Letras
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Letras por Assunto "educação inclusiva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Artigo Científico Acesso aberto Tecnologias assistivas: recursos e métodos adequados para a educação inclusiva(2021) SILVA, Wagner Santos; SILVA, Marcela Carine MonteiroOs diversos recursos tecnológicos inseridos na sociedade têm como principal função facilitar as práticas sociais, sejam elas educacionais, de trabalho, comunicação, informação ou conhecimento. As tecnologias tem o poder de melhorar a produção em diversos ambientes que o indivíduo está inserido, no âmbito escolar não é diferente, tendo em vista que o uso de métodos e recursos necessários para a educação vem se tornando cada vez mais necessário, principalmente no que se refere ao exercício de uma educação inclusiva. Para isso, existem as tecnologias assistivas, as quais facilitam a inclusão de pessoas com deficiência ou necessidades especiais no contexto escolar. Haja vista estes aspectos, este artigo tem como objetivo discutir como e porque as tecnologias assistivas precisam ser inclusas nos ambientes de ensino, além de detalhar sobre o que elas são. Esta pesquisa segue as concepções de Bersch (2006) e (2007) sobre as Tecnologias Assistivas (TA) e como estas devem ser inseridas na escola com o intuito de haver a inclusão educacional, além disso, o trabalho traz algumas afirmações de Sassaki (1997) acerca da importância de exercer a prática de ensino de maneira que inclua todos os que obtêm deficiência no ambiente de aprendizagem. Utilizamos neste artigo a pesquisa bibliográfica qualitativa investigativa diante de outros artigos e livros publicados diante da temática, e assim fundamentar os argumentos de como diversos recursos tecnológicos são adaptados ou construídos com finalidade de incluir aqueles que por causa de uma limitação pode ser excluído do ensino e aprendizagem.