Inclusão do aluno cadeirante e seus desafios em sala de aula regular

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Mattos, Maria Candida

Orientador

Junckes, Rosani Casanova

Coorientador

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo mostrar como se dá à inclusão de um aluno cadeirante em escola regular de ensino. Busca através de questionário direto aos envolvidos, professor, aluno cadeirante e cuidador, perceber com está sendo vivenciada essa realidade, bem como sua relação com os colegas e como se faz os saberes pedagógicos com um aluno cadeirante. Para dar suporte teórico, foi feito pesquisa em livros e sites da internet, sobre assuntos que envolvem as dificuldades dos sujeitos envolvidos. Foi pesquisado ainda, sobre meios de acessibilidade, como rampa, elevador e plataforma elevatória, bem como suas medidas adequadas. Sobre o papel do professor e currículo, o embasamento teórico foi construído a partir de leitura de autores que tratam o assunto, como GUEBERT (2007) e outros autores e o portal do MEC e site oficial da prefeitura de Curitiba

Palavras-chave

Cadeirante, Acessibilidade, Inclusão

Citação

Coleções