Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10084
Título: A relação entre a variação linguística de alunos oriundos de outras regiões brasileiras e as dificuldades no processo de alfabetização
Autor(es): Santos, Gigliola Guillet dos
Orientador: Will, Daniela E. Monteiro
Tipo de material: Artigo Científico
Data: 2018
Palavras-chave: Variação linguística
Alfabetização
Formação docente
Resumo: O presente trabalho tem a intenção de colaborar com a educação de crianças no nível de alfabetização, bem como dos seus docentes. Dessa forma, visa a identificar e analisar como as variações linguísticas regionais interferem na alfabetização de crianças que mudaram de estado e de escola. Busca-se tecer uma breve reflexão sobre a formação do docente alfabetizador. O trabalho é de cunho exploratório, fora efetuado por meio de um questionário com alunos e professores de uma escola de ensino fundamental do Rio de Janeiro, também, tem caráter bibliográfico, pois é pautado nas discussões de Neves e Santana (2015), Barrera e Maluf (2004), Tarallo (2007), Cagliari (2011), Bortoni-Ricardo (2004 e 2005) entre outros. Ao docente cabe a busca de uma formação continuada atual e consistente, para que esteja apto a lidar com as variações linguísticas apresentadas pelos alunos no cotidiano escolar.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GIGLIOLA_MONTEIRO_GUILLET_DOS_SANTOS_REVISAO_TCC_12.11.pdfArtigo Cientifico - Gigliola Guillet dos Santos192.41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons