Reflexão sobre a aplicação do método Montessori em uma instituição pública.

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Data

2020

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso fechado

Editora

Autores

Resende, Débora Silva

Orientador

Cardoso, Jorge Alexandre Nogared

Coorientador

Resumo

O seguinte artigo apresenta uma reflexão sobre a metodologia Montessori, questionando como se dá o desenvolvimento do método Montessori, considerando os pressupostos pedagógicos da organização do tempo, espaço e objetivos, na educação infantil da rede pública de ensino. Utilizando o método qualitativo de pesquisa, visa compreender as atividades desenvolvidas, adotando os seguintes critérios: observação de uma determinada turma, entrevista e análise bibliográfica, em que a principal autora é Montessori, seguida por Lillard que traz uma visão mais atualizada. Por meio do estudo percebe-se que há possibilidades de trabalhar com o método Montessori, por ser também uma filosofia educativa, que traz a importância da autonomia e desenvolvimento sensorial, tendo como um dos princípios da filosofia a observação, sendo a criança o centro, observando e analisando seu comportamento e reações em diferentes ambientes.

Palavras-chave

Montessori, educação infantil, rede pública.

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