Bullying: conceitos e implicações no processo ensino-aprendizagem

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Data

2018

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Guarezi, Giliani Nandi

Orientador

Sene, Richard Ferreira

Coorientador

Resumo

A pesquisa é de nível de graduação, e teve como objetivo verificar a percepção de um grupo de professores dos anos iniciais de uma escola privada e uma escola pública do município de Tubarão/SC, acerca do fenômeno Bullying no ambiente escolar. Foi realizada uma pesquisa de campo, de natureza quali-quantitativa e de caráter descritivo. A coleta de dados foi feita através de um questionário, contendo dez perguntas de múltipla escolha, aplicada com nove professores das séries iniciais. Os entrevistados eram todos do sexo feminino com idades entre 30 a 39 anos. As análises dos resultados indicam que ainda ocorrem casos de Bullying no âmbito escolar, que há desafios a serem vencidos quanto ao processo de ensino-aprendizagem, alguns professores mencionam que buscam sempre melhor qualificação para trabalhar com seus alunos e foram unânimes em mencionar que se importam com o sucesso e o fracasso de seus alunos. Acreditam, em sua maioria, que o Bullying vem crescendo no ambiente escolar, tanto na escola pública quanto na privada.

Palavras-chave

Bullying, Escola, Formação de professores

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