Percepção dos trabalhadores de um restaurante da Grande Florianópolis em relação à rotatividade
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Data
2009
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Silva, Mônica Lyra Moreira da
Orientador
Natividade, Michelle Regina da
Coorientador
Resumo
A rotatividade é caracterizada pelas entradas e saídas de trabalhadores em uma organização, pelos mais variados motivos. Esses motivos podem variar de pessoa para pessoa, de cargo para cargo e de organização para organização. Sendo assim, esta pesquisa propôs-se a compreender a percepção dos trabalhadores de um restaurante da Grande Florianópolis em relação à rotatividade, e para isso fez-se necessário identificar quais motivos estão relacionados à entrada de trabalhadores na organização; identificar quais motivos estão relacionados à permanência de trabalhadores na organização e identificar quais motivos estão relacionados à saída de trabalhadores na organização. Para que o objetivo fosse alcançado, aplicou-se um questionário com 14 questões, sendo elas 7 fechadas e 7 abertas. Participou desta pesquisa uma amostra de 51 trabalhadores de um restaurante da Grande Florianópolis. A pesquisa se caracterizou como descritiva e o delineamento utilizado foi o levantamento. De acordo com os dados coletados, foi possível identificar que a maior parte dos trabalhadores tem idade entre 18 e 29anos; quanto ao sexo, 27 são homens e 24 são mulheres; quanto à existência de dependentes financeiros, verificou-se que 26 possuem dependentes financeiros; e quanto à escolaridade, a maioria tem ensino médio completo. Quanto ao tempo de trabalho na empresa, foi possível verificar que 19 trabalhadores trabalham de 1 à 3 anos na empresa e com relação à quantidade de empregos anteriores, 22 trabalhadores tiveram de 1 à 3 empregos. Os principais motivos relacionados à entrada dos trabalhadores na empresa foram: gostar da atividade que exerce, desemprego e benefícios oferecidos. Em relação aos motivos da permanência na empresa, os principais motivos foram: gostar da atividade que exerce, valealimentação e salário bom. No que diz respeito aos motivos relacionados à saída da empresa, os principais foram: salário baixo, injustiça por parte do chefe e falta de oportunidade de crescimento na empresa. O psicólogo que atua em organizações é um dos responsáveis pelo controle dos índices de rotatividade e das intervenções necessárias para minimizá-los. Para isto, ele deve estar atento aos motivos que levam os trabalhadores da empresa em que atua a abdicarem de seus empregos ou a serem desligados pela empresa, uma vez que esses motivos podem variar de pessoa para pessoa, de cargo para cargo e de organização para organização
Palavras-chave
Psicologia, Psicologia organizacional, Rotatividade de pessoal, Restaurantes, Bares, Aspectos psicológicos