Adaptação das crianças na educação infantil
Carregando...
Data
2020
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Ribeiro, Zara Liane Schuantes Rodrigues
Orientador
Cardoso, Jorge Alexandre Nogared
Coorientador
Resumo
O presente estudo aborda o tema da adaptação das crianças na Educação Infantil. O assunto é de total importância para o início da vida escolar, a experiência e as peculiaridades do processo. O objetivo e investigação da problemática foram “Estratégias de inserção da criança na escola em um processo menos doloroso para o desenvolvimento infantil”. A abordagem da pesquisa foi qualitativa com a técnica de cunho bibliográfico. Verificaram-se entre os estudos categorias comuns, em uma análise conceitual concluiu-se que os envolvidos no processo: criança, pais, professores e instituição precisam ser interagentes. A afetividade e a formação dos educadores, o ambiente escolar e o adequado planejamento para a inserção escolar infantil, são algumas estratégias para a adaptação menos dolorosa e bem sucedida.
Palavras-chave
Adaptação das crianças, Educação infantil, Estratégias de inserção