Um olhar para estudantes e docentes da educação de jovens e adultos do município de Tubarão - SC
Carregando...
Arquivos
Data
2020
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Machado, Daiana
Orientador
Goulart, Mariléia Mendes
Coorientador
Resumo
Este artigo tem como objetivo compreender as situações e realidades dos estudantes e professores do EJA de Tubarão – Santa Catarina. Para tanto, a metodologia da pesquisa se deu por meio de um estudo de caso com abordagem qualitativa e método dialético. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos um questionário com questões abertas realizado pelo Google Forms. A amostra constituiu-se de nove estudantes e oito professores da mesma instituição. Como problema de pesquisa temos: Que histórias trazem os jovens adultos matriculados nas turmas de EJA e seus professores? Quais necessidades e realidades os afastaram da escola na idade regular e obrigatória? E qual o olhar dos professores na sala de aula com estes jovens adultos? Como resultados, percebemos as múltiplas histórias, contudo, apesar terem desistido de suas vidas escolares nos anos anteriores, buscam por qualidade de vida na EJA. E, em relação aos professores, procuram se manter atualizados para a construção de currículos pedagógicos, porém necessitam do apoio das políticas públicas para a sua formação continuada.
Palavras-chave
Jovens e adultos, Educação, Trabalho