Engenharia Elétrica

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  • Artigo Científico Acesso aberto
    Integração de veículos elétricos na elétrica
    (2024-06) BEZERRA, Paloma Josefa; BENEVIDES, Gabriel Gomes; FERREIRA, Yago Silva; PIEDADE, Rogério Elizeu Avelar; SILVA, Allyson William; CARDOSO, Murilo Rossi de Oliveira
    O artigo explora a crescente relevância dos veículos elétricos (VEs) no mercado automobilístico atual e a importância de infraestruturas e redes de carregamento robustas para atender às crescentes demandas de energia. O aumento de VEs exige soluções para a capacidade das redes existentes, a fim de acomodar a carga adicional. O artigo analisa o papel dos VEs na transformação do mercado automobilístico, identificando desafios e oportunidades associados à sua adoção em larga escala e oferecendo recomendações para uma transição bem-sucedida e sustentável para a mobilidade elétrica. A tecnologia de carregamento inteligente, um foco importante, controla o uso de carga e promove a sustentabilidade na integração de VEs na rede elétrica. Carregadores inteligentes podem ser programados para iniciar o carregamento em horários específicos, como durante os períodos de menor demanda de energia, conhecidos como horários de vale. Um exemplo notável é o WEG WEMOB Smart Charging System, que oferece uma solução completa para gerenciar estações de carregamento de VEs. O sistema monitora o consumo de energia em tempo real e ajusta dinamicamente a carga distribuída, evitando sobrecargas na infraestrutura elétrica existente. O artigo também destaca os carregadores bidirecionais, que permitem que a energia armazenada nas baterias dos VEs seja devolvida à rede elétrica quando necessário, atuando como uma forma distribuída de armazenamento de energia. Essa tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G) ajuda a equilibrar as necessidades da rede elétrica, especialmente durante os períodos de pico de demanda. No geral, o artigo enfatiza o papel crucial das tecnologias de carregadores elétricos no controle do uso de carga para a integração sustentável de VEs na rede elétrica brasileira. As tecnologias ajudam a evitar sobrecargas de rede, promover o uso de energia renovável e aumentar a resiliência do sistema elétrico.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    EXCESSO DE REATIVOS CAUSADO POR INVERSORES DE FREQUÊNCIA COM TECNOLOGIA AFE ALIMENTANDO MOTORES DE BAIXA CARGA
    (2024-06) MOREIRA,, Ana Carolina Rodrigues; COSTA,, Antônio Viana; SILVA,, Marco Nascimento da; SOUZA,, Wanderley de
    Este trabalho aborda o tema “Excesso de reativos causado por inversores de frequência com tecnologia AFE (Active Front End) em motores de baixa carga”, explora as causas desse problema e sugere soluções, visando melhorar a eficiência energética do sistema e reduzir custos industriais.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    ADEQUAÇÃO DE UMA MÁQUINA DE POLICORTE À NR12
    (2023-12) NETTO, Guilherme Gonçalves da Silva; DIAS, Luís Felipe Cezário; ALMEIDA, Mateus Henrique de Oliveira
    O presente trabalho de conclusão de curso abordou a adequação de uma máquina de policorte às normas estabelecidas na NR12 (Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos), com o objetivo de promover a segurança dos operadores deste equipamento. A metodologia envolveu a análise das especificações técnicas da máquina, a identificação de possíveis riscos e a implementação das medidas de segurança necessárias para atender às exigências da NR12. Como resultado, verificou-se que a máquina de policorte foi corretamente adequada, mitigando os riscos de acidentes e garantindo a conformidade com as normas regulamentadoras. Contribuindo, portanto, para um ambiente de trabalho mais seguro e protegido para os funcionários.
  • Monografia Acesso aberto
    Metodologias de contabilização de emissões fugitivas de SF6 em equipamentos do sistema elétrico para elaboração de Inventário de Gás de Efeito Estufa
    (2023-06-27) da Silva, João Carlos Oliveira; Manger, Andrew Lucas; de Oliveira, Guilherme Carvalho Queiroz; da Silva, Levi Mendes; Moreira, Luiz Paulo Henrique; de Oliveira, Caio Marcelo F. G.; Machado, Mayra Cristina de Oliveira
    Este trabalho busca apresentar uma metodologia de contabilização das emissões fugitivas de gás SF6 . São mencionados métodos para determinar a massa fugitiva deste gás para diferentes equipamentos e situações do sistema elétrico. Os dados obtidos vão para elaboração dos Inventários de GEE . Esses documentos seguem padrões estabelecidos por normas, porém apresentam lacunas referentes ao roteiro de levantamento dos dados. O SF6, é um gás que possui características que o tornam um dos dielétricos mais eficientes para uso em equipamentos de manobra e para compactação de instalações do setor elétrico de potência. No entanto, em virtude do alto potencial de efeito estufa desse gás existem cobranças por parte da comunidade internacional, dos governos e da sociedade para que as empresas do setor elétrico diminuam ou zerem as emissões. O aprimoramento da precisão na contabilização contribui para aumentar a conscientização das empresas no sentido de mitigar essas emissões de SF6 e buscar alternativas mais ecológicas para sua substituição