Terapia cognitivo-comportamental em grupo infantil de manejo de ansiedade: análise de resultados na redução dos sintomas de estresse

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso embargado

Editora

Autores

Benedet, Débora Motta

Orientador

Almeida, Maria Paula Pereira Matos de

Coorientador

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar a eficácia de um atendimento psicológico realizado com um grupo infantil de manejo de ansiedade, na redução dos sintomas de estresse. O grupo foi desenvolvido com sete crianças entre sete e oito anos de idade, atendidas na clínica escola de Psicologia na Universidade do Sul de Santa Catarina, no período que compreendeu de março a junho de 2017. Tratou-se de uma pesquisa quali-quantitativa, de cunho documental, realizada através da coleta de dados produzidos pelo grupo foco de estudo, onde constavam entrevistas realizadas com os pais, atividades desenvolvidas no grupo, bem como, a aplicação da Escala de Estresse Infantil (ESI) aplicada no início e término de grupo. Todo o material coletado foi analisado através da técnica de análise de conteúdo. O trabalho com o grupo se mostrou efetivo no controle de estresse infantil, através de técnicas da terapia cognitivo comportamental. Dois participantes apresentaram sintomas significativos de estresse, e os resultados indicaram uma melhora significativa na redução de estresse em um deles, que apresentou sintomas psicológicos com componente depressivo antes do início do processo terapêutico. Esta evolução pôde ser observada na descrição das atividades ao longo do trabalho, como também, na ESI.

Palavras-chave

Estresse, Infância, Terapia cognitivo-comportamental, Estratégias de enfrentamento

Citação

Coleções