Inclusão do aluno cadeirante e seus desafios em sala de aula regular
Carregando...
Data
2017
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Mattos, Maria Candida
Orientador
Junckes, Rosani Casanova
Coorientador
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo mostrar como se dá à inclusão
de um aluno cadeirante em escola regular de ensino.
Busca através de questionário direto aos envolvidos, professor, aluno
cadeirante e cuidador, perceber com está sendo vivenciada essa realidade,
bem como sua relação com os colegas e como se faz os saberes pedagógicos
com um aluno cadeirante.
Para dar suporte teórico, foi feito pesquisa em livros e sites da internet,
sobre assuntos que envolvem as dificuldades dos sujeitos envolvidos.
Foi pesquisado ainda, sobre meios de acessibilidade, como rampa,
elevador e plataforma elevatória, bem como suas medidas adequadas. Sobre o
papel do professor e currículo, o embasamento teórico foi construído a partir de
leitura de autores que tratam o assunto, como GUEBERT (2007) e outros
autores e o portal do MEC e site oficial da prefeitura de Curitiba
Palavras-chave
Cadeirante, Acessibilidade, Inclusão