Engenharia Elétrica

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Kit didático para eletrônica digital
    (2023-06) Gustavo Novais, Vitor Vaccari
    Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um kit didático para o ensino de eletrônica digital, com o objetivo de facilitar o aprendizado dos conceitos fundamentais dessa área. O kit didático desenvolvido consiste em interfaces interconectáveis por meio de cabos, que permitem a montagem e simulação de circuitos combinacionais. Cada interface representa uma operação lógica, como portas AND, OR e NOT, além de interfaces de entrada e saída, que incluem botões e LEDs de sinalização. Também será apresentado todos os procedimentos necessários para a manufatura artesanal dessas interfaces desde a concepção dos circuitos através de softwares de simulação até o desenvolvimento dos protótipos físicos. Dessa forma, os estudantes terão uma compreensão mais completa dos processos envolvidos na implementação de um projeto de circuito eletrônico. O kit pode ser utilizado em instituições de ensino, cursos técnicos e até mesmo por entusiastas que desejam aprender e aprimorar seus conhecimentos nessa área.
  • Monografia Acesso fechado
    Projeto e desenvolvimento de um Bisturi Elétrico de Baixo Custo
    (2023-06-22) Oliveira, Marco Vinicius
    A medicina é um campo que vem evoluindo rapidamente ao longo dos anos. Muito disto é devido a incorporação de equipamentos elétricos e eletrônicos nos procedimentos, tais como ressonância magnética, raios-X, braços mecânicos para cirurgia e desfibrilador, por exemplo. Neste contexto, este projeto trata o desenvolvimento inicial de um equipamento já existente em mercado intitulado Bisturi Elétrico, propondo uma alternativa de baixo custo, que seja acessível, prática e economicamente viável para clientes como pequenos consultórios médicos e veterinários. O equipamento que será apresentado tem como base um oscilador que de acordo com sua configuração desempenha a função desejada. A variação de frequência em conjunto com o tempo de acionamento, ou seja, o quanto este oscilador permanecerá ligado, determina se o circuito realizará o corte ou coagulação do tecido em contato. Está determinação de acionamento é controlada através de um microcontrolador que interpretará seus sinais de entrada e determinará o tipo de saída a ser acionada. Serão necessárias diferentes fontes de tensão, para alimentação da parte lógica do circuito, e para controle e do eletrodo de contato, sendo esta última de tensão elevada. Para desenvolvimento do bisturi elétrico será necessário realizar uma análise dos requisitos e componentes de composição, pesquisar sobre circuitos osciladores, microcontroladores, programação em PIC, formas de onda, eletrodo e circuitos de potência. Após o desenvolvimento será avaliado se a proposta apresenta viabilidade técnica e econômica conforme os objetivos do projeto.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Estudo de viabilidade econômica e desempenho energético
    (2022-12-12) Paiva, Fernando; Correia, Gaspar; Silva, Gustavo; Pavani, Victor; Silva, Yuri
    O uso de energia elétrica vem se intensificando ao longo dos anos em território brasileiro e, paralelamente, surgem as preocupações com as questões ambientais. E com esse aumento do uso de energia, os países buscam várias maneiras para produção de energia elétrica, que degrade menos o meio ambiente e que seja de forma sustentável. No que diz respeito as empresas, o setor industrial, sendo o maior consumidor de energia elétrica, possui um potencial de otimização extremamente grande, porém, não há muitas iniciativas para o estímulo de eficiência energética. Ao decorrer deste projeto, foram levantadas algumas informações técnicas e financeiras a respeito do uso da energia fotovoltaica para alimentação de um sistema de iluminação e tomadas do setor industrial. A partir da fatura de energia elétrica do estabelecimento, dimensionamos um sistema de geração fotovoltaico dividido em On Grid e Híbrido, com intuito de manter uma alimentação energética diretamente para as cargas, e uma segunda alimentação com um banco de baterias para servir de backup caso ocorro algum sinistro, afinal, as consequências geradas por interrupções no fornecimento de energia vão dos prejuízos materiais com quedas enormes de produtividade à perda de informações vitais. A partir do dimensionamento do sistema, foi possível calcular a geração de energia, economia mensal e retorno do investimento para analisarmos a viabilidade do projeto.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Eficiência energética na iluminação pública da cidade de santo André: estudo de caso na troca de lâmpadas convencionais por led
    (2022-12-15) Poppe, Gabriel; Amorim, Aleph; Ferreira, Danilo; Almeida, Gullit; Gimenez Jr, Osvaldo
    A iluminação pública em nosso país equivale a 2,8% do consumo total de energia elétrica. Com o avanço tecnológico e da população, cada vez mais os órgãos governamentais e até a própria sociedade, vem sendo cobrados para um maior interesse quanto a redução do consumo de energia elétrica. Com isso se fez necessário a criação de projetos que consigam alcançar os objetivos, o que pode-se chamar de projetos de eficiência energética, alguns exemplos como o PEE (Programa de Eficiência Energética) e o PROCEL RELUZ, foram criados e têm alcançado, grandes resultados no consumo de energia elétrica no setor de iluminação pública. A principal característica deste projeto, é a troca das antigas luminárias, que consumiam grande potência, pela tecnologia LED, onde consegue-se alcançar os mesmos resultados de iluminação, consumindo uma potência bem menor. Com esse fundamento, realizou-se este trabalho com uma pesquisa de campo, para demonstrar como é feito este trabalho de eficiência energética na iluminação pública, com o retrofit das luminárias e com um estudo de redução do consumo de energia.