Um olhar para estudantes e docentes da educação de jovens e adultos do município de Tubarão - SC

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Machado, Daiana

Orientador

Goulart, Mariléia Mendes

Coorientador

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender as situações e realidades dos estudantes e professores do EJA de Tubarão – Santa Catarina. Para tanto, a metodologia da pesquisa se deu por meio de um estudo de caso com abordagem qualitativa e método dialético. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos um questionário com questões abertas realizado pelo Google Forms. A amostra constituiu-se de nove estudantes e oito professores da mesma instituição. Como problema de pesquisa temos: Que histórias trazem os jovens adultos matriculados nas turmas de EJA e seus professores? Quais necessidades e realidades os afastaram da escola na idade regular e obrigatória? E qual o olhar dos professores na sala de aula com estes jovens adultos? Como resultados, percebemos as múltiplas histórias, contudo, apesar terem desistido de suas vidas escolares nos anos anteriores, buscam por qualidade de vida na EJA. E, em relação aos professores, procuram se manter atualizados para a construção de currículos pedagógicos, porém necessitam do apoio das políticas públicas para a sua formação continuada.

Palavras-chave

Jovens e adultos, Educação, Trabalho

Citação

Coleções