Um olhar para as documentações pedagógicas a partir das experiências do estágio supervisionado em educação infantil no curso de pedagogia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2020

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Vitoreti, Jéssica Beluco

Orientador

Simiano, Luciane Pandini

Coorientador

Resumo

O presente trabalho tem por foco investigar o processo de documentação pedagógica como estratégia de formação inicial de estudantes matriculados na UA de Estágio Orientado Supervisionado em Educação Infantil I no curso de Pedagogia da Unisul/Campus Tubarão. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa (GIL, 2002), a partir dos pressupostos da pesquisa documental como forma de articular o empírico ao teórico. A análise dos dados se sustenta nas proposições teóricas da pedagogia italiana. Ressaltamos o processo de documentação pedagógica como uma prática inovadora na Educação Infantil, que oferece suporte para exercer a docência com crianças pequenas, podendo, assim, contribuir de maneira significativa na formação inicial de professores nesta modalidade. Destacamos a importância de aprofundar estudos acerca do tema, tendo em vista a pouca produção teórica sobre o tema no Brasil.

Palavras-chave

Formação inicial, Documentação pedagógica, Educação infantil

Citação

Coleções