Bullying: conceitos e implicações no processo ensino-aprendizagem
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Data
2018
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Guarezi, Giliani Nandi
Orientador
Sene, Richard Ferreira
Coorientador
Resumo
A pesquisa é de nível de graduação, e teve como objetivo verificar a percepção de um grupo de professores dos anos iniciais de uma escola privada e uma escola pública do município de Tubarão/SC, acerca do fenômeno Bullying no ambiente escolar. Foi realizada uma pesquisa de campo, de natureza quali-quantitativa e de caráter descritivo. A coleta de dados foi feita através de um questionário, contendo dez perguntas de múltipla escolha, aplicada com nove professores das séries iniciais. Os entrevistados eram todos do sexo feminino com idades entre 30 a 39 anos. As análises dos resultados indicam que ainda ocorrem casos de Bullying no âmbito escolar, que há desafios a serem vencidos quanto ao processo de ensino-aprendizagem, alguns professores mencionam que buscam sempre melhor qualificação para trabalhar com seus alunos e foram unânimes em mencionar que se importam com o sucesso e o fracasso de seus alunos. Acreditam, em sua maioria, que o Bullying vem crescendo no ambiente escolar, tanto na escola pública quanto na privada.
Palavras-chave
Bullying, Escola, Formação de professores