Engenharia Mecânica

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Análise das propriedades mecânicas de amostras de filamentos PLA HT natural feitas por impressão FDM
    (2023-06-30) Chaves, Jorge; Ávila, Nicolly; Nunes, Rafael
    O trabalho a seguir trata-se de um estudo sobre a variabilidade entre filamentos de PLA HT natural, de diferentes marcas nacionais, que identificou discrepâncias significativas nos resultados do teste de tração. Analisando os seguintes parâmetros: tensão máxima, tensão de escoamento e módulo de elasticidade, sugeriu-se a adoção de normas técnicas na fabricação desse tipo de filamento para que auxilie o consumidor final na escolha do produto que atender melhor sua necessidade.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Termopar para medição da temperatura do fluxo de ar do compressor principal de trem urbano
    (2023-06-21) Gomes, Luigi; Bernacci, Roberto
    A proposta deste estudo deu-se em desenvolver um dispositivo para subsídio na testagem do conjunto motor-compressor em processo de manutenção. Buscou-se realizar um estudo de caso, tendo como objeto de pesquisa a elaboração, desenvolvimento e implementação de um dispositivo desenvolvido no software Arduino em conjunto com o sensor termopar tipo K. Examinou-se a contribuição da utilização deste dispositivo na eficiência de medição das temperaturas do fluxo de ar do compressor principal do TUE – Trem de Unidade Elétrica, pertencente à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em Belo Horizonte, bem como realizou-se a coleta e armazenamento dos dados obtidos, a fim de contribuir no processo de gestão e métodos de manutenção dos equipamentos. Por fim, este trabalho contribui na otimização da análise dos testes, qualidade do processo de manutenção e garantia da qualidade do equipamento que será entregue a operação dos trens.
  • Monografia Acesso fechado
    Implementação de sistema elétrico para o mecanismo de descarregamento e carregamento do implemento (Piso móvel)
    (2023-06-23) Barboza, Arthur Dias; Júnior, Hércules Antônio Pedrosa
    O piso móvel presente nas carrocerias de carretas possui elevada eficiência para transporte de material volumoso e de baixa densidade. Contudo, a manutenção desse mecanismo é pouco acessível, o que promove indisponibilidade do equipamento por períodos maiores. Diante de tal problema, este trabalho propôs o estudo da viabilidade técnica da substituição do sistema de acionamento do implemento, que comumente é hidráulico, para mecânico, objetivando aumentar a confiabilidade do equipamento. Para avaliação dessa viabilidade utilizou-se a versão de estudante do software de elementos finitos Autodesk Fusion 360. Desenvolveu-se então, com o uso do software, o modelo 3D e a simulação dos esforços pertinentes ao estudo, visando avaliar o comportamento do mecanismo frente ao novo método de acionamento. Como resultado da simulação, obteve-se fator de segurança mínimo igual a 0,5775 e tensão máxima de Von Mises igual a 358,4 MPa. Diante dos resultados obtidos, concluiu-se que o modelo especificado não possui aplicabilidade no sistema piso móvel para cargas de 35 toneladas ou superior, pois a bucha metálica deformaria permanentemente durante o deslocamento do piso, exigindo a utilização de um aço com maior teor de carbono ou tratado termicamente.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Chave antifaiscante para troca de cilindro de oxigênio aeronáutico.
    (2023-06-26) Pereira, Guilherme; Viana, Wemerson; Nascimento, Otávio; Mendes, Leandro
    Atualmente observa-se alto custo e falta de matéria prima para a fabricação de ferramentas utilizadas na indústria como todo, em especial na aviação, onde existem tarefas de grande potencial de dano ao equipamento e as pessoas que realizam estas tarefas, uma delas a troca dos cilindros de oxigênio da tripulação. Este estudo objetivou o desenvolvimento de uma ferramenta Antifaiscante, para a troca do cilindro de oxigênio da tripulação utilizada no Boeing 737 NG, ferramenta essa feita em polímero com as características mecânicas semelhantes à das ferramentas feitas de Cobre-Berílio (Cu-Be) produzidas através do processo de fundição. Para alcançar os melhores resultados foram utilizados todos os conhecimentos adquiridos durante a Graduação de Engenharia Mecânica, onde houve a oportunidade de buscar no mercado matérias-primas não escassas e processos que diminuíram o custo da ferramenta. Foi feita a utilização do Software de CAD, CAM, CAE para projeto e desenvolvimento do estudo, o Software Fusion 360 para simulações de resultados e a impressão 3D para confecção da ferramenta desenvolvida. Com base nas simulações realizadas, observou-se que é viável aplicar a ferramenta em polímero feito de Nylon 6, pois os resultados como; fator de segurança, deslocamento, deformação e resistência do material, esses obtiveram valores acima do esperado, além de um custo de produção menor que a ferramenta em Cobre-Berílio (Cu-Be). Através do estudo desenvolvido foi possível identificar redução de 79% do custo da aquisição da referida chave. Adicionalmente, este estudo servirá como base para implementação de novas ferramentas na indústria da aviação, bem como em outros seguimentos que buscam a redução de custos, novos polímeros, confecções em impressoras 3D e novas tecnologias.