A psicopatologia infantil na perspectiva de profissionais da área do desenvolvimento na primeira infância.

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Data

2019

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Alves, Kamilla Hermínio

Orientador

Romanha, Rosane

Coorientador

Resumo

Research in the area of child psychopathology has made efforts to make it more accessible knowledge about the disorders and psychopathological symptoms throughout the child development. This study sought to understand the perspective of early childhood development professionals on child psychopathology. As to the method, the research has adopted a qualitative approach, using as data collection technique a semi-structured interview. The data were analyzed by the content analysis technique. Six professionals related to child development were surveyed, these being mental, physical and/or educational areas. Through the collected data, participants report on the identification of signs and symptoms before a diagnosis of child psychopathology, what are the means to the elaboration a diagnosis, the procedures given to the child and finally, their perception of child psychopathology. It was possible to verify that although professionals present different understandings of childhood mental disorders, there is a need to know the functioning of children, in order to distinguish between signs and symptoms arising from family and social issues, and child development itself.
A investigação na área da psicopatologia infantil tem feitos esforços a fim de tornar mais acessível o conhecimento quanto aos distúrbios e sintomatologia psicopatológica ao longo do desenvolvimento infantil. Este estudo buscou compreender a perspectiva dos profissionais da área do desenvolvimento na primeira infância, sobre a psicopatologia infantil. Quanto ao método, a pesquisa assumiu abordagem qualitativa, utilizando-se, como técnica de coleta de dados uma entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados através da técnica de Análise de Conteúdo. Foram inquiridos seis profissionais ligados à área do desenvolvimento infantil, sendo essas áreas mental, física e/ou educacional. Através dos dados coletados, os participantes relatam sobre a identificação de sinais e sintomas ante a um diagnóstico de psicopatologia infantil, quais os meios para a elaboração de um diagnóstico, os tratamentos dispensados à criança e por fim, a sua percepção sobre a psicopatologia infantil. Foi possível constatar que embora os profissionais apresentem compreensões diferentes quanto aos transtornos mentais infantis, existe a necessidade de se conhecer o funcionamento da criança, a fim de fazer uma distinção entre sinais e sintomas decorrentes de questões familiares e sociais, e do próprio desenvolvimento infantil.

Palavras-chave

Psicopatologia infantil, Compreensão, Desenvolvimento

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