A importância da musicalização no processo da educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental
Carregando...
Data
2019
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Rocha, Letícia Oliveira Martins
Orientador
Hubbe, Rosandra Schlickmann Sachetti
Coorientador
Resumo
A música influencia positivamente o aprendizado das crianças. Associado a essa percepção, este estudo visou compreender como a música é utilizada enquanto um instrumento cultural, de ensino e aprendizagem no contexto do planejamento do professor na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Foram realizadas observações quanto à abordagem da musicalização junto às crianças e catalogados em registros de estágio. Nesse sentido, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa, do tipo exploratória. Foi possível compreender que a música está muito presente na vida das crianças pesquisadas, fazendo parte do imaginário em situações cotidianas, entretanto, verificou-se algumas contradições no que diz respeito à relação da teoria e prática sobre a musicalização como recurso pedagógico, colocando-se a necessidade de que as professoras saibam identificar se um repertório musical é ou não adequado, tirando proveito desse recurso para que não seja utilizado somente como recreação ou ocupação de tempo e, sim, como um instrumento de desenvolvimento do ensino e aprendizagem.
Palavras-chave
Música, Educação infantil, Ensino fundamental