Infâncias, gêneros e sexualidades: um panorama bibliográfico de pesquisas com crianças
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Data
2018
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Brandão, Ana Luisa Lins
Orientador
Pretto, Zuleica
Coorientador
Resumo
O presente artigo analisa os pontos de vista de crianças brasileiras sobre questões de gênero e sexualidade retratados em publicações científicas, que tiveram por base pesquisa de campo em que as crianças foram as fontes principais do estudo. Foram selecionados alguns periódicos científicos no campo interdisciplinar voltados para discussões de gênero, sexualidade e feminismo, bem como anais eletrônicos de três edições do evento internacional “Fazendo Gênero”, resultando na identificação de em um total de vinte e cinco artigos científicos que versavam sobre a temática. A análise dos artigos permitiu que alguns pontos analíticos fossem levantados, entre eles a questão das brincadeiras e brinquedos infantis, que são fortemente atravessadas por estereótipos de gênero e podem ser caracterizadas como “de meninos”, “de meninas” e “mistas”; a intensa regulação e vigilância dos corpos masculinos, por conta da supervalorização da masculinidade hegemônica no meio social; a potência dos recursos lúdicos para discutir gênero e sexualidade com o público infantil, como a leitura e discussão de obras infantis e propostas de produções textuais e artísticas com as crianças, visto que se mostram como meios facilitadores para estas se expressarem e assim compreendê-las. A partir disso, percebeu-se que as temáticas gênero e sexualidade estão muito presentes nas vidas das crianças participantes das pesquisas, visto que expressam isso das mais diversas maneiras e não somente quando indagadas a respeito. Por fim, considera-se fundamental discutir as temáticas com estas para ampliarem seus repertórios e conhecimentos sobre as mesmas e, assim, contribuírem para o respeito e a tolerância à diversidade de gênero e sexual e (re)ssignificarem suas constituições como sujeitos.
Palavras-chave
Gênero, Sexualidade, Infância, Crianças, Pesquisa com crianças