Jornalismo
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Artigo Científico Acesso aberto O uso de elementos da cultura pop para a campanha de vacinação contra a covid-19 nas mídias sociais(2021-12-08) Venera do Nascimento, Bianca CristinaO presente artigo tem como objetivo refletir sobre novos processos de comunicação que ocorrem na contemporaneidade, no que se refere a área da comunicação pública. Com base nisso, busca-se analisar como se constrói a relação entre governo e sociedade através do ambiente digital, mais precisamente nas mídias sociais. Além disso, o foco principal é observar como essa comunicação se desenvolveu durante a pandemia e, principalmente, no processo de divulgação da campanha de vacinação contra o COVID-19. Para fundamentar a análise, são debatidos conceitos de comunicação pública e sua importância, o surgimento e o desenvolvimento da internet e das mídias sociais e a comunicação pública feita em campanhas de vacinação, com base em autores como Jorge Duarte, Luis Mauro Sá Martino e Margarida Maria Kunsch. Por fim, a análise se concentra no perfil da prefeitura da cidade de Taubaté na mídia social Instagram, que ganhou destaque por utilizar elementos da cultura pop em suas publicações sobre a campanha de vacinação na pandemia.