Aluno com deficiência intelectual síndrome x frágil nas aulas de educação física no sistema regular de ensino na educação municipal de Chapecó

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2018

Tipo de documento

Estudo de Caso

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Ecco, Ana Claudia

Orientador

Junckes, Rosani Casanova

Coorientador

Resumo

A Inclusão é um dos grandes focos de debates no âmbito educacional dos últimos anos, a Educação Física, enquanto membro constituintes de tal espaço encontra-se presente em tal processo, visto que, a mesma é grande influenciada e influenciadora para que a inclusão ocorra. Nesta perspectiva, o presente projeto tem como objetivo analisar como ocorre o processo de inclusão nas aulas de Educação Física do aluno com Deficiência Intelectual Síndrome X Frágil que frequenta a Escola do Sistema Regular de Ensino da cidade de Chapecó SC. A população e a amostra foi constituída por um aluno com Deficiência Intelectual. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram observação do aluno, bem como, entrevista semi-estruturada destinadas aos pais, à professora da Escola das aulas de Educação Física. Analisando então os dados coletados, foi possível concluir que a inclusão de alunos com Deficiência Intelectual no Sistema Regular de Ensino é viável desde que tenhamos consciência da complexidade que envolve tal processo, visto que em torno disso há, ou pelo menos deve haver investimentos e comprometimento por parte dos professores e principalmente dos órgãos governamentais que em tese são ou pelo menos deveriam ser responsáveis por tal processo, além, de fazer-se necessário pesquisar e estudar para que amplie-se o conhecimento e novas perspectivas educacionais sejam desenvolvidas. Deixo então em aberto a possibilidade e o convite a novas pesquisas refere-se ao processo de inclusão, visto que o mesmo está presente no âmbito educacional do qual fazemos parte, bem como do âmbito social, o qual influenciamos e somos influenciados na medida que nele vivemos.

Palavras-chave

Inclusão, Deficiência intelectual, Educação física

Citação

Coleções