejamento foram de extrema importância para a organização e criação do projeto gráfico do álbum em todos os aspectos.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Rebranding do segundo jornal mais antigo do Rio Grande do Sul: O Taquaryense
    (2022-12-08) Flores, Maria Flávia Dias
    O jornal impresso passou por transformações desde sua criação no século XVI. Não diferente disso, o segundo jornal mais antigo do estado do Rio Grande do Sul, O Taquaryense, também sofreu transformações ao longo de seus 135 anos, devido à modernização e novas tecnologias. Seu processo de produção mantém a tradicionalidade do sistema tipográfico, sendo impresso ainda em uma rotativa plano-cilíndrica. A fim de proporcionar um posicionamento de sua marca no âmbito digital e alcançar novos colaboradores, este projeto tem como objetivo geral desenvolver um rebranding para o jornal O Taquaryense. A metodologia híbrida desenvolvida adotou como referência os autores Bruno Munari (2008) e Maria Luísa Peón (2009). O projeto se divide em 8 etapas, sendo elas: Problema, Coleta de Dados, Análise de Dados, Tecnologia, Experimentação, Modelo, Desenho de Construção e Solução. Como resultado final, foi obtido um novo Sistema de Identidade Visual, aplicado em diferentes materiais e soluções alinhados aos contextos impresso e digital, atendendo as necessidades no produto editorial.
  • Monografia Acesso aberto
    Redesign da identidade visual e sistema de aplicações da empresa Kuro Bakery
    (2022-12-09) Rostirolla, Felipe Smaniotto Ramos
    Este projeto tem como objetivo apresentar o redesign de identidade visual desenvolvido para a confeitaria, Kuro Bakery. A cliente busca uma identidade para transmitir o conceito da marca e sua segmentação, com uma comunicação clara. As metodologias de Gui Bonsiepe (1984) e Maria Luísa Peón (2001) foram aplicadas ao projeto, também foi realizada uma pesquisa bibliográfica para a construção da nova identidade visual, e do manual de identidade visual, desenvolvido para garantir a aplicação e reprodução correta da nova identidade. A nova identidade visual da Kuro Bakery representa os conceitos estabelecidos e a personalidade da marca, garantindo um posicionamento adequado no mercado.
  • Monografia Acesso aberto
    Redesenho da interface para aplicativo móvel de atendimento de urgências médicas do SAMU Chamar 192
    (2022-12-01) Kansao, Joseph Nabil
    Enxergar novas possibilidades de evolução na forma de acionamento do atendimento de urgências médicas do SAMU através da tecnologia disponível nos aplicativos móveis pode facilitar e agilizar o salvamento de mais vidas. Tendo isso em vista o presente projeto visa o redesenho da interface visual do aplicativo do SAMU Chamar 192, além da realização de melhorias de usabilidade aliadas ao entendimento das necessidades dos usuários, contribuindo para o melhor uso do aplicativo, assim como para a diminuição da carga cognitiva de aprendizado do usuário. A metodologia híbrida gerada no projeto contempla a estrutura de processos do método Double Diamond (2015), com o uso das ferramentas do Design Thinking (2009), sendo também complementada com técnicas presentes no livro Universal Methods of Design: 100 Ways to Research Complex Problems, Develop Innovative Ideas, and Design Effective Solutions (2012). Como resultado foi obtido um protótipo navegável aplicado ao novo estilo da interface visual, com a implementação de melhorias de usabilidade, assim como a adição de 15 novas funcionalidades com base nas necessidades dos usuários. As novas funcionalidades estão relacionadas ao cadastro de contato de parente ou responsável, chamada de vídeo, status do atendimento, tempo médio de atendimento pela central e a localização da ambulância em tempo real.
  • Monografia Acesso fechado
    Conscientização social da opressão minoritária brasileira através do concept art em uma série de cartazes físicos e digitais
    (2022-12-08) Andrade, Paulo Scussel de
    O trabalho em questão tem como objetivos, identificar e analisar concept arts semelhantes que abordem questões relacionadas aos casos de opressão; Identificar e analisar concept arts que explorem técnicas gráficas semelhantes àquelas utilizadas no presente projeto; Identificar principais acontecimentos para definição de quais situações de opressão serão representadas nas concept arts; Explorar nas concept arts aspectos relativos a situações de opressão que possam impactar o leitor; Produzir uma série de cartazes físicos e digitais visando a aplicação das concept arts. Fazendo uso de uma metodologia híbrida desenvolvida a partir das metodologias dos autores Bruno Munari (1981) e Aki Choklat. Resultando na produção de 4 cartazes físicos e digitais das representações de algumas minorias brasileiras, que são ela: povos originários (indígenas), negros, LGBTQIA+ e mulheres.
  • Monografia Acesso fechado
    Desenvolvimento de interface para aplicativo móvel direcionado à veganos
    (2022-12-08) Scopel, Laura Scherer Scopel de
    O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de uma interface gráfica para um aplicativo mobile, focado na localização de estabelecimentos adeptos para veganos. Este público, que vem ganhando grande representatividade no contexto atual, é composto por pessoas consumidoras de produtos, de serviços e de conhecimento, que possuem demandas específicas nem sempre encontradas com facilidade. Diante da dificuldade dos veganos para localizar lugares confiáveis, foi proposto o desenvolvimento de uma interface virtual que ofereça acesso a essas informações de forma fácil e prática. Para isso, foi adotado um método híbrido de desenvolvimento projetual elaborado por meio da mescla de etapas e ferramentas apresentadas pelo Design Thinking (2009) e o Projeto E (2010). Após a conclusão de todas as etapas do projeto, foi obtido um protótipo navegável, com interface prática e intuitiva, que atende todas as necessidades propostas pela autora. Sendo assim, o produto já está pronto para entrar no mercado, necessitando apenas de seu desenvolvimento em código.
  • Monografia Acesso aberto
    Projeto gráfico editorial: Edição de luxo do romance gótico O Castelo de Otranto
    (2022-06-24) Souza, Thiago
    Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de uma edição de luxo do livro O Castelo de Otranto. Uma obra importante que iniciou a literatura gótica e deixa marcas até os dias atuais, mas que não foi tão valorizada como outras obras do gênero. Com esse propósito é utilizada a metodologia de Matté (2004) calcada na aplicação de trabalhos gráficos-impressos. Foram feitas pesquisas, entre elas, sobre a época e o gênero da edição original. O resultado foi um exemplar inspirado nos elementos gráficos medievais, focado na composição visual, que ganhou ilustrações de capa e entrada dos capítulos.
  • Monografia Acesso aberto
    O resgate dos significados e simbologias da tatuagem através de cartazes ilustrados: uma exposição de cartazes estilizados
    (2022-06-20) Jardim, Rafaela Stieh
    O presente trabalho de conclusão de curso constitui-se na criação e desenvolvimento de cartazes ilustrados dentro do contexto do universo da tatuagem, a fim de aproximar e sensibilizar o público-alvo acerca dos conceitos e simbologias em torno do procedimento de tatuar. O projeto visa responder à pergunta central “como aproximar mais as pessoas dos conceitos e simbologias da tatuagem?” e buscou viabilizar a solução através da óptica do design gráfico e por meio de cartazes com ilustrações estilizadas que contam histórias e carregam os conceitos que surgiram das pesquisas de campo e de público-alvo, realizadas para tratar do projeto. Utilizou-se uma metodologia híbrida desenvolvida a partir dos métodos de Volnei Matté (2004) e Human Centric Design (2015), que visa possibilitar flexibilidade e fluidez para as necessidades projetuais deste trabalho. Para a criação das ilustrações, foi executada uma etapa de problematização, onde se estudou a respeito de todas as esferas que englobam o projeto, como o contexto de cartazes pelo mundo, ilustrações artísticas e o cenário da tatuagem. Então, a partir de uma análise das referências e da definição das funções e requisitos do projeto, criou-se cinco figuras conceituadas dentro de uma lógica visual para atingir os objetivos do projeto: O que é tatuagem? Os cartazes respondem: História, Expressão, Arte, Liberdade e Identidade são os conceitos que permeiam os significados e simbologias por trás das tatuagens. Antes de, de fato, implementar os cartazes e os expor ao público final, foi realizada uma pesquisa de percepção com usuários, ao passo que os resultados da pesquisa se mostraram suficientemente satisfatórios, foi possível dar continuidade ao projeto. Posteriormente, na etapa de implementação do trabalho de conclusão, o público-alvo pôde visualizar os cartazes em exposição feita no estúdio Porão 381, gerando debates acerca do assunto. O projeto foi muito elogiado pelos participantes da exposição e aqueles interessados nos produtos compraram os impressos disponíveis.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Design de interface gráfica para aplicativo com foco em doação
    (2022-06-29) Galvão, Bruna
    A pandemia do COVID-19 é uma crise de saúde pública que criou uma nova dinâmica na economia global. A rápida disseminação da doença e o uso da distância como medida de prevenção expuseram as desigualdades sociais e urbanas das cidades capitalistas. Dado isso, o presente projeto tem como principal objetivo apresentar um estudo sobre como incentivar a solidariedade neste cenário de pandemia de Covid-19 através de uma interface digital voltada para doações a partir de uma metodologia híbrida de Duplo Diamante e Objective, focando em aumentar a motivação do usuário através de suas funcionalidades. A partir das informações obtidas, foi possível obter um norte dos impedimentos e mapear a motivação de potenciais doadores, para que assim fosse possível desenhar funcionalidades nesse sentido.
  • Monografia Acesso aberto
    Projeto editorial de folheto impresso infantil ilustrado sobre a temática dos brinquedos sem gênero
    (2022-06-22) Silva, Kézia
    Este trabalho de conclusão de curso consiste no desenvolvimento de um projeto de mídia impressa, no formato de folheto e voltado ao público infantil. Tem como propósito introduzir de forma lúdica e leve questão dos brinquedos sem gênero, convidando as crianças a brincarem com os brinquedos que quiserem, além de desafiar suposições antigas sobre “brinquedos de meninas” e “brinquedos de meninos”. Para isto, tem como elemento principal o uso de ilustrações, que complementam a narrativa da história escrita. Como base para o desenvolvimento do projeto, foram abordados assuntos sobre o desenvolvimento infantil e a influência das ilustrações como elemento educativo, além dos elementos formais de um projeto gráfico como: tipografia, diagramação, formatos e aspectos ergonômicos. Foi utilizada uma metodologia híbrida composta pela mescla do método de Volnei Matté (2004) e Ambrose & Harris (2011) que conta com uma pesquisa e análise sincrônica bem como o entendimento do problema a ser solucionado e a apresentação detalhada do processo de desenvolvimento do projeto editorial desde sua primeira etapa até o resultado final.
  • Monografia Acesso aberto
    Aplicativo para o combate à importunação sexual praticada contra mulheres em seu cotidiano
    (2022-06-22) Dapper Ferreira, Rafaela
    Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um projeto web focado em diminuir a violência e importunação sexual praticada contra mulheres em seu cotidiano e, para a sua execução foram utilizadas as metodologias projetuais Duplo Diamante (DESIGN COUNCIL,2004) e Garrett (2011). Pesquisas demonstram que mulheres são a maior parcela da sociedade impactada pelos crimes de violência de gênero e importunação sexual, dessa forma, baseado nos conceitos de design social de Pazmino (2007) e o crescimento do uso de aplicativos no Brasil, optou-se por desenvolver um aplicativo de cunho social visando minimizar essas violências e trazer segurança para as mulheres se deslocarem em seu dia a dia. Para o melhor embasamento da solução proposta, foram utilizadas análises estruturais, de identidade visual e das heurísticas de produtos similares. Além disso, o projeto buscou valorizar elementos estéticos e de usabilidade, tornando o aplicativo mais interessante. Como resultado, foi obtido um produto que possui identidade própria e protótipo navegável que demonstra sua interface completa e o funcionamento de suas ferramentas. Dessa forma, o projeto pode ser considerado como pronto para entrada no mercado, necessitando apenas a criação de seu código.