Terapia cognitivo-comportamental em grupo infantil de manejo de ansiedade: análise de resultados na redução dos sintomas de estresse
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Data
2017
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Benedet, Débora Motta
Orientador
Almeida, Maria Paula Pereira Matos de
Coorientador
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar a eficácia de um atendimento psicológico realizado com um grupo infantil de manejo de ansiedade, na redução dos sintomas de estresse. O grupo foi desenvolvido com sete crianças entre sete e oito anos de idade, atendidas na clínica escola de Psicologia na Universidade do Sul de Santa Catarina, no período que compreendeu de março a junho de 2017. Tratou-se de uma pesquisa quali-quantitativa, de cunho documental, realizada através da coleta de dados produzidos pelo grupo foco de estudo, onde constavam entrevistas realizadas com os pais, atividades desenvolvidas no grupo, bem como, a aplicação da Escala de Estresse Infantil (ESI) aplicada no início e término de grupo. Todo o material coletado foi analisado através da técnica de análise de conteúdo. O trabalho com o grupo se mostrou efetivo no controle de estresse infantil, através de técnicas da terapia cognitivo comportamental. Dois participantes apresentaram sintomas significativos de estresse, e os resultados indicaram uma melhora significativa na redução de estresse em um deles, que apresentou sintomas psicológicos com componente depressivo antes do início do processo terapêutico. Esta evolução pôde ser observada na descrição das atividades ao longo do trabalho, como também, na ESI.
Palavras-chave
Estresse, Infância, Terapia cognitivo-comportamental, Estratégias de enfrentamento