A relação entre a variação linguística de alunos oriundos de outras regiões brasileiras e as dificuldades no processo de alfabetização
Carregando...
Data
2018
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Santos, Gigliola Guillet dos
Orientador
Will, Daniela E. Monteiro
Coorientador
Resumo
O presente trabalho tem a intenção de colaborar com a educação de crianças no nível de alfabetização, bem como dos seus docentes. Dessa forma, visa a identificar e analisar como as variações linguísticas regionais interferem na alfabetização de crianças que mudaram de estado e de escola. Busca-se tecer uma breve reflexão sobre a formação do docente alfabetizador. O trabalho é de cunho exploratório, fora efetuado por meio de um questionário com alunos e professores de uma escola de ensino fundamental do Rio de Janeiro, também, tem caráter bibliográfico, pois é pautado nas discussões de Neves e Santana (2015), Barrera e Maluf (2004), Tarallo (2007), Cagliari (2011), Bortoni-Ricardo (2004 e 2005) entre outros. Ao docente cabe a busca de uma formação continuada atual e consistente, para que esteja apto a lidar com as variações linguísticas apresentadas pelos alunos no cotidiano escolar.
Palavras-chave
Variação linguística, Alfabetização, Formação docente