Design

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Monografia Acesso aberto
    Boto: o que a lenda esconde.
    (2024-07) DARZÉ , Clara Fidalgo; RAMOS , Diogo da Silva; PALMEIRA, Isadora de Freitas Ribeiro; GALVÃO, Stephanie Cedeño; CONCEIÇÃO, William Estevam Santos da
    Este TCC examina a lenda do boto cor de rosa e seu impacto nas mulheres ribeirinhas, destacando como essa narrativa pode reforçar estereótipos prejudiciais. Ele argumenta que a falta de questionamento sobre essa lenda perpetua uma cultura que tolera a violência de gênero. Propõe a desconstrução dessa narrativa e a promoção de uma mudança cultural que valorize as mulheres, além de medidas para combater o abuso e promover a conscientização sobre questões de gênero.
  • Monografia Acesso aberto
    Como o design pode auxiliar na identificação e cuidado de idosos com problemas de memória no Brasil.
    (2024-06) JESUS, Amanda Brito de; SAKALAUSKAS, Giovanna Palmejane; JESUS, Luara Barrôco Fontes de; ARAÚJO, Luisa Pinto Carneiro; MACHADO, Thereza Regina de Figueiredo Valente; SOUZA, Tiago Henrique Santa Rosa da Silva
    O seguinte documento tem como foco trazer uma solução em design voltada para o bem estar de pessoas idosas e com condições degenerativas de memória. O risco iminente de uma perda súbita de memória é uma questão que perpassa de forma consistente o cotidiano desse demográfico, e com o objetivo de trazer mais segurança e liberdade de uma forma agradável aos usuários, foi pensado um acessório de vestuário que visa solucionar alguns dos problemas que envolvem o dia a dia das pessoas que convivem com essas neuropatias ou que estão em vulnerabilidade por conta de uma idade avançada. O projeto se utiliza de estratégias do design para idealizar um produto estéticamente agradável a fim de aumentar a adesão, visto que, hoje, os principais identificadores e rastreadores podem causar constrangimento e o declínio no uso, deixando o usuário desassistido. Desenvolvemos a marca “estimo” com o objetivo de fornecer uma identidade que ajude a relacionar o público-alvo com o artefato, facilitando a experiência e demonstrando pelo o que é representado.
  • Monografia Acesso aberto
    Como o design pode contribuir para o incentivo à doação de sangue entre os jovens de Salvador.
    (2024-06) CYSNEIROS, Clarisse Prates; SANTOS, Cristian Gomes dos; COSTA, Évelin Taís da Silva; BOMFIM, Irllan Bastos; SILVA, Paula Santos da
    Este projeto de conclusão de curso trata sobre a insuficiência das reservas dos bancos de sangue de salvador para a demanda social na realização de cirurgias emergenciais e tratamentos de doenças que necessitam da transfusão de sangue –principalmente após a baixa sofrida devido a pandemia– e da importância desse procedimento, já que o sangue, até então, não pode ser substituído ou criado artificialmente em grande escala de maneira acessível a todos. Desta forma, o projeto traz como pauta o design e suas ferramentas de estudo para geração de soluções através do Design Thinking e como este pode interferir no incentivo a doação de sangue por parte dos jovens de Salvador, alinhando também, quais seriam as melhores formas de atingir e conscientizar esse público, que possui um grande poder de influência ao próximo e que serão a próxima geração de pais e adultos, para essa causa social.
  • Monografia Acesso aberto
    Como contribuir para o acesso de pequenos comerciantes informais aos serviços de design em Salvador?
    (2023-12) COSTA, Gabriel; SILVA, Gabriel; JESUS, Iago; NETO, Maviael Costa ; ARAÚJO, Victor Souza de; BARRETO, Wesley Sá
    Esse projeto é pautado na idealização de dar suporte a pequenos comerciantes, que não possuem formas de investir na área de comunicação visual dos seus negócios, pois todo o seu lucro é voltado para sua própria subsistência, ao mesmo tempo em que tem como finalidade também dar início a carreira de jovens estudantes, que, com o suporte da sua instituição de ensino, irão se debruçar sobre o Design Social, Design Educativo, e Design Thinking, com o intuito de aprender as suas metodologias, melhorar seus portfólios e habilidades, além de gerar novas formas para dar visibilidade a essa parcela da população que não tem acesso a tais serviços. Podendo ser utilizado como projeto de extensão, agência social ou empresa junior, o Projeto Accessus foi idealizado para ser uma ponte entre aqueles que necessitam, e aqueles dispostos a se envolver para possibilitar uma melhoria antes considerada inviável, e mostrar a importância de uma comunicação visual efetiva.