Arquitetura e Urbanismo
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Arquitetura e Urbanismo por Assunto "Escolas"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Monografia Acesso aberto Escola infantil lúdica: a influência da arquitetura no aprendizado das crianças.(2022-12-02) Carvalho, AnaPartindo dos temas da arquitetura e da educação, o projeto visa compreender os espaços escolares, contextualizá-los e defini-los nas escolas que atendem apenas crianças e desenvolver um projeto arquitetônico para uma escola infantil que proponha soluções espaciais que atendam às necessidades das crianças. Têm como pressuposto um espaço educacional infantil de qualidade; atividades lúdicas são essenciais no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança, e um espaço escolar complexo e multifuncional é ele próprio um facilitador do processo de ensino. Com base em autores como Kowaltowski, Hank, Frago e Escolano, além de pesquisas sobre o tema, a pesquisa considera importantes conceitos relacionados à importância da qualidade e percepção espacial arquitetônica nas relações das crianças com o meio ambiente. A pesquisa lúdica possibilita aprofundar questões relacionadas à importância do brincar no desenvolvimento infantil. Pesquisas descobriram que brincar estimula a linguagem, o pensamento, a socialização, a exploração, a invenção, o movimento, a criatividade e a fantasia das crianças. Esses estudos mostram que tanto o brincar quanto o espaço são fundamentais para a formação das crianças. O espaço oferece oportunidades para brincar, e o brincar livre no espaço proporciona às crianças o desenvolvimento do movimento, das relações sociais e da inteligência, e o brincar livre no espaço também proporciona consciência e posse do espaço.