A relação entre a variação linguística de alunos oriundos de outras regiões brasileiras e as dificuldades no processo de alfabetização

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Data

2018

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Santos, Gigliola Guillet dos

Orientador

Will, Daniela E. Monteiro

Coorientador

Resumo

O presente trabalho tem a intenção de colaborar com a educação de crianças no nível de alfabetização, bem como dos seus docentes. Dessa forma, visa a identificar e analisar como as variações linguísticas regionais interferem na alfabetização de crianças que mudaram de estado e de escola. Busca-se tecer uma breve reflexão sobre a formação do docente alfabetizador. O trabalho é de cunho exploratório, fora efetuado por meio de um questionário com alunos e professores de uma escola de ensino fundamental do Rio de Janeiro, também, tem caráter bibliográfico, pois é pautado nas discussões de Neves e Santana (2015), Barrera e Maluf (2004), Tarallo (2007), Cagliari (2011), Bortoni-Ricardo (2004 e 2005) entre outros. Ao docente cabe a busca de uma formação continuada atual e consistente, para que esteja apto a lidar com as variações linguísticas apresentadas pelos alunos no cotidiano escolar.

Palavras-chave

Variação linguística, Alfabetização, Formação docente

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