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Monografia Acesso aberto Uma abordagem historiográfica sobre a família real portuguesa no Brasil(2018) Lemos, Ana Paula FavarinA partir de uma pesquisa bibliográfica, no trabalho, abordou-se sobre o contexto histórico da vinda da família real portuguesa para o Brasil. Nesse entendeu-se os principais motivos que fez Dom João VI, sua família, e toda a corte portuguesa, embarcar às pressas para a sua única colônia na América. Em 1807, ano em que Napoleão Bonaparte se tornou o Imperador absoluto da Europa, além de ter colocado de joelhos todos os reis e rainhas, um após o outro, só não haviam conseguido vencer a Inglaterra. Após a derrota em Trafalgar, Bonaparte desistiu de tentar invadir a Inglaterra, adotando outra tática contra os ingleses: Bloqueio Continental, fechando os portos europeus ao comércio de produtos britânicos. Agora, Dom João VI, ou cedia a Napoleão e aderia ao Bloqueio Continental, ou aceitava a oferta dos aliados ingleses, que garantiam proteger o rei na viagem para o Brasil. A fuga se deu em embarcações despreparadas para acomodar a família real e toda a sua corte, configurando em uma viagem muito difícil. Na chegada a Salvador, em 22 de janeiro de 1808, os navios ancoraram dentro da barra. Dom João desembarcou na manhã do dia 23. Depois, em 07 de março de 1808, a família real chega ao Rio de Janeiro, mas o desembarque só aconteceu no dia seguinte. Nos primeiros dias, D. João, Carlota Joaquina e os filhos ficaram hospedados no Paço Real. Foi um arranjo temporário. Dentro de pouco tempo, o príncipe regente iria morar num palácio muito mais amplo e agradável, situado no atual bairro de São Cristóvão. Como em toda a colônia, não havia no Rio de Janeiro médicos formados em universidades. Uma forma rudimentar de medicina era praticada pelos barbeiros. O profissional que aí trabalhava acumula três profissões: dentista, cirurgião e barbeiro. Com a abertura dos portos brasileiros, o Brasil a abrir seu comércio as nações amigas, além de Portugal. Em 1810, Dom João assinou um tratado especial com o governo inglês que ampliava as liberdades concedidas pela abertura dos portos e dava novas vantagens à entrada dos produtos ingleses no Brasil. Por outro lado, havia tudo por fazer no Brasil. Precisava de estradas, escolas, tribunais, fábricas, bancos, moeda, comércio, imprensa, bibliotecas, hospitais, sistemas de comunicação eficientes. Dom João não perdeu tempo. No dia 10 de março de 1808, quarenta e oito horas depois de desembarcar no Rio de Janeiro, organizou seu novo gabinete. Caberia a esse ministério criar um país a partir da condição de colônia.Artigo Científico Acesso embargado Análise da politica Nacionaldesenvolvimentista na Era Vargas: Antecedentes históricos e seus reflexos.(2020) Almeida, Pedro Henrique da silvaO objetivo deste artigo é analisar, o processo de Nacionaldesenvolvimentismo no Brasil, na Era Vargas, descrevendo o cenário político econômico do país no período imperial, bem como no período da primeira república, dando o contexto da posse de Getúlio. A partir disso será descrito como se deu essa ideia desde seu início, e seus reflexos nos tempos de neoliberalismo atual. Deste modo, se utilizou o procedimento de pesquisa Bibliográfica, fundamentando o trabalho através de livros, artigos científicos, monografias e teses, de diversos autores. Para que isso fosse possível, foi escolhido o método dedutivo, que parte de pressupostos gerais, caminhando para conclusões especificas. Sendo assim, foi possível analisar, que mesmo com os entraves impostos por grupos dissidentes (tanto nacionais como internacionais, na época), foi possível, através de um estado forte, e com um objetivo assumido, a construção das bases da indústria nacional. Porém também foi possível perceber que a partir da década de 80, este modelo começou a ruir por conta de pressões externas, tendo um novo folego, somente a partir dos anos 2000.Artigo Científico Arqueologia de gênero: uma reflexão a respeito do papel social da mulher indígena até o período pré-colonial(2020) Bittencort, Beatriz RamosFaced with a historiography that, transformed the prehistory a period maintained and organized by men as active agents and wherein said characteristics and activities 'male' would be crucial for the development of early human societies, this work seeks to reflect, clarify and inform about the importance of women's social role in prehistory. In order to demystify a false hierarchy of genders that for a long time was believed to exist, but which in fact was only a reflection of the molds of European gender relations that overlapped other cultures, such as indigenous, in the pre-colonial period and which was also reaffirmed in the emergence of archaeological studies. Giving examples of the contributions and relevance of women's participation within the context of maintaining prehistoric and pre-colonial indigenous societies.Monografia Acesso aberto A cena musical alternativa tubaronense: o rock underground e os grupos punk, hardcore e banger entre 1990 e 2010(2019) Mendes, Willian MedeirosNo começo da década de 1990, alguns jovens da cidade de Tubarão criaram as suas próprias bandas com músicas autorais, independentes de gravadoras e com forte influência de movimentos alternativos, tais como, o movimento punk e o movimento hardcore. Esses jovens movimentaram a cidade ocupando espaços, organizando eventos, montando bandas, criando fanzines e desse modo, formaram uma cena musical alternativa na cidade. Essa cena musical alternativa rompeu com os padrões conservadores da sociedade tubaronense e também com os padrões musicais da época, sendo alvo de preconceito e repressão. Por meio das letras das músicas e das entrevistas realizadas, nota-se que os mesmos não aceitavam a hipocrisia religiosa da sociedade, a repressão policial, o conservadorismo e criaram um modo de vida divergente dos padrões da época.Artigo Científico Acesso embargado As coleções arqueológica e etnográfica do Museu Histórico Municipal Monsenhor Agenor Neves Marques como um instrumento de política de memória(2020) Damazio, NathanRefletir acerca da representação das populações indígenas dentro dos museus implica em questionar o ideal colonial presente no contexto museológico de diversas instituições. Os museus entendidos como espaços de poder, apresentam em muitos cenários a narrativa contada como uma ferramenta de dominação. A partir da realização de pesquisas de campo e da leitura de uma série de trabalhos, propõe-se aqui uma reflexão acerca das coleções arqueológica e etnográfica do Museu Histórico Municipal Monsenhor Agenor Neves Marques como um instrumento de política de memória do município de Urussanga/SC, que valoriza a imigração europeia e negligencia e esconde a história indígena.Artigo Científico Acesso aberto Combate na antiguidade clássica: cinema VS. história(2020) Estevam, Edimar PachecoThis article analyzes the combat scenes between armies shown in films set in Classical Antiquity, comparing what cinema shows us with the historical evidence. Due to the great influence of cinema over popular culture, is necessary to avoid that the historical evidence is obscured or even replaced by the fiction created in films. Several combat scenes from films set in Classical Antiquity were analyzed and the results of this analysis were compared with the data obtained through bibliographical research on the subject. It was concluded that cinema exaggerates the efficiency of attack weapons while underestimating personal protective gears such as body armor and shields and does not understand how formations and cavalry works.Artigo Científico Acesso embargado O desenvolvimento do sistema educacional no município de rio fortuna: a Igreja Católica como um pilar na construção da Escola de Educação Básica Nossa Senhora de Fátima(2020) Philippi, Murilo LaurethThis paper presents a brief history of the German colonization in Rio Fortuna, seeking to analyze the way the implementation and development of education occurred in the new territory. Therefore, this paper aims to show how the Catholic religion played a fundamental role in the construction of the Our Lady of Fatima Elementary School. The German immigration to Brazil began after the political and social changes that took place in Germany, with the Napoleonic reforms. The population growth, the Industrial Revolution, the land-lost peasants and the economic crisis were the main factors for the German emigration. As a result of the reality faced by the Germans in their country, there was no other option but to emigrate. Due to the above factors, we seek to address the way the educational development happened in Rio Fortuna, understanding the context that the German colonization brought to the town, seeking to understand how the Catholic Church played a fundamental role in the implementation of the educational system and in the construction of the Our Lady of Fatima Elementary School. German colonizers have always known the importance of education in the individual’s development, as they highly valued education. As soon as they arrived in the new land, they tried to build their own schools. They were built through the joint effort of the entire community and, when necessary, they even paid to have a teacher. With the population growth in the town center, around the church, a small school was built, in which the classes were taught by members of the clergy, starting with a seminarian who was followed by two nuns. The nuns’ work was extremely important for the development of education in our town. In 1952 the construction of the new school was started, being Father Ludgero Waterkemper its founder.Artigo Científico Acesso embargado A desmisitificação da Batalha de Termópilas: uma desconstrução da visão caricata sobre o povo persa(2020) Oliveira, Jhin Morrisson RodriguesEste artigo propõe uma análise comparativa entre os escritos clássicos de Heródoto sobre a famosa batalha de Termóplias e a visão da historiografia moderna através de autores como Nic Fields, com o intuito de desmistificar este conflito tão conhecido na cultura popular, permeado por mitos e atos heróicos, mas também por preconceitos e uma visão eurocêntrica, que retrata o império da Pérsia como um misto de extravagância, brutalidade e ignorância. Observando as evidências em contraste aos relatos de Heródoto, é possível apresentar corretamente os fatos e os povos envolvidos na batalha, bem como o contexto para tal invasão por parte dos persas. Ao longo do artigo se tornarão mais claras as relações entre gregos e persas, antes e durante o conflito conhecido como Guerras Médicas.Artigo Científico Acesso aberto A Ditadura Militar (1964-1985) na óptica de filmes da cinematografia brasileira(2020) Silva, Camila Cardoso daO presente artigo tem como objetivo conhecer de que maneira filmes do cinema nacional relataram movimentos de resistência e repressão vividos durante o período da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985), haja vista que este foi cenário de muitos filmes nacionais. Para dar conta desse objetivo foi necessário: Identificar nos filmes selecionados imagens, falas e cenários que indicam resistência e repressão; Classificar as imagens, falas e cenários quanto aos objetos (resistência ou repressão); Verificar as imagens, falas e cenários quanto ao lugar e tempo que aparecem no filme; Refletir sobre as imagens, falas e cenários a partir dos referenciais teóricos selecionados. Trata-se de uma pesquisa histórica documental, cujos documentos base foram três filmes: Pra Frente, Brasil (1982), O que é isso, Companheiro? (1997) e Batismo de sangue (2007). Ambos retratam os chamados “Anos de Chumbo” (1968-1974), assim denominados por ser um período marcado pela violência, perseguição e morte de pessoas contrárias aos militares. A partir da análise de falas, cenas e cenários dos filmes selecionados foi possível perceber que a resistência e a repressão ali representadas podem ser tomadas como denúncia de um tempo e realidade sombria vivida no país, principalmente para a democracia e a liberdade individual.Artigo Científico Acesso embargado Educação patrimonial para estudantes do município de Passo de Torres- SC: uma análise da percepção acerca da valorização preservação e difusão do patrimônio arqueológico.(2020) Luiz, Carolina PortoA região sul catarinense contém uma história datada de 11 mil anos, trata-se de sítios arqueológicos de diferentes tipologias, como: Caçadores-coletores, sambaquieiros, guaranis e jês. Conhecer esse patrimônio é muito importante num processo de reconhecimento da memória das populações indígenas que viveram nessa região, como também num processo de sensibilização e preservação dos patrimônios arqueológicos existentes. As atividades de educação patrimonial são medidas realizadas que visam a discussão, difusão, valorização e construção do conhecimento acerca dos patrimônios culturais. A presente pesquisa busca analisar se as atividades de educação patrimonial causam impacto na comunidade escolar de modo a sensibilizar os estudantes na valorização, preservação e difusão do patrimônio arqueológico do município de Passo de Torres-SC. A pesquisa é de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, a fim de compreender através de questionários prévios e posteriores as atividades educativas desenvolvidas com as turmas do sexto ano, o processo de construção de pensamento e conhecimento acerca dos povos indígenas na região de Passo de Torres- SC. Para a fundamentação teórica foram utilizados os autores: Campos (2018), D’aléssio (2012), Farias (2010), Kneip, Farias e Deblasis (2018), Santos, Pavei e Campos (2016), Zamparetti (2014). Os resultados da pesquisa foram positivos, observou-se com base nas análises de dados uma maior percepção dos estudantes sobre o patrimônio, em que começam a conhecer quais povos indígenas viveram no município e quais sítios arqueológicos a região possui. Dessa forma, é notória a importância desse estudo para a região, uma vez que as práticas de educação patrimonial instigam o contato e interação das pessoas com o seu patrimônio, essas medidas devem ser cada vez mais dinâmicos, baseadas em um processo sistemático de difusão do patrimônio, pois esse contato, construção de conhecimento e valorização são fundamentais para preservação e memória dos patrimônios culturais e história local.Monografia Acesso aberto A escola como um patrimônio cultural: o caso da Escola Nossa Senhora De Fátima no município de Rio Fortuna(2020) EingThis work starts from the need to recognize the cultural heritage of the most diverse groups that make up society, as an element of cultural reference of a collectivity, whether at the national level, whether those at state or regional level. In order to safeguard them, the need for them to be recognized at their local level is pointed out, as agglutinating and identifying elements. It seeks, then, to understand the Nossa Senhora de Fátima School as a cultural heritage in the perception of the residents of the central area of the municipality of Rio Fortuna. For this, a bibliographic survey of the historical trajectory and the socializing role of school institutions was made, as well as the category of cultural heritage and its multivocation was discussed. Through a case study, with the application of quantitative forms, the relationship between them and the institution was diagnosed with the residents of that area. Qualitative interviews recorded the memories of the community, attesting to the possibility of understanding it as a carrier of the collective memory of the central population of the municipality. The symbolic production of the residents towards it, therefore, makes the Nossa Senhora de Fátima School a cultural heritage. The recognition of this space as a place of memories of the community, would assist in the process of preservation and valorization of this cultural asset.Monografia Acesso embargado A figura do indígena nos livros didáticos de história(2019) Raquel, Artur da CruzO tema desta pesquisa é o modo na qual os indígenas são abordados nos livros didáticos de História utilizados nas redes pública e privada no município de Imbituba, Santa Catarina. A busca pela presença da figura dos nativos nos livros utilizados pelas escolas é incansável e fundamental para a representação e entendimento sobre os mesmos, principalmente no que tange sobre as suas características, sua cultura, ao longo da construção da história do Brasil. É sempre importante ressaltar as positivas mudanças na abordagem sobre os indígenas nas últimas edições dos livros didáticos, ocasionadas principalmente pelas reformulações das leis de educação. O objetivo central desta pesquisa foi analisar estas abordagens em livros manuseados nos ensinos fundamental e médio de escolas da região e os específicos foram conceituar a presença e a notoriedade dos índios durante os períodos históricos da construção do Brasil, ou seja, os períodos que equivalem ao Brasil colônia, Império e República.Artigo Científico Acesso aberto A função social do museu: ações educativas e culturais do museu ferroviáro de Tubarão/SC(2021-06-30) Souza, LetíciaAnalisar a função social de um museu, implica no rompimento de um paradigma tradicional, onde vê-se um museu apenas como uma instituição de armazenamento de objetos. Pautado nessa discussão o presente trabalho busca refletir e compreender as ações educativas e culturais desenvolvidas pelo Museu Ferroviário de Tubarão/SC a partir de seu planejamento e programa educativo. Os dados aqui apresentados foram compilados através de pesquisas virtuais, leitura e análise de dados primários, sendo apresentadas as ações educativas e culturais desenvolvidas pelo museu desde o ano de 2013. A partir das informações levantadas e aqui apresentadas buscamos refletir sobre a função social dos museus a partir da análise das ações educativas e sociais desenvolvidas pela instituição.Monografia Acesso aberto Hildegard de Bingen: uma mulher que marcou o medieval ocidental(2017) Oliveira, Renan Machado deThe Middle Ages are called the "dark ages." The vision of this period accompanies the West since the Renaissance, designating everything that comes from it as "bad" and obscure. The role of women in feudal societies did not escape this Manichaeism. Thus, we will seek in this work to discuss: Hildegarda de Bingen: a woman who marked the western medieval. And to corroborate with the nature of the theme proposed and to motivate the investigation, the following problem question was asked: How did the construction of the profile of women in the medieval era, based on the life of Hildegard de Bingen? The Middle Ages, was a historical past with great advances for humanity, but with the advent of the Renaissance, a great denial occurs to the period before him. Even today it is common to hear that the Middle Ages were the "Dark Ages", not diminishing their contributions in the various areas of knowledge. The woman throughout history was long forgotten and unmentioned, and with the advent of Modernity and negation for the preceding period, this oblivion worsened, becoming Alzheimer's. In this way two views will be approached regarding their role in the media. Many are the examples of women who marked this period, but there is one that deserves special attention: Hildegard de Bingen, a religious woman who exercised within the church considerable influence and importance.Artigo Científico Acesso aberto História da homossexualidade no Brasil: abusos, perseguições, repressões e o avanço do movimento LGBT+(2020) Belin, Matheus de OliveiraAo trazer uma narrativa mais ampla da história da homossexualidade no Brasil, conseguimos observar como os vários acontecimentos históricos moldaram e formaram o pensamento e o comportamento social ante a comunidade LGBT+. Dando início com a sexualidade indígena e o choque de cultura com a chegada dos portugueses, passando pelas visitações da inquisição católica e as formas de punição positivadas em lei pelo estado português na época da colônia, nos aprofundamos nas grandes transformações que a república trouxe e as formas de repressão e perseguições cometidas na época da republica velha, estado novo e ditadura militar; seguindo essas transformações sociais nos debruçamos na tragédia e na evolução da epidemia de HIV/ADIS comprovando os estigmas criados sobre a comunidade por ser considerada uma praga para os gays. Os levantamentos bibliográficos sempre seguem os fatos históricos das grandes transformações nacionais, demonstrando como as mudanças sociais levaram a eclosão inicial do movimento LGBT+; observamos como a sexualidade interfere nas relações sociais, e como as instituições perseguiram e reprimiram o impulso da sexualidade humana.Artigo Científico Acesso aberto O impacto feminino na pirataria chinesa no século XIX(2021-06-30) Coll, RafaelEsse trabalho apresenta um olhar sobre as mudanças alcançadas pelas mulheres dentro da pirataria por meio da ascensão de Ching Shih ao poder, firmando-a como uma mulher que possibilitou uma mudança na estrutura vivida na China do século XIX, traçando sua caminhada ao poder dentro de uma sociedade onde as mulheres eram banidas da vida pública. Trabalha também a questão do misticismo criado sobre a pirataria marítima pelo viés literário e como as coisas na realidade eram diferentes dos livros, dando ênfase para a amplitude alcançada por Ching Shih através de uma contextualização da época e trabalhando o impacto obtido por seus atos e sua imensurável crueldade. Ressalta a importância do reconhecimento de suas empreitadas realizadas que, embora sejam de grande cunho, são majoritariamente desconhecidas e renegadas devido a história eurocêntrica. A visibilidade das conquistas alcançadas por personalidades femininas é de suma importância para o desenvolvimento dos movimentos feministas nos dias atuais, mas alguns séculos atrás essas conquistas costumavam ser renegadas, devido ao preconceito e a repressão existentes na sociedade contra a mulher. No caso de Ching Shih não é diferente, trata-se de uma personagem histórica que teve suas conquistas parcialmente ocultadas devido a sua sexualidade e o local no qual os acontecimentos se passaram.Monografia Acesso aberto Índios e colonos na região colonial de Rio Fortuna: a colonização alemã na ótica dos estudantes do 9º ano da Escola de Educação Básica Nossa Senhora de Fátima Santa Catarina(2019) Feldhaus, CibelyA presente monografia aborda o seguinte tema: “Índios e Colonos na região colonial de Rio Fortuna: a colonização alemã na ótica dos estudantes do 9º ano da Escola de Educação Básica Nossa Senhora de Fátima, de Rio Fortuna, Santa Catarina”. Para corroborar com a natureza do tema proposto e motivar a investigação lançou-se a seguinte questão-problema: Que conhecimento histórico apresentam os estudantes do 9º ano da Escola de Educação Básica Nossa Senhora de Fátima sobre o conflito que envolveu colonos e índios, em Rio Fortuna, no período da colonização? Com base nesta questão, justifica-se essa pesquisa, uma vez que os conflitos ocorridos, durante o período colonizador, foram resultado do enfrentamento entre dois grupos de realidades muito diferentes. Conflitos estes ocasionados e, de certa maneira impulsionados por grupos ligados à elite econômica. As mudanças na Europa, especificamente na Alemanha, levaram ao desespero e à mudança de muitos, que buscavam no Novo Mundo uma esperança de vida melhor. As várias tentativas fracassadas de explorar terras sulistas colocaram grupos de westfalianos no vale do Braço do Norte, especificamente, em Rio Fortuna, em conflito com grupos xokleng/laklãnõ, que já habitavam a região. As diferenças entre eles levaram a uma matança, na qual a cultura alemã prevaleceu. Assim, como o tema central, se busca descobrir o que os estudantes do 9º ano da E.E.B. Nossa Senhora de Fátima sabem sobre estes conflitos no processo colonizador e de que forma estas histórias foram contadas a eles, seja informalmente ou em âmbito escolar. Como também, por que estas histórias locais/regionais não são destacadas durante o período escolar. E, juntamente, busca-se uma mudança de perspectiva dos estudantes (que têm uma relação muito forte com famílias germânicas) em relação ao papel do indígena, na atualidade, já que a história do mesmo foi construída pela visão dos vencedores que inferiorizavam os grupos nativos desde o seu primeiro contato.Artigo Científico Acesso embargado A influência da hegemonia norte-americana no Brasil durante a guerra fria – golpe de 1964(2020) Agostinho, Emanuel Furlan De BonaEste artigo destina-se a apresentar uma pesquisa acerca da influência da hegemonia norte-americana no Brasil durante a Guerra Fria – Golpe de 1964. Portanto, o presente artigo tem como objetivo compreender a influência dos Estados Unidos na política do Brasil durante a Guerra Fria, bem como, analisar os motivos que levaram à guerra e quais eram os objetivos dos EUA perante os estados latino-americanos. Simultaneamente, trazer quais políticas foram implementadas com o auxílio estadunidense e de que maneira essa interação com os EUA influenciou nas ditaduras da América Latina entre as décadas de 50 e 80. O tema abordado aqui é de muita importância para o entendimento da política latino-americana durante o período da Guerra Fria. O método utilizado para esse estudo foi o processo bibliográfico, sendo utilizados como instrumentos de coleta de dados: livros, artigos, dissertações, sites em geral (blogs, sites educacionais, entre outros).Artigo Científico Acesso embargado Influência do turismo no desenvolvimento e ocupação do bairro Ferrugem, município de Garopaba-SC(2020) Perão, Isaias AlbanoThis article discusses the influence of tourism in the occupation and development of the Ferrugem neighborhood, in the municipality of Garopaba - SC. The objectives of the article are to diagnose, with the residents, the positive and negative points that tourism had in the occupation and development in the neighborhood and to contextualize it. The main methodology used was oral history, since the neighborhood is scarce of documents that tell its history, and through oral history it was possible to discuss events that were important for the formation of the neighborhood, raising positive and negative points that the construction of the main road, in 1964, brought to the place. We seek, through works related to sustainable planning, to identify problems caused by the lack of efficient planning, discussing its impact in a given region. Some satellite images, in 1978, were compared with other images from 2020. Therefore, the great potential that the area had to receive a flow of tourists from effective planning was discussed, avoiding major damage to the neighborhood. Also discussed are the results that the lack of effective planning has brought to the region, as well as planning ideas related to local tourism, in order to solve problems that are real in the region, such as the allotment of areas that could be used by the population. , however, they were restricted by condominiums, as well as the impact caused by the large flow of tourists in high season, resulting in road congestion, noise and environmental pollution. We propose, then, a relationship between the community and the local authorities, so that they work together in a sustainable and rigorous planning, in order to mitigate the impacts brought by the great number of people.Artigo Científico Acesso embargado Integralismo em Santa Catarina: disputas de poder na Segunda República(2020) Oliveira, João Vitor deO presente trabalho tem como objetivo identificar a influência do integralismo no estado de Santa Catarina, nos âmbitos político e social durante a segunda república. Para alcançar esse objetivo foi contextualizado historicamente no âmbito geral, nacional e do estado. A metodologia utilizada foi a exploratória bibliográfica. Os resultados encontrados na pesquisa foram que o integralismo está contextualizado no período entreguerras, período de muita convulsão social no mundo inteiro que foi afetado por guerras, crises econômicas. No Brasil não foi diferente, o período é marcado pela crescente industrialização e crise na primeira república que dá estopim a revolução 1930. Em Santa Catarina o cenário político também muda com a revolução de 30. A ideologia integralista é inspirada no integralismo lusitano e fascismo italiano, tem como características o ruralismo, ultranacionalismo, antiliberalismo, anticomunismo, antimaterialismo, anti-industrialismo e o espiritualismo com base na doutrina da igreja católica. Em Santa Catarina o integralismo surge no começo dos anos 1934, chegando a ter núcleos em quase todos os municípios, se aproveitando da crise de representatividade dos partidos tradicionais.
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