Arquitetura e Urbanismo
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Navegando Arquitetura e Urbanismo por Assunto "Crianças"
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Monografia Acesso aberto Escola infantil lúdica: a influência da arquitetura no aprendizado das crianças.(2022-12-02) Carvalho, AnaPartindo dos temas da arquitetura e da educação, o projeto visa compreender os espaços escolares, contextualizá-los e defini-los nas escolas que atendem apenas crianças e desenvolver um projeto arquitetônico para uma escola infantil que proponha soluções espaciais que atendam às necessidades das crianças. Têm como pressuposto um espaço educacional infantil de qualidade; atividades lúdicas são essenciais no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança, e um espaço escolar complexo e multifuncional é ele próprio um facilitador do processo de ensino. Com base em autores como Kowaltowski, Hank, Frago e Escolano, além de pesquisas sobre o tema, a pesquisa considera importantes conceitos relacionados à importância da qualidade e percepção espacial arquitetônica nas relações das crianças com o meio ambiente. A pesquisa lúdica possibilita aprofundar questões relacionadas à importância do brincar no desenvolvimento infantil. Pesquisas descobriram que brincar estimula a linguagem, o pensamento, a socialização, a exploração, a invenção, o movimento, a criatividade e a fantasia das crianças. Esses estudos mostram que tanto o brincar quanto o espaço são fundamentais para a formação das crianças. O espaço oferece oportunidades para brincar, e o brincar livre no espaço proporciona às crianças o desenvolvimento do movimento, das relações sociais e da inteligência, e o brincar livre no espaço também proporciona consciência e posse do espaço.Monografia Acesso aberto Projeto de um centro clínico de referência adequado para o atendimento de crianças com transtorno do espectro autista na cidade de Jataí-GO(2022-12-05) Assis, LuziaO número de crianças com transtorno do espectro autista vem crescendo ao longo dos anos em todo o mundo, não existe cura para o autismo, mas um tratamento precoce pode dar autonomia para a criança conseguir aprender de forma regular. Existem peculiaridades no modo de absorver as informações de uma criança do espectro autista que não se configura da mesma maneira que uma criança que não seja do espectro autista, há dificuldades em interações sociais e no entendimento de coisas que não são literais. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um anteprojeto para um Centro Clínico de Referência para o atendimento de crianças com transtorno do espectro autista, mostrar como o espaço pode transformar a forma de aprendizagem e gerar mais conteúdo para a área tão carente de informações. O presente trabalho irá analisar profissionais referência na área da arquitetura voltada para o atendimento de crianças do espectro autista, estudar como a arquitetura pode atuar de forma ativa para auxiliar no desenvolvimento dessas crianças, fazer análises em edificações com o mesmo objetivo e os pontos de relevância dos projetos. A arquitetura pode contribuir significativamente para o melhor desenvolvimento e autonomia de crianças do espetro autista, que tem um jeito único de decifrar o mundo ao seu redor, contribuir para a organização mental e melhoria no foco das crianças, o espaço de aprendizagem para essas crianças pode significar segurança para elas.