A importância da musicalização no processo da educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2019

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Rocha, Letícia Oliveira Martins

Orientador

Hubbe, Rosandra Schlickmann Sachetti

Coorientador

Resumo

A música influencia positivamente o aprendizado das crianças. Associado a essa percepção, este estudo visou compreender como a música é utilizada enquanto um instrumento cultural, de ensino e aprendizagem no contexto do planejamento do professor na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Foram realizadas observações quanto à abordagem da musicalização junto às crianças e catalogados em registros de estágio. Nesse sentido, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa, do tipo exploratória. Foi possível compreender que a música está muito presente na vida das crianças pesquisadas, fazendo parte do imaginário em situações cotidianas, entretanto, verificou-se algumas contradições no que diz respeito à relação da teoria e prática sobre a musicalização como recurso pedagógico, colocando-se a necessidade de que as professoras saibam identificar se um repertório musical é ou não adequado, tirando proveito desse recurso para que não seja utilizado somente como recreação ou ocupação de tempo e, sim, como um instrumento de desenvolvimento do ensino e aprendizagem.

Palavras-chave

Música, Educação infantil, Ensino fundamental

Citação

Coleções