Alfabetização: uma reflexão sobre as práticas desenvolvidas em uma escola privada em Boa Vista-Roraima
Carregando...
Data
2020
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Peres, Rosane da Rosa
Orientador
Cardoso, Jorge Alexandre Nogared
Coorientador
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo analisar a continuidade no processo de
alfabetização e letramento quando a criança conclui a pré-escola e ingressa no Ensino
Fundamental. Considera-se fundamental valorizar o conhecimento que os alunos trazem
para então trabalhar os conhecimentos sistematizados e construídos pela humanidade.
Ressalta-se que não há como se apropriar da leitura e da escrita desconsiderando o
letramento, para isso, o referencial teórico mostra ideias de estudiosos sobre o tema que
serviram de base para analisar os dados levantados. A entrevista foi realizada com seis
professores que atuam na alfabetização, em Boa Vista/RR. Ainda há muita incoerência
entre as falas destas professoras sobre o tema e, com isso, entende-se que é preciso
aprender muito sobre o processo de alfabetização e letramento.
Palavras-chave
Alfabetização, Letramento, Educação