A propaganda de medicamentos e seus efeitos colaterais
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Data
2009
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Silveira, Ramon José
Orientador
Eluan Junior, Elizio Jorge
Coorientador
Resumo
As propagandas de medicamento sempre trouxeram uma mensagem de persuasão, iludindo o consumidor com um texto focado na dor. Neste trabalho estudou-se a propaganda de medicamento, abordando sua história, a linguagem publicitária nas mensagens e as estratégias, que neste trabalho focamos no apelo à autoridade, uma característica muito comum. O trabalho analisou a campanha do Mirador, que usou o apelo autoridade para passar sua mensagem. A transformação do medicamento em produto colaborou para o processo de medicalização da sociedade, onde a automedicação é uma herança cultural, passada de pai para filho. Muito é feito para regulamentar as ações de marketing dos laboratórios, porém os grandes detentores das patentes dos medicamentos investem mais emmarketing, do que em pesquisas de novos fármacos e usam diferentes ferramentas para persuadir a sociedade já que controlam o mercado de medicamentos. A criação de mitos para criar uma imagem para o medicamento transforma remédios em marcas e conceitos com ferramentas, como o slogan, que fazem o paciente não questionar-se na hora da dor, e muitas vezes não procuram médicos e muito menos informações sobre o medicamento tomado sem responsabilidade
Palavras-chave
Comunicação social, Propaganda, Medicamentos, Marketing